Editorial: Importância das Reuniões de Presidentes do Sistema CFC/CRCs – Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

 

 

Pronunciamento da Presidente do CRCMS

 

 

Antes de falarmos sobre a importância das Reuniões, é preciso lembrar que o Sistema CFC/CRCs é composto pelo Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade.

 

Criados pelo Decreto-Lei nº 9.295, de 27/05/1946, têm por finalidade orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da Profissão Contábil no Brasil, assegurando a qualidade do trabalho prestado pelos Profissionais da Contabilidade. Sendo a fiscalização do exercício da profissão realizada por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional.

 

As Reuniões Nacionais de Presidentes do Sistema CFC/CRCs são promovidas pelo CFC e acontecem, no mínimo, duas vezes por ano com a participação do Presidente do CFC, de Vice-Presidentes e de todos os Presidentes de CRCs.

 

No início de cada exercício, o CFC divulga o calendário anual com as datas, locais e horários das reuniões e, no decorrer do ano estas datas podem ser alteradas, se necessário, pelo Plenário do CFC. São realizadas, normalmente, na sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília/DF, mas em ocasiões especiais acontecem em outras localidades.

 

Por que é importante que os Presidentes de CRCs participem? Porque eles têm grande responsabilidade na gestão do Sistema frente aos trabalhos e atividades desenvolvidas pelo CFC em prol da Classe Contábil, atuam como gestores em seus Regionais.

 

As Reuniões de Presidentes do Sistema CFC/CRCs objetivam oportunizar aos gestores do CFC e CRCs examinar e discutir “assuntos de interesse comum, com vistas ao aprimoramento da operacionalidade institucional, à luz de princípios de orientação uniforme, que busca a manutenção da unidade de conduta”.

 

Durante as mesmas, é oportunizado aos Presidentes dos CRCs apresentarem os problemas de seus Regionais que são analisados e “resolvidos sob o enfoque da totalidade dos interesses e conveniências de todos os Conselhos na realização do ideal da unidade de ação e uniformidade de comportamento”.

 

As Reuniões de Presidentes do Sistema CFC/CRCs são importantes para o alinhamento das atividades e, também, para que, juntos, possam avançar nos assuntos de interesse da Classe Contábil.

 

 

 

 

                                      Contadora, Professora Drª Iara Sônia Marchioretto
Presidente do CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul