Editorial: Trabalho, Superação e Realizações – Marcas da Gestão 2018-2019
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

Artigo

 

 

Por Iara Sonia Marchioretto

 

 

 

 

 

 

 

Estamos iniciando 2019, o segundo ano da Gestão 2018-2019, o primeiro – 2018 – foi um ano de quebra de paradigma, conquistas e realizações. Vencemos o desafio de ser a primeira mulher a ocupar a Presidência do Regional e como prometemos, com muita responsabilidade, realizamos uma administração pautada no incentivo ao trabalho e confiança no desempenho da equipe contando com o apoio dos Colaboradores do Regional, da Comissão da Mulher Contabilista de MS para a qual nomeamos novas integrantes, da Comissão de Jovem Lideranças Contábeis; do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – PVCC/MS, dos Vice-Presidentes, Conselheiros do Plenário, dos Delegados e de cada um dos Profissionais da Contabilidade, participando dos eventos e dando sua parcela de contribuição.

 

Começamos o ano com uma excelente notícia, na Pesquisa de Satisfação dos Profissionais da Contabilidade 2017 realizada, semestralmente, pelo Conselho Federal de Contabilidade, para avaliar como os Profissionais Contábeis se sentem em relação aos CRCs, o CRCMS alcançou o 3º lugar no Brasil, no Ranking da satisfação dos profissionais. O que foi motivo de muito orgulho, pois é o resultado do trabalho da equipe.

 

E objetivando assegurar a prestação de serviços de qualidade; aperfeiçoar os controles internos e implementar a gestão de risco aos processos e procedimentos de trabalho, garantindo sua eficácia e melhoria no desempenho das atividades do Regional criamos a Comissão de governança; renovamos a frota da fiscalização; efetuamos melhorias no parque de informática e oportunizamos capacitação dos colaboradores do CRCMS em licitações, normas contábeis, fiscalização, entre outros.

 

Para garantir um atendimento eficaz, eficiente e efetivo à classe contábil, proporcionando mais conforto e comodidade aceleramos os procedimentos para aquisição da nova sede do CRC que está em andamento e deve concluída no próximo ano.

 

Centramos esforços na implementação das ações de Educação Profissional Continuada, para  isso firmamos novas parcerias e novos convênios em benefício do profissional contábil. Realizamos o “Seminário de Delegados do CRC/MS 2018”, o “II Encontro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do MS”, oXV Fórum da Mulher Contabilista de MS” e o “V Encontro Reuniu Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis de MS”. Também, em parceria com o SECON/MS levamos cursos e treinamentos a vários municípios e com a JUCEMS Capacitações Sobre o Registro Digital.

 

Visando fortalecer a imagem institucional do CRCMS e em busca de subsídios para o desenvolvimento do trabalho, participamos de eventos regionais e nacionais.  Estivemos participando do “Seminário de Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs” promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade que definiu os rumos da entidade e construiu a nova missão institucional, visão e valores que conduzirão as ações e projetos do Sistema CFC/CRCs para os próximos 10 anos.

 

Participamos, também da Reunião dos Presidentes das Regiões Norte e Centro Oeste para eleição do novo Coordenador do Grupo para o biênio 2018/19 e, fomos eleitas Coordenadora Adjunta do grupo que tem como Coordenadora a Presidente do CRC/PA, Contadora Ticiane Lima dos Santos. E, marcamos presença na abertura de Evento da ESCOEX-TCE/MS.

 

Também cumprimos a meta de Educação Profissional Continuada em relação aos Processos Físicos. O prazo para Profissionais da Contabilidade, que precisam comprovar participação na Educação Profissional Continuada do CFC –  Conselho Federal de Contabilidade, entregar o relatório das atividades realizadas em 2017 era até 31/01 e todos os processos físicos relatados cumpriram as metas de Educação Profissional Continuada nos termos da NGB PG 12 (R3).

