Registro
Relação de Documentos para Profissionais
REGISTRO DEFINITIVO – CONTADOR/TÉCNICO EM CONTABILIDADE
BEM-VINDO À PROFISSÃO CONTÁBIL! Parabéns, sabemos que a jornada para chegar até aqui não foi nada fácil e o CRCMS será seu parceiro no restante da jornada a partir de agora.
Você poderá contar com diversos benefícios para o desenvolvimento da sua carreira profissional, como os cursos online oferecidos gratuitamente através da parceria do CRCMS com o CRCSP.
Para que possamos abrir esse processo e oficializarmos essa união, precisaremos que você envie os documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br.
Lembrando que é preciso o Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência para aqueles que concluíram o curso de Ciências Contábeis após 14/06/2010.
Se a documentação estiver correta, seu registro será aprovado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e a comunicação sobre a aprovação será enviada no seu e-mail cadastrado.
1. Requerimento preenchido e assinado com foto 3×4 colada ( A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco)
2. Diploma original devidamente assinado e registrado no órgão competente, frente e verso;
- Atenção! A opção de fazer o registro sem diploma é válida somente para os Bacharéis em Ciências Contábeis.
- O profissional que requerer o Registro Originário, sem a posse do diploma, deverá apresentar os originais do histórico escolar e da certidão/declaração do estabelecimento de ensino.
- A certidão/declaração do estabelecimento deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, com aprovação. A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. Caso a Certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item.
3. Precisaremos também dos seguintes documentos:
- Cédula identidade ou CNH (neste caso precisaremos também da Certidão de Nascimento)
- Certificado de reservista (sexo masculino e idade inferior a 46 anos)
- CPF – Cartão de contribuinte de pessoa física/MF
- Certidão de Casamento
- Comprovante de endereço residencial recente em nome do Requerente
ALTERAÇÃO DE CATEGORIA
Parabéns por ter concluído seu curso de Ciências Contábeis e por estar alterando sua categoria junto ao CRCMS, ampliando assim o rol das atividades contábeis que poderá exercer! Para que possamos abrir esse processo, precisaremos que você envie os documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que para a alteração ser aprovada, você não poderá ter débitos vencidos no CRC. Se a documentação estiver correta, seu registro será alterado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE CATEGORIA
1. Requerimento preenchido e assinado com foto 3×4 colada
- A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco;
2. Diploma original devidamente registrado no órgão competente;
- O profissional que requerer alteração de categoria, sem a posse do diploma, deverá apresentar os originais do histórico escolar e da certidão/declaração do estabelecimento de ensino.
- A certidão/declaração do estabelecimento deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, com aprovação. A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. Caso a Certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item.
3. Comprovante de recolhimento da taxa de Alteração de Categoria e da Carteira Identidade Profissional; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br )
4. Certificado de Aprovação no Exame de Suficiência para aqueles que concluíram o Curso de Ciências Contábeis após 14/06/2010
5. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;
6. Documento de Identificação (frente e verso no mesmo arquivo);
A Carteira de Identidade Profissional física na nova categoria poderá ser requerida somente após a aprovação do processo de Alteração.
RESTABELECIMENTO DE REGISTRO
Que bom, você está retornando ao seu Conselho! Seja bem-vindo à profissão por você escolhida!
Para retornar, segue abaixo a relação dos documentos necessários, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que para restabelecer o registro, você não poderá ter débitos vencidos no CRC.
Se a documentação estiver correta, seu registro será restabelecido em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER RESTABELECIMENTO DE REGISTRO
1. Requerimento preenchido e assinado com foto 3×4 colada
- A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco;
2. Comprovante de pagamento da taxa de restabelecimento de registro e da Anuidade; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br)
3. Comprovante de endereço residencial recente em nome do profissional;
4. Documento de identificação (frente e verso no mesmo arquivo)
A Carteira de Identidade Profissional digital ou física poderá ser requerida somente após a aprovação do processo de Restabelecimento.
REGISTRO TRANSFERIDO
Bem-vindo ao CRCMS! Estamos à disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance.
Para abrir esse processo, segue abaixo a relação dos documentos necessários, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que você não poderá ter nenhum débito vencido no CRC de origem.
Se a documentação estiver correta, seu registro será transferido em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER REGISTRO DEFINITIVO TRANSFERIDO
1. Requerimento preenchido e assinado com foto 3×4 colada
- A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco;
2. Comprovante de recolhimento da taxa de transferência; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br);
3. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;
ALTERAÇÃO DE NOME OU NACIONALIDADE
Que bom que lembrou-se de que a alteração de nome ou nacionalidade precisa ser feita também junto ao CRCMS!
Lembrando que para a alteração ser aprovada, você não poderá ter débitos vencidos no CRC.
Para que possamos abrir esse processo, segue abaixo a relação dos documentos, os quais precisaremos que você envie para o e-mail registro@crcms.org.br. Se a documentação estiver correta, seu registro será alterado em aproximadamente 05 (cinco) dias úteis e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER ALTERAÇÃO DE NOME OU NACIONALIDADE
1. Requerimento padrão preenchido e assinado com foto 3x4 colada;
- A foto precisa ser atual em tamanho 3×4 de frente, colorida e com o fundo branco;
2. Certidão de Casamento (divórcio ou separação judicial), Certificado de Nacionalidade ou certidão de nascimento averbada;
3. Comprovante de pagamento da taxa de alteração de nome e da Carteira Identidade Profissional; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br);
4. Comprovante de endereço residencial recente em nome do(a) Profissional;
5. Documento de Identificação (frente e verso no mesmo arquivo).BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL
Olá! Lamentamos que tenha se decidido em baixar seu registro profissional. Lembrando que, com o registro ativo, você tem diversos benefícios para o desenvolvimento da sua carreira profissional, como a educação continuada com diversos cursos online.
ATENÇÃO! Se você participa do quadro societário de algum escritório de contabilidade, precisará, primeiramente, fazer a alteração contratual retirando-se da sociedade e dar entrada no processo de Alteração de Registro Cadastral no CRCMS.
Se ainda pretende realmente nos deixar, mesmo que temporariamente, precisaremos do envio dos documentos abaixo para o e-mail registro@crcms.org.br para podermos abrir seu processo de Baixa de Registro Profissional. Lembrando que esse processo pode durar 90 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL
1. Requerimento padrão preenchido, datado e assinado, contendo o motivo que originou a solicitação de baixa de registro;
2. Documento que comprove a interrupção ou cessação das atividades na área contábil (cópia completa da Carteira de Trabalho, holerite ou Diário Oficial onde consta cargo/função ou a exoneração ou ainda documento de aposentadoria);
3. Documento de Identificação (frente e verso no mesmo arquivo);CANCELAMENTO POR FALECIMENTO
O CRCMS lamenta pela perda irreparável e se solidariza com familiares e amigos.
Para que possamos cancelar o registro profissional por falecimento, e assim evitarmos que sejam lançadas cobranças de novas anuidades, necessitamos apenas a Certidão de Óbito seja encaminhada para o e-mail: registro@crcms.org.br
Relação de Documentos para Escritório Sociedade (PJ)
REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU – FILIAL
Parabéns pela iniciativa de empreender na área contábil! Seja bem-vindo para registrar uma entidade jurídica (empresa, sociedade, organização, etc). Desejamos sucesso e estamos à disposição para auxiliar no que estiver ao nosso alcance.
A partir da aprovação do cadastro de seu escritório, você terá 02 (dois) números de registro no CRCMS, um do seu registro como profissional e outro do seu escritório.
ATENÇÃO! Gostaríamos de avisá-lo de que, caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.
Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.
A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do seu Conselho.
Somente será concedido o registro do escritório, se todos os sócios estiverem em situação regular com o CRC.
Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo de Registro Cadastral do seu escritório, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE/EMPRESÁRIO/SLU – FILIAL
1. Requerimento padrão preenchido, datado e assinado;
2. Envio dos seguintes documentos:
- Contrato Social e alterações, ou contrato consolidado, devidamente registrado no Cartório ou JUCEMS;
- Requerimento de empresário, bem como de suas alterações, devidamente registrados no órgão competente, no caso de Organização Contábil Empresário Individual;
- Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada dos sócios que não são profissionais da contabilidade.
3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
4. Comprovante de recolhimento da taxa de registro cadastral e anuidade; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br)
RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
Olá! Que bom que ao alterar seu contrato social, lembrou-se de averbá-lo também junto ao seu Conselho de Contabilidade. É sempre bom manter o seu cadastro atualizado, segue abaixo a relação dos documentos que precisaremos para o processo.
ATENÇÃO! Gostaríamos de lembrá-lo ainda de que caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.
Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.
A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do CRCMS.
Somente será concedida alteração do registro cadastral da Organização, se os sócios ou titulares estiverem regulares perante o CRC. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA OBTER RESTABELECIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE/EMPRESÁRIO/SLU
1. Requerimento padrão preenchido e assinado;
2. Alterações ou o Contrato Consolidado, devidamente registrados no Cartório ou JUCEMS;
- Alterações do Requerimento de Empresário, devidamente registrados no órgão competente, no caso de Organização Contábil Empresário;
3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
4. Comprovante de recolhimento da taxa; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br )
5. Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada, mas somente dos sócios que não são profissionais da contabilidade.
ALTERAÇÃO OU TRANSFERÊNCIA REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
Olá! Que bom que ao alterar seu contrato social, lembrou-se de averbá-lo também junto ao seu Conselho de Contabilidade. É sempre bom manter o seu cadastro atualizado, segue abaixo a relação dos documentos que precisaremos para o processo.
ATENÇÃO! Gostaríamos de lembrá-lo ainda de que caso deseje empreender através de uma sociedade, ela poderá ser composta somente por profissionais da contabilidade; ou por profissionais da contabilidade com profissionais de outras profissões regulamentadas, desde que estejam registrados nos respectivos órgãos de fiscalização.
Neste último caso, o profissional da contabilidade deverá ter a maioria do capital social e, em ambos os casos acima citados, deverá constar a Cláusula que determina quem será o responsável técnico pelo objeto contábil da organização.
A minuta do seu Contrato deverá ser enviada no e-mail registro@crcms.org.br para fazermos uma breve análise antes de registrá-lo na JUCEMS ou no Cartório, assim, poderemos garantir que o contrato está de acordo com a legislação do CRCMS.
Somente será concedida alteração do registro cadastral da Organização, se os sócios ou titulares estiverem regulares perante o CRC. Lembrando que esse trâmite pode durar aproximadamente 40 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ALTERAÇÃO OU TRANSFERÊNCIA REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
1. Requerimento padrão preenchido e assinado;
2. Alterações ou o Contrato Consolidado, devidamente registrados no Cartório ou JUCEMS;
- Alterações do Requerimento de Empresário, devidamente registrados no órgão competente, no caso de Organização Contábil Empresário;
3. Comprovante de Inscrição Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;
4. Comprovante de recolhimento da taxa; (essa taxa precisa ser solicitada ao Setor de Registro do CRCMS pelo e-mail registro@crcms.org.br )
5. Cópias de documento de identidade oficial, comprovante de residência e comprovação de registro em conselho de profissão regulamentada, mas somente dos sócios que não são profissionais da contabilidade.
BAIXA OU CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
Olá! Lamentamos que tenha sido necessário baixar/cancelar o cadastro de sua organização contábil. Desejamos sucesso em sua nova jornada profissional.
Segue abaixo a relação dos documentos necessários para que possamos abrir o processo de Baixa de Registro Cadastral. Se a documentação estiver correta, o processo será julgado em aproximadamente 90 dias e você será comunicado através do e-mail cadastrado.
Lembramos que, caso o escritório possua débitos junto ao CRCMS, isso não impedirá a aprovação do processo, no entanto, a dívida permanecerá e deverá ser regularizada junto ao Setor de Cobrança deste Conselho.
Segue abaixo a relação dos documentos que necessitamos para abrir o processo, os quais deverão ser encaminhados para o e-mail registro@crcms.org.br.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA BAIXA OU CANCELAMENTO DE REGISTRO CADASTRAL – SOCIEDADE / EMPRESÁRIO / SLU
1. Requerimento padrão devidamente preenchido e assinado;
2. Alteração contratual com a retirada do objeto contábil, ou o Distrato Social, devidamente registrados na JUCEMS
3. CNPJ sem a atividade contábil ou CNPJ baixado