
Será fornecido Certificado de Participação e contará pontos para o PEPC – Programa de Educação Profissional Continuada do CFC.
Se você é Profissional da Contabilidade – Contador(a), Auditor(a), Perito(a) e/ou Consultor(a); ou tem outra profissão, mas atua ou deseja atuar com entidades sem fins lucrativos; Gestor(a), Presidente(a) ou Técnico(a) de Entidades do 3º Setor; Acadêmico(a) de Ciências Contábeis ou tem interesse na área está convidado(a) a participar.
Com o tema “Transparência e Responsabilidade: A Contabilidade como Pilar da Sustentabilidade no Terceiro Setor”, o Conselho Regional de Contabilidade do MS – CRCMS realizará o evento, online – via Plataforma Microsoft Teams, no dia 18/06/25, das 8h às 12h, horário de Mato Grosso do Sul.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do link: https://www1.cfc.org.br/evento?QMW. Será fornecido Certificado de Participação e contará pontos para o PEPC – Programa de Educação Profissional Continuada do CFC.
Objetivando promover a discussão e o intercâmbio de experiências sobre a contabilidade das entidades sem fins lucrativos – terceiro setor; atualizar e capacitar os Profissionais da Contabilidade que atendem estas entidades sobre as normas e práticas contábeis aplicáveis; fornecer orientações sobre a elaboração de prestações de contas transparentes e eficazes para a sociedade; capacitar as participantes com habilidades e conhecimentos necessários para avançar em suas carreiras; além de promover a troca de experiências e o networking oferecerá na programação duas grandes palestras:
* 8h15 às 10h – Palestra “Controle Patrimonial: Desvendando a NBC TG 27 para o Terceiro Setor”
Será proferida pelo Contador Andrey Ricardo Lima de Oliveira – Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças, Pós-graduado em Perícias Judiciais, Práticas Atuarias com ênfase Docência e Mestre em Administração/Gestão Contemporânea.
Abordará de forma prática e didática os principais aspectos da NBC TG 27, demonstrando como aplicá-la no controle patrimonial das entidades do terceiro setor. Tais como:
- Reconhecimento, mensuração e depreciação de ativos.
- Controle de bens intangíveis e doações.
- Elaboração de demonstrações contábeis transparentes e confiáveis.
* 10h10 às 11h50 – Palestra “Transparência nos Processos de Gestão do Terceiro Setor”
Será ministrada pela Contadora, Advogada e Escritora Renata Aparecida de Lima – Graduada em Ciências Contábeis e em Direito, Pós-graduada em Perícia Contábil, e em Direito Tributário, Mestre em Direito nas Relações Econômicas e Sociais. Palestrante em Direito Tributário, Administrativo e Civil relacionados ao Terceiro Setor. Autora dos livros “Imunidade Tributária para o Terceiro Setor”; “Imunidade Tributária das Contribuições para o Terceiro Setor” e a “Lei 13.019/14 – O Marco Regulatório das OSCs”.
Abordará a essencialidade da transparência nos processos de gestão:
- Conceito, evolução e benefícios como pilar da boa governança;
- Os pilares da abertura, clareza, responsabilidade, integridade e participação;
- Métodos práticos para implementação – desde o mapeamento de processos até o uso de tecnologias e a criação de canais de feedback englobando os desafios comuns e as melhores práticas observadas em organizações bem-sucedidas;
- Análise dos impactos positivos da transparência no fortalecimento da confiança, eficiência, redução de riscos e,
- Engajamento dos stakeholders, contribuindo para um ambiente organizacional mais ético e sustentável.
Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS