IBGE Comunica Início das Pesquisas Econômicas Anuais e Solicita a Colaboração dos Profissionais Contábeis

Empresas selecionadas poderão participar através de questionário eletrônico disponibilizado na Internet, no endereço: http://www.ibge.gov.br/questionarios.

O CRC/MS informa aos Profissionais Contábeis, Organizações Contábeis e Empresários Contábeis que teve início no dia 04/05/15 as pesquisas anuais que o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realiza na área de estatísticas econômicas, anualmente, para levantar informações estruturais sobre a atividade econômica brasileira em 2014. Estão sendo realizadas as seguintes pesquisas: Pesquisa Industrial Anual – PIA Empresa e PIA Produto, Pesquisa Anual da Indústria da Construção  – PAIC, Pesquisa Anual de Serviços  – PAS e Pesquisa Anual de Comércio – PAC.

Solicita, também, a colaboração de todos, cuja empresa tenha sido selecionada, para que participem da pesquisa, bem como, orientem seus clientes a participarem. A partir de um cadastro geral, o IBGE seleciona algumas empresas para responder às pesquisas, de acordo com a principal atividade econômica desenvolvida, segundo metodologias e critérios estatísticos.

O IBGE salienta que as informações prestadas são confidenciais  e usadas exclusivamente para fins estatísticos e também, que a prestação das informações tem caráter obrigatório, previsto na legislação.

As respostas são efetuadas em um questionário eletrônico disponibilizado na Internet, no endereço: http://www.ibge.gov.br/questionarios. Após o preenchimento e envio dos dados é gerado um recibo, que serve como comprovante às empresas informantes.

A PAC – Pesquisa Anual de Comércio  levanta informações referentes a pessoal ocupado, salários e retiradas, receitas, custos e despesas, entre outras, coletadas junto a mais de 80.000 empresas e tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista, varejista e dos representantes comerciais no País e suas transformações no tempo.

A PAIC – Pesquisa Anual da Indústria da Construção  levanta informações referentes a pessoal ocupado; salários e retiradas; custos e despesas; valor das incorporações, obras e serviços da construção executados; valor bruto da produção; consumo intermediário; valor adicionado; entre outras variáveis.

A PAS – Pesquisa Anual de Serviços levanta informações que permitem estimar as variáveis: receitas, pessoal ocupado, gastos com pessoal, custos e despesas, entre outras e, a PIA-Empresa – Pesquisa Industrial Anual de Empresa levanta informações econômicas e financeiras e a PIA-Produto referem-se aos valores de vendas e às quantidades produzidas e vendidas dos produtos e serviços industriais prestados.

Caso sua empresa tenha sido selecionada, as informações podem ser fornecidas em um questionário eletrônico disponibilizado na Internet, no endereço: http://www.ibge.gov.br/questionarios.

Imprensa – CRC/MS