EDITORIAL: Concurso “Resgate da Memória Contábil nos Estados”
Publicado em
Por Marli Nascimento

Editorial-25-03Caros Colegas,

“Quem não vive as próprias raízes não tem sentido de vida. O futuro nasce do passado, que não deve ser cultuado como mera recordação e sim ser usado para o crescimento no presente, em direção ao futuro. Nós não precisamos ser conservadores, nem devemos estar presos ao passado. Mas precisamos ser legítimos e só as raízes nos dão legitimidade”. Pedroso (l999)

Vocês já devem ter tomado conhecimento do Concurso “Resgate da Memória Contábil nos Estados”, um concurso de trabalhos técnicos, que o Conselho Federal de Contabilidade está realizando juntamente com os Conselhos Regionais de Contabilidade, com o objetivo de resgatar a memória da Contabilidade e sua evolução nos Estados Brasileiros, e que, ao final, vai reunir em um livro, 27 trabalhos com os principais fatos históricos da Profissão Contábil no País.

Estamos utilizando a citação do autor acima sobre a memória cultural de um povo, para enfatizarmos a importância desse concurso para a Classe Contábil, porque é preciso que conheçamos o inicio de tudo para entendermos as mudanças que ocorrem na Profissão Contábil no presente e que ocorrerão no futuro.

Costumamos dizer que não se vive do passado, se vive do presente e do futuro. Porém, para se compreender as transformações pelas quais a Profissão Contábil tem passado no decorrer dos tempos, se faz necessário conhecer como era antes, no inicio de sua construção.

Esta é, sem dúvida, uma oportunidade ímpar para resgatarmos a memória contábil do Estado do Mato Grosso do Sul, uma oportunidade de refletirmos sobre a importância das raízes de nossa profissão, no sentido da afirmação de nossa identidade enquanto Profissionais Contábeis,

Saber como se deu o nascimento e a evolução da Contabilidade em MS, como foi esse processo de evolução e desenvolvimento, vai nos possibilitar compreender a importância de mantê-la viva na memória e valorizar a cultura contábil sul-mato-grossense, para evitar que seja esquecida. Fazer renascer, em nós e nos futuros profissionais, o orgulho por nossa profissão.

Vamos resgatar e mostrar a história da contabilidade no Estado de MS para todo o Brasil: as primeiras e as mais remotas práticas contábeis e seu aprendizado (primeiros profissionais, primeiros manuscritos, impressos e primeiras escolas); as primeiras organizações, entidades que congregavam Profissionais da Contabilidade, sua história, suas atividades e conquistas; as primeiras escolas, os primeiros cursos técnicos e curso de graduação.

Por isso convidamos você, Profissional Contábil, você, Acadêmico de Ciências Contábeis a estar participando. Queremos conclamar você Professor ou Coordenador de Cursos de Ciências Contábeis para que participe ou oriente e incentive os professores e alunos de sua Universidade ou Faculdade a estarem participando.

Queremos dizer que estamos torcendo desde já, para que o seu trabalho seja selecionado para integrar este livro que vai contar a história da Contabilidade, que vai ser um orgulho e um imenso prazer ver você, ver o fato contábil da história da contabilidade sul-mato-grossense contado por você, ser mostrado para todo o país.

Melhor ainda, será um prazer contar com a sua companhia, estarmos juntos no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, de 11 a 14/09/2016, em Fortaleza, no Ceará, para celebrarmos a sua conquista, a nossa conquista, no lançamento do livro da nossa história, da história da Contabilidade nos Estados Brasileiros.

Para quem quiser participar, o Regulamento Geral do Concurso e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site do CRC/MS: www.crcms.org.br, no link: Serviços, em Downloads.

Vamos encerrar renovando o convite para que participem, também, do XV Encontro Estadual de Contabilidade de Mato Grosso do Sul que estaremos realizando, juntamente com o XXIII Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis de MS, nos dias 26 e 27/06, no Versaillite Buffet & Eventos, em Campo Grande.

 

Um grande abraço a todos!

 

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS