Registro

 

Relação de Documentos para Profissionais

  • REGISTRO DEFINITIVO – CONTADOR/TÉCNICO EM CONTABILIDADE

    BEM-VINDO À PROFISSÃO CONTÁBIL! Parabéns, sabemos que a jornada para chegar até aqui não foi nada fácil e o CRCMS será seu parceiro no restante da jornada a partir de agora.

    Você poderá contar com diversos benefícios para o desenvolvimento da sua carreira profissional, como os cursos online oferecidos gratuitamente através da parceria do CRCMS com o CRCSP.

    Para que possamos abrir esse processo e oficializarmos essa união, precisaremos que você envie os documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br.

    Lembrando que é preciso o Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência para aqueles que concluíram o curso de Ciências Contábeis após 14/06/2010.

    Se a documentação estiver correta, seu registro será aprovado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e a comunicação sobre a aprovação será enviada no seu e-mail cadastrado.


    A APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DEVERÁ SER NA FORMA ORIGINAL OU EM VERSÃO DIGITALIZADA, COLORIDA E EM PDF

    1. Requerimento preenchido e assinado à caneta, com foto 3×4 colada ( A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco)

    2. Diploma original devidamente assinado e registrado no órgão competente, frente e verso;

    • O profissional que requerer o Registro Originário, sem a posse do diploma, deverá apresentar o histórico escolar e a certidão/declaração do estabelecimento de ensino.
    • A certidão/declaração do estabelecimento deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, o nome do curso concluído e a data em que ocorreu a colação de grau.

    3. Precisaremos também dos seguintes documentos:

    • Cédula identidade ou CNH (neste caso precisaremos também da Certidão de Nascimento)
    • Certificado de reservista (sexo masculino e idade inferior a 46 anos)
    • CPF – Cartão de contribuinte de pessoa física/MF
    • Certidão de Casamento
    • Comprovante de endereço residencial recente em nome do Requerente

    4. Comprovante de recolhimento da taxa de registro, da Anuidade e da taxa da Carteira de Identidade Profissional, caso requerida no formato físico;

    5. Termo de Cientificação.

    6. Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência, para aqueles que concluíram o curso de Bacharel em Ciências Contábeis após 14/06/2010.

  • ALTERAÇÃO DE CATEGORIA

    Parabéns por ter concluído seu curso de Ciências Contábeis e por estar alterando sua categoria junto ao CRCMS, ampliando assim o rol das atividades contábeis que poderá exercer! Para que possamos abrir esse processo, precisaremos que você envie os documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que para a alteração ser aprovada, você não poderá ter débitos vencidos no CRC. Se a documentação estiver correta, seu registro será alterado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.


     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE CATEGORIA

    1. Requerimento preenchido e assinado, com foto 3×4 colada ou uma foto digitalizada (A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco);

    2. Diploma original devidamente registrado no órgão competente;

    • O profissional que requerer o Registro Originário, sem a posse do diploma, deverá apresentar o histórico escolar e a certidão/declaração do estabelecimento de ensino.
    • A certidão/declaração do estabelecimento deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, o nome do curso concluído e a data em que ocorreu a colação de grau.

    3. Comprovante de recolhimento da taxa de Alteração de Categoria e da Carteira Identidade Profissional; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br);

    4. Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência para aqueles que concluíram o Curso de Ciências Contábeis após 14/06/2010;

    5. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;

    6. Documento de Identificação (frente e verso no mesmo arquivo);

    A Carteira de Identidade Profissional física na nova categoria poderá ser requerida somente após a aprovação do processo de Alteração.

  • RESTABELECIMENTO DE REGISTRO

    Que bom, você está retornando ao seu Conselho! Seja bem-vindo à profissão por você escolhida!

    Para retornar, segue abaixo a relação dos documentos necessários, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que para restabelecer o registro, você não poderá ter débitos vencidos no CRC.

    Se a documentação estiver correta, seu registro será restabelecido em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.


