
Com o tema Reforma Tributária: Construir Pontes para Avanços Verdadeiros, o “XXII Encontro Estadual de Contabilidade do Agronegócio do Mato Grosso do Sul” vai discutir os impactos da Reforma Tributária no agronegócio brasileiro, com foco nos desafios da transição para o novo sistema e refletir sobre a importância da cidadania rural como elemento de fortalecimento social e econômico no campo, destacando como a gestão tributária adequada pode contribuir para a sustentabilidade, competitividade e valorização do agronegócio brasileiro.
O CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural convidam os Profissionais da Contabilidade, Presidentes de Sindicatos Rurais, Empresários Rurais, Acadêmicos de Ciências Contábeis, Profissionais Liberais e demais interessados para o evento que será realizado no dia 17/09/25, das 18h às 22h(MS), em formato Híbrido – presencial, no Auditório do Sistema FAMASUL – Rua Marcino dos Santos, 401, Bairro Cachoeira II, em Campo Grande/MS e on-line, com transmissão para todo o Estado através do canal do CRCMS no Youtube.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, com antecedência, através do link: https://www1.cfc.org.br/evento?DAH. Será fornecido Certificado de Participação e Contará pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Confira, abaixo, a programação:
- 18h – Credenciamento
- 18h30 – Abertura Oficial
- 19h às 20h30 – Painel “Desafios da Transição para o Agronegócio”
Vai discutir os impactos da Reforma Tributária no agronegócio brasileiro, com foco nos desafios da transição para o novo sistema. Oferecendo aos participantes uma compreensão ampla das mudanças propostas, tanto sob a ótica econômica quanto sob a ótica contábil, destacando os riscos, oportunidades e estratégias de adaptação necessárias para produtores, empresas e Profissionais da Contabilidade que atuam no setor.
Os painelistas serão Renato Conchon – Coordenador do Núcleo Econômico da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Pamela Fiuza Werlang – Coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Agronegócio do CRCRS – Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.
Renato Conchon – Graduado em Ciências Econômicas, Pós-Graduado MBA em Administração de Empresas, Pós-Graduado MBA em Finanças e Mestrando em Law and Economics é Coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) onde coordena uma equipe multidisciplinar que acompanha e atua no âmbito legislativo e executivo em temas como; política agrícola, política fiscal, política monetária, tributação, infraestrutura e logística, que envolvem o agronegócio e a economia nacional. E, também, é representante do Ministério da Economia no Conselho Consultivo sobre Administração Tributária e Aduaneira, e, representa o setor produtivo junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Pamela Fiuza Werlang: Contadora, especialista Graduada em Controladoria e Gestão Tributária, Especialista em Agronegócio, Sócia e Diretora da CONTAB – Contabilidade e Fundadora e Professora da Escola Gestores Agro é Coordenadora da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor do Agronegócio do CRCRS – Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.
- 20h30 às 22h – Painel “Cidadania Rural e Gestão Tributária no Agronegócio”
Vai abordar a importância da cidadania rural como elemento de fortalecimento social e econômico no campo, destacando como a gestão tributária adequada pode contribuir para a sustentabilidade, competitividade e valorização do agronegócio brasileiro. O painel visa integrar aspectos sociais, de direitos e deveres do produtor rural, com práticas contábeis e tributárias eficientes que assegurem conformidade e promovam desenvolvimento. Destacando os temas:
* Benefícios Previdenciários – Terá como Painelista Alberto Rangel – Supervisor de equipe fiscal da Previdência Social
* Fiscalizações, LCDPR e ITR – O Painelista será um Auditor Fiscal da Delegacia da Receita Federal do Brasil de Campo Grande/MS
* Emissão da NF-e Obrigatoriedade e Oportunidade para a Transição da Reforma Tributária – Painelista Flávio César Mendes de Oliveira – Secretário de Estado de Fazenda do Mato Grosso do Sul
A mediação dos painéis será feita pelo Coordenador do Núcleo Econômico da CNA – Renato Conchon.
O evento é uma realização conjunta: CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com o apoio da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Receita Federal do Brasil – DRF/CGE/MS e SEFAZ-MS – Secretaria de Estado de Fazenda.
Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS