Contador Esmael Machado é o Novo Coordenador do PVCC - Programa de Voluntariado da Classe Contábil em MS

Doutor em Controladoria e Contabilidade, o Contador Esmael Almeida Machado atua como docente, pesquisador e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Ponta Porã; Conselheiro Suplente do CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do MS representando a região de Ponta Porã; Membro suplente da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC/MS, e, agora, assumiu o cargo de Coordenador do PVCC – Programa de Voluntariado da Classe Contábil no Estado de Mato Grosso do Sul.

No dia 26/06/18, ele participou da Reunião da Comissão Gestora Nacional do PVCC com os coordenadores dos demais estados, realizada, no Plenário do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília/DF, coordenada pelo Coordenador Nacional, Contador Elias Dib Caddah Neto para apresentação do Programa aos novos membros e para definição do Plano de Trabalho para os próximos anos.

O PVCC – Programa de Voluntariado da Classe Contábil foi criado, pelo conselho Federal de Contabilidade, com a finalidade de sensibilizar os Profissionais da Contabilidade sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Por meio de 04 subprogramas, a Classe Contábil disponibiliza seus conhecimentos, em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados de todas as atividades voluntárias empreendidas pelos Profissionais Contábeis. São eles:

Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais – Tem por objetivo estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização de Observatórios Sociais (OSs) nos seus municípios. Os OSs são organizações instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal.

Educação Financeira – É voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas  ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso – Visa sensibilizar e capacitar os profissionais para atuarem junto a seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a fim de obter adesão aos programas de incentivos fiscais que regulam as doações aos fundos municipais de proteção à criança e adolescente, bem como aos fundos municipais de proteção aos idosos, daqueles que têm imposto de renda devido em suas declarações. Também, auxiliar as Entidades a elaborarem projetos adequados para se habilitarem a receber recursos dos potenciais doadores, valendo-se dos benefícios fiscais.

Ações locais de Voluntariado – Visa recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da Contabilidade, desde ações realizadas individualmente, como ações coordenadas regionalmente.

Os profissionais que desejarem participar ou quiserem maiores informações sobre o PVCC podem entrar em contato com ele através do E-mail: el_machado_ms@terra.com.br. Também podem acessar diretamente o Site do PVCC: http://voluntariadocontabil.cfc.org.br/

O Coordenador do PVCC em MS, Esmael Machado, juntamente com integrantes da comissão nacional e coordenadores dos estados. (Foto Arquivo CFC)

Imprensa – CRC/MS