Editorial “Contabilidade Eleitoral – Uma Oportunidade de Trabalho e Também Uma Grande Responsabilidade”

Desde que foi instituída a prestação de contas, pela Justiça Eleitoral, o Conselho Federal de Contabilidade vem desenvolvendo trabalho destinado à qualificação dos Profissionais da Contabilidade, com a finalidade de propiciar à sociedade brasileira o devido acompanhamento do processo.

Neste ano, também, além da capacitação dos profissionais lançou o livro digital “Contabilidade Eleitoral: Da Teoria à Prática” – um e-Book que traz esclarecimentos sobre as principais alterações na legislação para as Eleições 2018.

E, visando colaborar com o desenvolvimento profissional dos profissionais sul-mato-grossenses que estão ou estarão atuando com a contabilidade eleitoral, nós, do CRC/MS estamos disponibilizando, gratuitamente, a obra em nosso site: www.crcms.org.br. Clique aqui e acesse o livro.

Nós temos acompanhado, atentamente, as movimentações no cenário político estadual e nacional, não somente porque a arrecadação de recursos e a realização de gastos eleitorais devem ser acompanhadas por profissional habilitado em contabilidade desde o início da campanha, o qual realiza os registros contábeis pertinentes e auxilia o candidato e o partido na elaboração da prestação de contas, observando as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Mas, também porque a Contabilidade Eleitoral, além de abrir um nicho de mercado na profissão, de ser uma excelente oportunidade de trabalho para os profissionais, é uma grande responsabilidade. Os profissionais da Contabilidade deixaram de ser coadjuvantes e tornaram-se fundamentais, não só para as empresas em que atuam, mas também para a sociedade. E a categoria entrou, definitivamente, no trâmite eleitoral brasileiro. Toda prestação de contas de candidatos, comitês financeiros e partidos políticos exige, obrigatoriamente, a assinatura de um profissional da área.

E, na campanha política, não é somente apor a assinatura na prestação de contas, o Profissional Contábil deve estar presente em todas as situações que envolvam o candidato, para que a mesma não seja prejudicada pois, na maioria das vezes, ele não está familiarizado com os procedimentos. Esse acompanhamento deve ser dar desde a abertura da conta corrente para a campanha. O profissional é corresponsável na missão dada pelo TRE de garantir um pleito transparente e sem erros que possa dar subsídios suficientes para o julgamento das contas de campanha.

A participação do Profissional da Contabilidade no processo eleitoral foi requerida para que as campanhas tenham mais transparência e lisura, e que a fiscalização da prestação de contas eleitorais torne-se ainda mais efetiva.  Ele assume um papel extremamente importante, pois atua no controle rigoroso dos gastos, na redução dos custos das campanhas eleitorais, no emprego adequado dos recursos arrecadados pelos candidatos, bem como no gerenciamento das receitas e despesas na prestação de contas exigida pela legislação vigente.

Diante da importância e responsabilidade do Profissional da Contabilidade, o CRC/MS está preparando um Seminário Estadual voltado ao assunto, abordando desde o registro de candidaturas através do Sistema CANDex até a prestação de contas eleitorais. Proporcionando ao Profissional da Contabilidade participante do processo eleitoral, maior clareza e segurança. Contaremos com a participação de dois membros da Comissão de Prestação de Contas – Campanhas Eleitorais do CFC, tendo data prevista para 03/08/2018 no Tribunal Regional Eleitoral em Campo Grande MS e as inscrições serão disponibilizadas no site do CRC/MS.

Saudações!

Contadora Iara Sonia Marchioretto