     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER RESTABELECIMENTO DE REGISTRO

    1. Requerimento preenchido e assinado, com foto 3×4 colada ou uma foto digitalizada (A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco);

    2. Comprovante de pagamento da taxa de restabelecimento de registro e da Anuidade; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br)

    3. Comprovante de endereço residencial recente em nome do profissional;

    4. Documento de identidade (frente e verso no mesmo arquivo)

    5. Termo de Cientificação.

    A Carteira de Identidade Profissional digital ou física poderá ser requerida somente após a aprovação do processo de Restabelecimento.

  • REGISTRO TRANSFERIDO

    Bem-vindo ao CRCMS! Estamos à disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance.

    Para abrir esse processo, segue abaixo a relação dos documentos necessários, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que você não poderá ter nenhum débito vencido no CRC de origem.

    Se a documentação estiver correta, seu registro será transferido em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.


    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER REGISTRO DEFINITIVO TRANSFERIDO

    1. Requerimento preenchido e assinado, com foto 3×4 colada ou uma foto digitalizada (A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco);

    2. Comprovante de recolhimento da taxa de transferência; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br);

    3. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;

    4. Documento de Identidade (frente e verso no mesmo arquivo);

    4. Termo de Cientificação.

  • ALTERAÇÃO DE NOME OU NACIONALIDADE

    Que bom que lembrou-se de que a alteração de nome ou nacionalidade precisa ser feita também junto ao CRCMS!

    Lembrando que para a alteração ser aprovada, você não poderá ter débitos vencidos no CRC.

    Para que possamos abrir esse processo, segue abaixo a relação dos documentos, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Se a documentação estiver correta, seu registro será alterado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.


     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER ALTERAÇÃO DE NOME OU NACIONALIDADE

    1. Requerimento padrão preenchido e assinado, com foto 3×4 colada ou uma foto digitalizada (A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco);

    2. Certidão de Casamento (divórcio ou separação judicial), Certificado de Nacionalidade ou certidão de nascimento averbada, conforme a situação;

    3. Comprovante de pagamento da taxa de alteração de nome e da Carteira Identidade Profissional; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br);

    4. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;

    5. Documento de Identidade (frente e verso no mesmo arquivo).

  • BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL

    Olá! Lamentamos que tenha se decidido em baixar seu registro profissional. Lembrando que, com o registro ativo, você tem diversos benefícios para o desenvolvimento da sua carreira profissional, como a educação continuada com diversos cursos online.

    ATENÇÃO! Se você participa do quadro societário de algum escritório de contabilidade, precisará, primeiramente, fazer a alteração contratual retirando-se da sociedade e dar entrada no processo de Alteração de Registro Cadastral no CRCMS.

    Se ainda pretende realmente nos deixar, mesmo que temporariamente, precisaremos do envio dos documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br para podermos abrir seu processo de Baixa de Registro Profissional. Lembrando que esse processo pode durar 90 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.

    Quando voltar a exercer as atividades contábeis, deverá restabelecer seu registro, sem a necessidade do Exame de Suficiência, uma vez que o Exame é necessário somente para aqueles que irão solicitar o 1º. Registro.


     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL

    1. Requerimento padrão preenchido, datado e assinado, contendo o motivo que originou a solicitação de baixa de registro;

    2. . Documento que comprove a interrupção ou cessação das atividades na área contábil (de acordo com o motivo que for assinalado no preenchimento do Requerimento);

    3. Documento de Identidade (frente e verso no mesmo arquivo);

  • CANCELAMENTO POR FALECIMENTO

    O CRCMS lamenta pela perda irreparável e se solidariza com familiares e amigos.

    Para que possamos cancelar o registro profissional por falecimento, e assim evitarmos que sejam lançadas cobranças de novas anuidades, necessitamos apenas a Certidão de Óbito seja encaminhada para o e-mail: registro@crcms.org.br

Relação de Documentos para Escritório Sociedade (PJ)

  • REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU – FILIAL

    Parabéns pela iniciativa de empreender na área contábil! Seja bem-vindo para registrar uma entidade jurídica (empresa, sociedade, organização, etc). Desejamos sucesso e estamos à disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance.

    A partir da aprovação do cadastro de seu escritório, você terá 02 (dois) números de registro no CRCMS, um do seu registro como profissional e outro do seu escritório.