 

Objetivando ampliar o atendimento aos Profissionais de Contabilidade ofertando, gratuitamente, possibilidades de capacitação profissional e de Educação Profissional Continuada, nosso Plenário aprovou a isenção de taxa de inscrição nos eventos durante todo o exercício de 2018.

 

Com o objetivo de manter estável o processo de arrecadação das anuidades, e, dessa forma, proporcionar suporte necessário para que a Administração tivesse condições de atuar na valorização e defesa do profissional e da Profissão Contábil, desenvolvemos a Campanha “RegCont” – Fique em Dia com o CRC/MS! uma Campanha de recuperação de créditos, promovendo ações que permitiu aos Profissionais da Contabilidade, quitarem seus débitos com até 60% de desconto.

 

Com e lema “Profissionalismo, Excelência, Inovação. Essencialmente indispensável!”, realizamos, em abril, a “Campanha Dia do Profissional da Contabilidade” em comemoração ao “Dia do Profissional da Contabilidade”, de 16/04 a 29/04, com Veiculação da Mensagem em Outdoors e Painéis de Led em vários pontos da cidade, banners no Site do CRCMS e  na página do Conselho no Facebook. E, de 25/04 a 25/05, a “Campanha de Doação de Sangue dos Profissionais da Contabilidade 2018”.

 

Apoiamos e participamos do 1º Congresso de Contabilidade de Três Lagoas e Região de 02 a 04/05 na UFMS – Campus Três Lagoas e do “1º Seminário Estadual sobre a Prestação de Contas das Fundações Privadas ao Ministério Público”, no dia 04/05, na Famasul, em Campo Grande.

 

Para colaborar com a Educação Profissional Continuada dos Peritos Contábeis e de todos os Profissionais da Contabilidade, realizamos em parceria com o TCE/MS – Tribunal de Contas de MS/ESCOEX – Escola Superior de Controle Externo, o “XXI Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público” e, em parceria com a UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e ESAN – Escola de Administração e Negócios o “III Workshop de Pesquisas em Contabilidade e Controladoria da UFMS”.

 

Em relação ao Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a partir desse ano, graças à parceria do CRCMS com o TCE/MS – Tribunal de Contas de MS levamos o evento para dentro do Tribunal, de forma que ele ganhou ainda mais força e maior importância e muitas outras realizações poderão ser desenvolvidas, direcionadas para os profissionais desta área.

 

 

Sendo a Contabilidade Eleitoral – uma oportunidade de trabalho e também uma grande responsabilidade do Profissional da Contabilidade, o CRCMS realizou no dia 03/08, o “II Encontro Sul-Mato-Grossense de Contas Eleitorais” com apoio do CFC – Conselho Federal de Contabilidade e em parceria com o TRE/MS – Tribunal Regional Eleitoral e com o SESCON/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias Informações e Pesquisas no MS.

 

Tivemos a honra de receber o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade em nosso Estado durante o “1º Seminário Estadual de Controle Social: Transparência e Probidade Pública”, realizado no dia 07/08, que marcou o lançamento da Campanha “Abraçando o Controle Social” realizada em parceria com o CFC, OAB/MS e com o Observatório Social de Campo Grande.

 

Realizamos, no dia 17/08, o “XVII Encontro Estadual de Contabilidade do Agronegócio do Mato Grosso do Sul” contando com o apoio do CFC, SESCON/MS, FAMASUL, UCDB, OCB/MS e SICREDI. Apoiamos e participamos do “Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas”, realizado de 03 a 06/09, em Bonito/MS.

 

Em outubro, realizamos o “XVIII Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul e XXVI Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis do Mato Grosso do Sul”, com o tema “A Contabilidade Como Instrumento de Transparência”, nos dias 19 e 20, no Auditório do SEBRAE/MS, em Campo Grande/MS. Simultaneamente, realizamos o 2º Workshop de Contabilidade da Microrregião de Campo Grande, 3º Simpósio de Gestão Tributária do MS, 3º Fórum de Peritos Contábeis do MS, 2º Encontro do Projeto Jovem Lideranças Contábeis do MS e Exposição de Trabalhos Científicos em Formato Banner.

