Artigo “Contabilidade Solução para o Mundo”

DSC_3434Por Wilson Marques Barbosa

“A Contabilidade é uma ciência que concede a qualquer profissional que dela precise a transparência para minorar qualquer risco de erro que possa ameaçar seu patrimônio e seus valores individuais”. Elenito dias da costa – Contador, Auditor e Prof. Universitário.

INTRODUÇÃO

O mundo clama por transparência, e hoje, temos escândalos nacionais e internacionais de fatos registrados e mensurados, seja tangível ou intangível, mas ali está registrado o fato ou mesmo ato, que mensuram aquele momento.

A contabilidade é uma ciência que mensura ou registra os fatos e atos de uma gestão (pessoal, profissional e empresarial), ligado a um determinado patrimônio (pessoal, econômico, social, ambiental, financeiro e politico), vinculado a uma ENTIDADE (pessoa, empresa, instituição, ONGs, OSCIPs, associação, cooperativa, poder legislativo, executivo e judiciário).

O sistema de informática, qualquer que seja ele, sempre registra entrada de dados (fatos e atos), processa (organiza) e sai com relatórios circunstanciais (demonstração contábil e financeira), para uma bem analisada, tomada de decisão.

CONTABILIDADE

Quer seja publica ou privada registra todos os fatos derivativos da gestão e transforma em demonstrativos da gestão que vem ser aferidos e analisados pelos responsáveis para os procedimentos suplementares, tais como as melhorias contínuas, necessárias para o alinhamento quando aferido com o Planejamento Estratégico Sustentável. Qualquer que seja o escândalo, público ou privado, é fácil a identificação de ações passiveis de sanções. No mundo globalizado INFORMAÇÃO É PODER e sabemos que isso depende da capacidade e qualificação na formação de quem avalia e afere citadas informações. Já se perguntou POR QUE os EUA espionam outras Nações através do uso da tecnologia da informação?

Podemos então deduzir que a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE é uma necessidade vital para que citadas informações tenham a serventia e importância para a sociedade, na qual estamos inseridos de maneira altamente profissional.

Imagine que quando você nasce é feito um documento chamado Registro de Nascimento, quando se casa, Registro de Casamento, quando morre, Registro de Óbito, quando se constitui ou altera uma empresa, Registro de Constitutivo ou alteração do Registro, quando tem CPF ou CNPJ, registro numérico de identificação de uma pessoa natural ou jurídica, quando se é ameaçado, Registro de Boletim de Ocorrências ou Termo Circunstancial de Crime (TCC), e você ainda pensa que vive isolado da CONTABILIDADE, isto tudo é prova inconteste de que ela está presente em toda a sua vida.

O Profissional de Contabilidade, deve, obrigatoriamente estar antenado, atualizado, capacitado e qualificado para o exercício do seu labor e que possa agregar valor a gestão empresarial, buscando através de um CONTROLE INTERNO, conceder maior transparência, sustentabilidade e continuidade para o processo decisório do administrador. O mundo esta mudando rapidamente e somente aquele que melhor se adaptar poderá sobreviver diante de tantas exigências da flexibilidade do sistema.

CONCLUSÃO

O mundo clama por transparência, controle interno e somente a CONTABILIDADE poderá mensurar os fatos e atos administrativos gerados pela gestão que possibilite a sustentabilidade e continuidade das atividades envolvidas, na concessão de relatar através dos DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS e FINANCEIROS, para que possa ser aferidos, avaliados e analisados para identificação e aplicação dos controles internos vistados pelos Auditores Independentes Contábeis, visualizando os pontos fortes e fracos e suas respectivas melhorias suplementares.

Lamento, e como lamento, que muitos dos nossos colegas profissionais, não consigam entender essa afirmativa, motivada por limitações outras, mas creiam, o sistema também registra fatos depreciativos e inflam estatísticas negativas que podem evitar no futuro RISCOS que incidam investimentos e recursos. No momento em que a sociedade visualizar a CONTABILIDADE como ciência, essência da sua existência, o mundo poderá trilhar em direção aos seus grandes destinos, tendo o CONTADOR, como um dos mais destacados timoneiros.

* Wilson Marques Barbosa – É Contador, Consultor e Auditor Independente, Docente aposentado da UFMS, Membro da Academia Maçônica de Letras do Estado de Mato Grosso do Sul (Cadeira Vitalícia Nº 37). Foi o primeiro Presidente do CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade de MS (gestão 1986/1989).

Nota.: O conteúdo do artigo publicado é de responsabilidade única e exclusiva de seus autores. O CRC/MS não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida. Mesmo quando não publicados, os originais não serão devolvidos.