Educação Profissional Continuada - Passo a Passo para Prestação de Contas 2018 ao PEPC

O Conselho Regional de Contabilidade do MS –  CRCMS lembra, aos Profissionais da Contabilidade, obrigados ao Programada de Educação Profissional Continuada do CFC, que precisam efetuar a prestação de contas ao PEPC das atividades realizadas em 2018 até o dia 31/01/2019 para comprovar o cumprimento dos 40 pontos exigidos.

Para prestar conta de forma digital deverão acessar o sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade através do endereço: http://epc.cfc.org.br/ , que permitirá o envio do relatório de atividades ao CRCMS.

Segue, abaixo, um passo a passo para facilitar o processo:

* Para acessar o sistema EPC clique no link: https://epc.cfc.org.br

* Ao acessar o link o sistema apresentará a tela de login. Nessa tela será necessário inserir o seu CPF e a sua senha de acesso.  A senha é a mesma utilizada para outros sistemas como Decore e COAF.

* Caso você tenha esquecido a senha poderá clicar no link “esqueci minha senha” e o sistema  enviará uma nova senha para o email registrado em seu cadastro. Em seguida volte a tela inicial, preencha os dados de CPF e senha e clique em “Acessar”. O botão “certificado” permitirá a utilização de certificação digital. O uso do certificado digital não é obrigatório para prosseguir.

* Ao acessar o sistema você visualizará a tela inicial. Nessa tela será possível verificar o seu nome localizado no canto superior direito.

* No menu localizado ao lado esquerdo da tela, você visualizará as seguintes tarefas: “Minhas Atividades” e “Prestação de Contas”.

* Clicando em “Minhas Atividades” será possível visualizar os submenus para cadastro das atividades realizadas durante o exercício de 2018, como docência, orientação e banca, comissões técnicas, cursos no exterior, produção intelectual e cursos de pós-graduação.

* Para cadastrar uma atividade você clicará no menu correspondente a sua atividade. Ao abrir a tela, clique no botão “Adicionar”.

Em seguida você deverá preencher o formulário e adicionar os comprovantes de participação.

Favor conferir atentamente as informações preenchidas.

Após a conferência clique no botão “salvar”.

Você deverá repetir essa ação para todas as atividades a serem inseridas.

Após salvar, o sistema apresentará uma mensagem indicando que o registro foi salvo com sucesso. Assim, você poderá verificar a inclusão da atividade na tabela constante da tela.

Mesmo após salvar as informações, você poderá editar, excluir e visualizar as informações preenchidas.

Em seguida clique no botão enviar e confirme a operação.

* Após o preenchimento de todas as atividades realizadas você poderá clicar no menu “Prestação de contas”.

Observe que o sistema apresenta uma tela contendo o exercício da prestação de contas e a situação de sua prestação de contas (iniciado)

* Você deverá selecionar o registro e clicar no botão “Visualizar” localizado no menu ao lado direito da tela.

Em seguida o sistema apresenta uma tela com duas abas. A primeira aba apresenta os seus dados pessoais e a segunda aba apresenta os dados da sua prestação de contas, ou seja, as atividades realizadas e cadastradas por você.

Cabe um destaque especial para as atividades realizadas por capacitadoras credenciadas. Essas atividades serão preenchidas pela própria capacitadora, com prazo até 15 de janeiro de 2019, não havendo a possibilidade de inclusão dessas atividades via sistema.

Pedimos que você acompanhe o processo de prestação de contas de suas atividades e comunique ao CFC e ao CRC de seu estado se, até 15 de janeiro, as suas atividades não estiverem disponibilizadas em seu formulário.

* Em seguida volte para a aba “Dados Pessoais” e informe a sua função exercida.

* Após o preenchimento de todas as atividades você deverá clicar no botão “Enviar” localizado ao lado direito da tela.

* Ao clicar no botão “Enviar” será necessário marcar o “Termo de Aceite” e confirmar a operação.

Você visualizará uma mensagem de que sua prestação de contas foi enviada com sucesso.

Agora você poderá acompanhar o processo de análise de sua prestação de contas.

* Contatos: Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional – Departamento de Educação Continuada e Exame de Qualificação Técnica – DECEQT
Telefones: (61) 3314-9629 / 3314-9640 /3314-9403
E-mail: sistemaepc@cfc.org.br