 

Tendo em vista a extrema importância do eSocial para os Profissionais de Contabilidade, durante o evento oferecemos o Workshop “e-Social em 4 Frentes” realizado no dia 19/10, que, ofereceu 04 grandes palestras abordando a função de cada um dos entes partícipes: Receita Federal; MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, FGTS/Caixa Econômica Federal e SESI dentro do eSocial.

 

E, em parceria com o SESCON/MS desenvolvemos, nos meses de novembro e dezembro, o Curso “eSocial EFD REINF  DCTFWeb  –  Pontos Específicos” em Campo Grande e em quase todos os municípios do Estado.

 

Ainda, visando o fortalecimento institucional e das ações do Regional, participamos da última reunião de presidentes, diretores e assessores jurídicos dos Conselhos Regionais do Norte e Centro-Oeste, grupo no qual ocupamos a Diretoria Adjunta, nos dias  04 e 05/10, em Cuiabá. E, também, de Reuniões com autoridades locais e regionais em prol da Classe Contábil e das Organizações Contábeis.

 

Participamos, também, de 23 a 26/10, no CFC, de Treinamento sobre o Sistema de Fiscalização Eletrônica direcionado a todos os Chefes de fiscalização e fiscais do Sistema CFC/CRCs. E, no dia 23/11, do “Seminário de Vice-Presidentes de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs” realizados com o objetivo de melhorar, ainda mais, a qualidade da fiscalização brasileira para que se alcance uma uniformidade dos procedimentos em todo o Sistema CFC/CRCs alinhando procedimentos e estratégias de trabalho integrado para 2019.

 

E, encerramos o exercício participando, no dia 04/12, da última reunião de trabalho de 2018 dos Presidentes do Sistema CFC/CRCs, na sede do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, para balanço das atividades desenvolvidas no exercício. Para divulgar a importância do registro profissional, realizamos diversas Solenidades de Entrega de Carteiras de Identificação Profissional.

 

Com foco na Educação Profissional Continuada fechamos o ano com chave de ouro, firmamos uma parceria com o CRCSP que disponibiliza para os Profissionais da Contabilidade, que necessitam cumprir pontos no programa de Educação Profissional Continuada em atendimento à  NBC PG12, a fim de auxiliar o alcance das metas, possibilitar qualificação facilitada e atualização profissional o acesso a uma plataforma de Educação à Distância – EAD. Esta plataforma oferece, gratuitamente, conteúdo específicos de qualificação e atualização com Certificado de aproveitamento onde podem escolher o conteúdo que atenda às suas necessidades e realizar seus estudos.

 

2018 foi um ano de trabalho e realizações em que através de parcerias com instituições que promovem capacitação e educação profissional continuada, pudemos oferecer atividades diversas que proporcionaram atualização e aquisição do conhecimento, ofertando 121 horas de treinamentos em Eventos, Cursos, Palestras, Mesas Redondas, Seminários e Treinamentos com inscrição gratuita ou com valores diferenciados que alcançaram 3.305 participantes.

 

E, é assim que temos certeza que será 2019, a continuação desta parceria fundamental para o êxito da nossa Administração: o apoio e auxílio dos Conselheiros que compõem o Plenário do Regional, Delegados, Colaboradores e da participação ativa da Classe Contábil. Desta forma prosseguiremos firme trabalhando pelo coletivo, buscando promover a Educação Profissional Continuada e o aperfeiçoamento profissional da Classe Contábil de Mato Grosso do Sul.

 

 

 

 

 

A Autora: Contadora e Professora, a Drª Iara Sônia Marchioretto é Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – CRCMS. É Graduada em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade Financeira e Auditoria, Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial e Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste.