Parceria entre o CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade de MS, Profissionais da Contabilidade, o Chiesa – Instituto de Estudos Jurídicos e a UCDB – Universidade Católica Dom Bosco abriu espaço para a Contabilidade na décima segunda edição do tradicional Congresso de Direito Tributário, Constitucional e Administrativo.
Realizado pelo Chiesa em parceria com a UCDB, o evento aconteceu nos dias 21 e 22/05/15, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e além dos temas tributários, ofereceu uma Mesa de Palestras especifica sobre “Contabilidade” no dia 21/05, das 8h30 às 12h30, no Auditório Germano de Barros.
Presidida pelo Contador, Doutor e Mestre Emanoel Marcos Lima, a Mesa de Palestras abordou os temas “Incentivos e Subvenções Governamentais – Aspectos Econômicos, Contábeis e Tributários” com palestra do Professor, Doutor Amaury José Rezende onde ele buscou “…discutir os programas de subvenções e incentivos governamentais que estão sendo concedidos às empresas do ponto de vista empírico pragmático, analisando os efeitos produzidos para a gestão e rentabilidade das empresas; analisar se realmente essas políticas de concessão de benefícios fiscais são eficazes do ponto de vista econômico e social, do ponto de vista do desenvolvimento das organizações e da geração de emprego e renda para a sociedade. Se de fato, não está sendo apenas um prêmio para uma empresa se locomover de uma região para outra…”
E a “Importância da Contabilidade para a Gestão e Planejamento Tributário” proferida pelo Professor, Doutor, Mauro Fernando Gallo que por ser um congresso na área jurídica, que pela primeira vez está entrando na parte contábil, procurou “…mostrar a importância dessa parceria na realização do planejamento tributário. Hoje, o advogado tributarista que trabalhar apenas pela área tributária vai ter um pequeno retorno, mas quando ele trabalhar junto com a área contábil terá um retorno imediato, seu cliente se beneficia de imediato e acredita muito mais nos resultados desse planejamento…”.
O Presidente do CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade de MS, Contador Ruberlei Bulgarelli, compôs a mesa de autoridades que contou com as presenças do Secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro, do Presidente da Assembléia Legislativa de MS, Deputado Estadual Júnior Mochi, do Procurador-Geral do Estado de MS, Adalberto Neves Miranda, do Presidente do Tribunal de Justiça de MS, Desembargador João Maria Lós, do Vice-Presidente do Tribunal de Contas de MS, Ronaldo Chadid, do Presidente do Congresso, Clélio Chiesa, da Coordenadora do Curso de Direito da UCDB, Profª Elaine Cler, do Presidente da Ordem dos Advogados de Brasil, Júlio Cesar Souza Rodrigues e do Gerente Jurídico do Sebrae, Luiz Aurélio Adler Ralho.
Ele avaliou como muito boa a abertura desse espaço para a contabilidade dentro do Congresso de Direito “porque são duas áreas que estão entrelaçadas. A Contabilidade e o Direito têm problemas comuns no dia a dia e precisam ser discutidos de forma comum e essa abertura, nesse congresso que já é tradicional, possibilita que a gente tenha discussões específicas da área contábil, fazendo esse entrelaçamento de forma institucional. Isto vem enriquecer o congresso e enriquecer a oportunidade dos Profissionais da Contabilidade se capacitar com professores da área acadêmica e de mercado que estão na vanguarda dos temas discutidos entre as duas áreas”.
Para o presidente da Mesa de Palestras Contábeis, Prof. Dr. Emanoel Marcos Lima, a abertura desse espaço para a contabilidade dentro do Congresso de Direito é “importante, eu penso que cada vez mais a Contabilidade está ocupando o seu espaço. E isso se deve a um trabalho em conjunto do Conselho e de alguns profissionais. Agora, a gente precisa aumentar, engrossar o rol desses profissionais, para que mais e mais possamos, realmente, ocupar aquele espaço que é nosso e que nós merecemos, mas depende de cada um de nós”.
O Professor Doutor Amaury José Rezende acha “…essa abertura e esse novo olhar do Direito para Contabilidade um processo natural. Ficamos muito felizes porque nosso trabalho tem uma correlação muito direta com o trabalho do Direito e quem ganha é a sociedade, são as organizações, a gestão das empresas… . ao aproximar a Contabilidade que de fato representa um médico das organizações com esse advogado que cuida de toda essa terapêutica jurídica que existe, nós de certo modo estamos aproximando especialistas. Vai ter um diagnóstico melhor e tendo um diagnóstico melhor, teremos resultados melhores”.
“Muito importante, porque pelo que eu conheço (eu conheço não todos, mas vários congressos no Brasil) esse é o primeiro da área do Direito que abre um espaço para a Contabilidade. E, veja, essa necessidade dos Advogados já vem ocorrendo há alguns anos. Vamos dizer nos últimos dez anos isso vem se apresentando e até hoje nenhum congresso de Direito tinha aberto essa área. Esse está sendo o primeiro, então é muito importante e tenho certeza que a cada ano haverá um crescimento”, considerou o Professor Doutor Mauro Fernando Gallo.
Marli Nascimento
Imprensa – CRC/MS