CRC/MS Realizou a Festa do Conhecimento: o XVIII Encontro Estadual de Contabilidade do MS

29 de outubro de 2018

 

 

Com o lema “A Contabilidade Como Instrumento de Transparência”, o evento aconteceu  nos dias 19 e 20/10/18, no Auditório do SEBRAE/MS, em Campo Grande/MS e, além do evento principal foram realizados, simultaneamente, o XXVI Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis do MS, 2º Workshop de Contabilidade da Microrregião de Campo Grande, 3º Simpósio de Gestão Tributária do MS, 3º Fórum de Peritos Contábeis do MS, 2º Encontro do Projeto Jovem Lideranças Contábeis do MS, Solenidade de Entrega de Carteiras  e  Exposição de Trabalhos Científicos em Formato Banner.

 

 

Foram oferecidas mais de 20 horas de capacitação contínua para os 177 participantes dos 286 que se inscreveram, entre Profissionais da Contabilidade e Acadêmicos de Ciências Contábeis e arrecadados, aproximadamente 145kg de alimentos, doados a entidade de Campo Grande, AFRANGEL/Lar dos Sonhos Positivos.

Compuseram a Mesa de Autoridades a Presidente do CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do MS, Iara Sônia Marchioretto, que emocionada afirmou: “….Pela primeira vez, reunimos entidades como o Ministério do Trabalho, Receita Federal, SESI, Caixa Econômica e FGTS em um só espaço, e que de forma integrada,  mostraram aos participantes, a importância do e-Social e a sua dinâmica de funcionamento integrada e os impactos para os empresários, colaboradores e profissionais da área. As demandas dos profissionais, em termos de capacitação foram integralmente atendidas…”.

Agradeceu as entidades parceiras, aos palestrantes, aos professores, coordenadores de curso pelo apoio, aos profissionais que participaram, aos colaboradores dedicados, à mídia, e aos conselheiros do CRCMS que fizeram com que o evento fosse um sucesso não só de público, como de qualidade. E, também, às caravanas de alunos das Instituições de Ensino que se fizeram presentes “…que são parceiras das nossas capacitações, por que o futuro da profissão contábil, depende da boa formação e do estímulo à participação, só assim vamos crescer e mostrar para a sociedade a importância da nossa profissão e a diferença entre estar ou não, atualizado”.

O Coordenador Adjunto da Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC – Conselho Federal de Contabilidade e Ex-Presidente do CRC/MS, Carlos Rubens de Oliveira que em seu pronunciamento frisou a importante e produtiva parceria entre a Receita Federal e a Classe Contábil e elogiou a escolha do tema por ser uma das metas e englobar o perfil de atuação do Conselho Federal de Contabilidade e sobre o destaque que a profissão ocupa e que aumenta a responsabilidade dos profissionais.

O Delegado da Receita Federal em Campo Grande, Edson Ishikawa, que falou sobre o as atividades da Receita e trouxe uma novidade “… vou apontar algo que vocês não conhecem sobre a Receita Federal, a uma nova filosofia de trabalho que considera a devolução de qualquer tipo de receita que esteja com a Receita Federal e que seja do contribuinte”.

O Vice-Presidente do SESCON/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no MS, João Sebastião da Silva que enfatizou as atividades do órgão “…a bandeira maior do SESCON/MS é a representatividade de seus associados…mas também tentamos amenizar  as nossas dificuldades no exercício de nossa profissão… atuando junto aos órgãos  junto aos órgãos públicos para facilitar o trabalho realizado”.

 

O Auditor Fiscal do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, João Paulo Machado  que frisou a importância da realização e das parcerias “…essa parceria entre o Ministério do Trabalho, Receita, Caixa e todos os órgãos participantes com o Conselho ajuda demais na difusão do conhecimento e na melhoria dos trabalhos tanto dos Profissionais da Contabilidade quanto para o Estado que é quem recebe essas informações….repercutindo em favor do Estado, do Profissional Contábil, do trabalhador, enfim, de toda a sociedade…”.

E, ainda o Delegado do CRC/MS na cidade de Três Lagoas, Técnico em Contabilidade Sebastião Pereira Belchior que afirmou “…precisamos mostrar para a sociedade que a profissão contábil não é um mal necessário, que é muito importante para a sociedade e para o País”. E o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UNIGRAN – Capital e Conselheiro Suplente do CRC/MS, Contador Hugo David Santana, representando as IES – Instituições de Ensino Superior que parabenizou o CRC/MS pela realização do evento por ser “……um momento importante para difundir e melhorar a profissão contábil pois temos que nos preocupar sempre com a educação continuada…estamos na luta para melhorar a Profissão contábil. É uma oportunidade ímpar pra nos reciclarmos em relação ao conhecimento…”.

 

Participaram da realização também: o Conselheiro Efetivo do CRC/MS  e Ex-Delegado do CRC/MS na cidade de Três Lagoas, João Batista Belchior; o Delegado Adjunto da Receita Federal em Campo Grande, Henry Tamashiro de Oliveira; o Conselheiro Suplente do CRC/MS e Tesoureiro da FAEMS –  Federação Empresarial de Mato Grosso do Sul, João Julio Arashiro;  o Coordenador do PVCC/MS – Programa de Voluntariado da Classe Contábil no MS, Presidente da ADUEMS – Associação dos Docentes da Universidade Estadual de MS, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UEMS e Conselheiro Suplente do CRC/MS, Prof. Esmael Almeida Machado e a representante do CRC/MS no Observatório Social de Campo Grande,  Maria Alves Granjeiro.

 

Também a Vice-Presidente de Administração do CRC/MS, Maria Leny Adania de Sylos; a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional, Tânia Regina dos Santos Machado. Os Conselheiros Efetivos: Alcyr Moreira Fernandes; Edvan Bonetti; Adão Dias de Oliveira; Orlando Martins de Lima; Eloir Trindade Vasques Vieira; Lochaine Evelin Rodrigues. E os Conselheiros Suplentes: Emerson Rodrigues Frias; Carlos Augusto Farias; Mestre e Doutor José Aparecido Moura Aranha e Catarina Aparecida Butinhol. Bem como a Diretora Executiva do CRC/MS, Selma Cristina de Oliveira Silva.

O evento contou com o apoio do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, SESCON/MS, CGU – Controladoria Geral da União, Caixa Econômica Federal, MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, SESI, SEBRAE/MS, Receita Federal do Brasil e Universidade Anhanguera UNIDERP/UNIDEIAS. Ofereceu na programação o Workshop “e-Social em 4 Frentes – FGTS, RFB, MTE, SESI” com 04 importantes palestras abordando a função de cada um dos entes partícipes: o Auditor Fiscal Moacir Vieira Cardoso pela Receita Federal; o  Auditor Fiscal do Trabalho João Paulo Machado pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, o Coordenador da Rede Executiva do FGTS Gerson Juliano de Arruda  pela Caixa Econômica Federal e a Advogada Karine Inácio Pinto pelo SESI para demonstrar, principalmente, a questão de eventos de saúde em segurança no trabalho.

 

A Oficina “Perícia Contábil” comandada pelo Perito Contador Judicial Mário Ney Corrêa Anastácio que tentou mostrar aos participantes que “a perícia tem evoluído a cada dia. Nós trabalhamos sempre com um passo atrás daquilo que estão fazendo de errado por aí, então, a gente trabalha no sentido de nos aprimorar e tentar acompanhar a evolução. Nós usamos muito a tecnologia, nossa ferramenta de trabalho é a tecnologia. Então, a cada dia temos que estar buscando novos conhecimentos. A novidade mesmo é sempre buscar conhecimento não tem outra coisa”.

 

As Palestras “Legislação Societária x Tributária x Convergência, e o Papel do Contador no Planejamento Tributário” proferida pelo Contador, Economista, Auditor Independente Liviel Floresta que entre os tópicos abordados falou aos profissionais sobre a interligação entre os temas e “…sobre o papel dos Contadores dentro do contexto do planejamento tributário das empresas e das pessoas físicas que obrigatoriamente têm que fazer a cada ano prestação de contas ao Fisco”.

 

 “Aprendendo a Aprender” com a Prof Me Drª Elizabeth de Oliveira Vendramin; “Accountting Coach – A Fórmula Mágica do Sucesso” com o Personal & Profissional Coaching  Fabiano Pimentel; “Auditoria Contábil um Instrumento de Transparência e de Controle Social” com o Auditor Independente, Perito Contábil Odácio Pereira Moreira que falou sobre 04 setores da economia buscando mostrar que “…a auditoria não é so aquele bicho que vem pra entregar alguém, mas, ela também é uma ferramenta de controle. Se você souber utilizar a auditoria a seu favor ela vai enriquecer muito os processos de gestão das entidades”.

Também as Palestras “Auditorcidadão.com” ministrada pela Auditora e Perita Contábil Josenilda Ribeiro da Silva e “Contabilidade: Uma Profissão Fascinante” com a Contadora; Auditora e Coaching Financeiro Danielle C. M. Rigotti finalizando com o Painel “Ser Contador é…” mediado pela Conselheira Lochaine Evelin Rodrigues Melo e tendo como Painelistas os Contadores e Empresários Contábeis Maycon Bispo Cardoso e Thiago Pinheiro Né. Profissionais, Professores, Palestrantes e acadêmicos elogiaram a realização:

“Estou adorando o evento. Eu tenho comigo que, sempre, quando a gente adquire conhecimento, cresce profissionalmente. Então, esse evento está sendo muito importante para todos os profissionais que estão participando…” Contador Emilio Dias de Oliveira Neto

Muito interessante pra gente que é da área se atualizar, principalmente, sobre o eSocial. É muito importante”. Contadora Michele Luana Fruhling

“É um evento muito importante para disseminar informações para a classe contábil e pra valorizar nossa profissão. Estou no 3º ano de Ciências Contábeis e vai agregar muito pra minha carreira” . Acadêmico João Rubens Otero Belchior

“O evento tem uma importância fundamental para os Profissionais da Contabilidade porque como nós trabalhamos com várias legislações e mudanças permanentes a cada dia e, hoje, também com as mudanças dentro do contexto digital, esse processo de educação continuada, de treinamento tem que fazer parte do dia a dia do profissional porque caso contrário fica pra trás”. Contador Liviel Floresta

“…O evento está enriquecendo muito a cultura desses profissionais que participam…traz temas que não se vê em salas de aulas, coisa práticas…isso não se acha em cadeira de faculdade, dificilmente você vai localizar isso em cursos…”. Contador Odácio Pereira Moreira

 

 “Estou gostando muito desse evento, dos palestrantes, aprendendo, me atualizando pra poder fazer um serviço melhor na parte da contabilidade e também no departamento pessoal que é onde entra o eSocial”. Técnico em Contabilidade Aripe Junior Lopes de Moura Schiavi

 

“ Muito bom, as temáticas propostas estão muito boas, estão muito atuais. E é importante que o acadêmico já possa perceber isso também nessa participação desse encontro”. Prof. Sérgio Almir Wachter – Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados

“Adorei! Para a parte trabalhista foi muito bom. Eu já havia participado de vários cursos mais ainda não tinha conseguido os esclarecimentos que precisava e aqui eu encontrei. Vou participar de todos os próximos que o CRC/MS realizar”.  Eliane Franco

Para a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/MS, Contadora Tânia Regina dos Santos Machado “…os objetivos da educação profissional continuada foram atingidos e espero que tenhamos conseguido incentivar os contadores a continuar a procurar novos conhecimentos sempre e, esperamos que possam colaborar para os próximos eventos participando da avaliação que é feita através do sistema”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRC/MS