    ATENÇÃO! Gostaríamos de avisá-lo de que, caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.

    Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.

    A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do seu Conselho.

    Somente será concedido o registro do escritório, se todos os sócios estiverem em situação regular com o CRC.

    Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo de Registro Cadastral do seu escritório, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.


     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE/EMPRESÁRIO/SLU – FILIAL

    1. Requerimento preenchido e assinado;

    2. Envio dos seguintes documentos:

    • Ato Constitutivo, bem como suas alterações, ou contrato consolidado, devidamente registrados no Cartório ou JUCEMS;
    • Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada dos sócios que não são profissionais da contabilidade;

    3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;

    4. Termo de Compromisso de Responsabilidade Técnica (para aqueles que não incluíram essa cláusula no Contrato Social e não possuem contrato de trabalho ou de prestação de serviço)

    5. Comprovante de recolhimento da taxa de registro cadastral e anuidade; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br)

     

  • RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU

    Olá! Que bom que ao alterar seu contrato social, lembrou-se de averbá-lo também junto ao seu Conselho de Contabilidade. É sempre bom manter o seu cadastro atualizado, segue abaixo a relação dos documentos que precisaremos para o processo.

    ATENÇÃO! Gostaríamos de lembrá-lo ainda de que caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.

    Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.

    A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do CRCMS.

    Somente será concedida alteração do registro cadastral da Organização, se os sócios ou titulares estiverem regulares perante o CRC. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.

    Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.


     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE/EMPRESÁRIO/SLU

    1. Requerimento preenchido e assinado;

    2. Alterações ou o Contrato Consolidado, devidamente registrados no Cartório ou JUCEMS;

    3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;

    4. Comprovante de recolhimento da taxa; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br )

    5. Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada, mas somente dos sócios que não são profissionais da contabilidade;

    6. Termo de Compromisso de Responsabilidade Técnica (para aqueles que não incluíram essa cláusula no Contrato Social e não possuem contrato de trabalho ou de prestação de serviço).

  • ALTERAÇÃO OU TRANSFERÊNCIA REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU

    Olá! Que bom que ao alterar seu contrato social, lembrou-se de averbá-lo também junto ao seu Conselho de Contabilidade. É sempre bom manter o seu cadastro atualizado, segue abaixo a relação dos documentos que precisaremos para o processo.

    ATENÇÃO! Gostaríamos de lembrá-lo ainda de que caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.

    Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.

    A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do CRCMS.

    Somente será concedida alteração do registro cadastral da Organização, se os sócios ou titulares estiverem regulares perante o CRC. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.

    Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.


     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ALTERAÇÃO OU TRANSFERÊNCIA REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU

    1. Requerimento preenchido e assinado;

    2. Alterações ou o Contrato Consolidado, devidamente registrados no Cartório ou JUCEMS;

    3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;

    4. Comprovante de recolhimento da taxa; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br )

    5. Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada, mas somente dos sócios que não são profissionais da contabilidade;

    6. Termo de Compromisso de Responsabilidade Técnica (para aqueles que não incluíram essa cláusula no Contrato Social e não possuem contrato de trabalho ou de prestação de serviço).
  • BAIXA OU CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU

    Olá! Lamentamos que tenha sido necessário baixar/cancelar o cadastro de sua organização contábil. Desejamos sucesso em sua nova jornada profissional.

    Segue abaixo a relação dos documentos necessários para que possamos abrir o processo de Baixa de Registro Cadastral. Se a documentação estiver correta, o processo será julgado em aproximadamente 90 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.

    Lembramos que, caso o escritório possua débitos junto ao CRCMS, isso não impedirá a aprovação do processo, no entanto, a dívida permanecerá e deverá ser regularizada junto ao Setor de Cobrança deste Conselho.

    Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.


     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA BAIXA OU CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU

    1. Requerimento padrão devidamente preenchido e assinado;

    2. Alteração contratual com a retirada do objeto contábil, ou o Distrato Social, devidamente registrados na JUCEMS

    3. CNPJ sem a atividade contábil ou CNPJ baixado