Curso de Mestrado em Ciências Contábeis da UFMS Titula seus Primeiros Mestres

Profa. Dra. Rosenery Loureiro Lourenço, Profa. Dra. Mayra Batista Bitencourt Fagundes, Mestre Leão Maldonado, Prof. Dr. Emanoel Marcos Lima, Prof. Dr. Ricardo Senna, Profa. Dra. Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Profa. Dra. Elisabeth de Oliveira Vendramin e Prof. Dr. Luiz Miguel Renda dos Santos.

Foram realizadas no mês de fevereiro, as três primeiras defesas de dissertações do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis ofertado pela UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Para o Prof. Dr. Luiz Miguel Renda dos Santos, a data é um marco para o Estado do Mato Grosso do Sul, tendo em vista que o Curso de Graduação em Ciências Contábeis foi implantado na ESAN/UFMS em 2014, o mestrado em Contabilidade no Brasil existe desde 1970 e apenas em outubro de 2016, o estado teve o Curso de Mestrado recomendado pela CAPES para funcionamento.

A dissertação defendida em 21/02 por Leão Maldonado, teve o título “Desafios e oportunidades das compras governamentais de alimentação escolar da agricultura familiar sob a lente da teoria da estruturação” e orientação do Prof. Dr. Luiz Miguel Renda dos Santos. Sua banca contou com a participação da Profª Dra. Rosenery Loureiro Lourenço (UEMS), Prof. Dr. Ricardo Senna (UFMS e Representante do Governo do Estado do MS) e das professoras da ESAN/UFMS Profª Drª Mayra Batista Bitencourt Fagundes e Profª Drª Elisabeth de Oliveira Vendramin.

E, no dia 27/02, foram defendidas duas dissertações sob orientação da Profª Drª Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo. Natália Fernandes Silveira defendeu dissertação intitulada “Princípios Globais de Contabilidade Gerencial: a construção da confiança em uma gestão de Instituição Federal de Ensino Superior”. Sua banca foi composta pelo Prof. Dr. Wenner Glaucio Lopes Lucena (UFPB), Profª Drª Patrícia Villa da Costa Vaz (Governo do Estado do Paraná) e Profª Drª Simone Bernardes Voese (UFPR).

Rosilei de Fatima Martins de Souza Fonseca defendeu a dissertação intitulada “Efeito mediador das proxies de controle gerencial na relação características do empreendedor e desempenho organizacional”. Sua banca foi composta pelo Prof. Dr. Gilberto José Miranda (UFU) e Profª Drª Rosamaria Cox Moura Leite Padgett (ESAN/UFMS).

Os estudos, além de respaldados por rigor científico objetivam contribuir com reflexões para a solução de problemas e o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e do Brasil, diz o Prof. Dr. Luiz Miguel Renda dos Santos e a equipe de Professores do PPGCC – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis reconhece e agradece ao CRCMS e a todos as pessoas e instituições participantes que se empenharam para que fosse possível a abertura e consolidação dos cursos de Graduação e Mestrado em Ciências Contábeis na ESAN/UFMS.

Para o Conselho Regional de Contabilidade do MS, ver titulados os primeiros mestres em Ciências Contábeis pela UFMS é motivo de satisfação e orgulho, pois, foi árdua a luta da entidade para a implantação do Curso de Ciências Contábeis e, posteriormente, do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis, em atendimento a antigas reivindicações da Classe Contábil.

A instituição abraçou e lutou, desenvolvendo uma série de ações, pela implantação, na UFMS, dos Curso de Graduação e Mestrado em Ciências Contábeis visando atender às solicitações de cidadãos campo-grandenses que sonhavam ingressar no curso superior de Ciências Contábeis, e que não possuíam condições para cursar uma universidade particular; e proporcionar a milhares de jovens o acesso à pesquisa e extensão e a uma das profissões mais demandada no Brasil e uma das melhores remuneradas.

Profa. Dra. Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e Mestra Rosilei de Fatima Martins de Souza Fonseca.

Profa. Dra. Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo e Mestra Natália Fernandes Silveira.