
O CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do MS convida a Classe Contábil e demais interessados para a Palestra “Expediente Prático do INPAS (IFR4NPO) como Releitura Normativa da NBC ITG 2002 (R1): Perspectivas para Organizações Religiosas e Entidades sem Fins Lucrativos”.
Será realizada no dia 16/06/26, terça-feira, com início às 14h(MS), online, através da Plataforma Microsoft Teams, através do Projeto “CRCMS em Movimento – Ciclo de Palestras”.
As inscrições são gratuitas e, devem ser feitas, com antecedência, através do link: https://www1.cfc.org.br/evento?K4K. Será fornecido Certificado de Participação.
O palestrante será o Contador, Professor e Mestre Ismael Barreto – Consultor Contábil, Professor Universitário Efetivo na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Doutorando em Ciências Contábeis e Administração, Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental, Bacharel em Ciências Contábeis e Bacharel em Teologia.
O conteúdo programático abrangerá os tópicos:
- Contextualização do Terceiro Setor e do Mercado Religioso no Brasil – Panorama do crescimento das organizações religiosas e das entidades sem fins lucrativos, bem como sua relevância social, econômica e institucional.
- Análise da NBC ITG 2002 (R1) – Estrutura da norma brasileira aplicável às entidades sem finalidade de lucros, seus principais dispositivos e limitações diante das demandas contemporâneas de transparência e prestação de contas.
- Apresentação da Iniciativa IFR4NPO e do INPAS – Origem, objetivos e estrutura da orientação internacional desenvolvida por organismos como CIPFA e Humentum, voltada à melhoria da qualidade da informação contábil no terceiro setor.
- Comparação Normativa: ITG 2002 (R1) × INPAS – Discussão de aspectos relevantes como reconhecimento contábil de doações e subvenções, segregação de recursos com e sem restrição, evidenciação contábil, notas explicativas e demonstrações financeiras.
- Expediente Prático e Perspectivas para o Brasil – Propostas de releitura normativa e possíveis avanços para o fortalecimento da governança, da transparência e da confiabilidade das informações contábeis nas organizações religiosas e demais entidades sem fins lucrativos.
Mais informações no CRCMS, www.crcms.org.br ou Fone: (67) 3326-0750, Ramais: 7012 ou 7021.
Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS

