Profissionais da Contabilidade interessados no tema poderão acompanhar o evento ao vivo no canal do CFC no Youtube: youtube.com/cfcbsb.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), lançará, no dia 25 de março, às 16h (horário de Brasília), o Curso “Auditoria no Setor Público – NBASP e NBC TASP”. O objetivo é capacitar servidores dos Tribunais de Contas de todo o país nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público (NBASP e NBC TASP), editadas pelo CFC.
Em virtude da pandemia de Covid-19, o curso ocorrerá na modalidade on-line, de abril a setembro. Simultaneamente, Profissionais da Contabilidade interessados no tema poderão acompanhar o evento ao vivo no canal do CFC no Youtube: youtube.com/cfcbsb.
O workshop será desenvolvido em cinco módulos, sendo o último um seminário, em setembro de 2021: 07 e 08/04: Módulo I, 05 e 06/05: Módulo II, 09 e 10/06: Módulo III – parte 1, 30/06 e 01/07: Módulo IV – parte 2 e 04 e 05/08: Módulo V. Serão abordados os seguintes temas:
Lançamento do Curso – 25/03/2021 (16h) Evento Aberto
Tema: A importância dos Relatórios de Auditoria Financeira e auditoria de informação contábil dos entes públicos. Relatório do Banco Mundial sobre Relatórios de Contas das Entidades de Fiscalização.
Módulo I – Contextualização (8h) – 07 e 08/4/2021
Tema: o que é auditoria; auditoria no setor público e no setor privado; comparativo das normas da Intosai (IRB) e da Ifac (CFC); auditoria no setor público – princípios da NBASP/ISSAI 100; auditoria financeira e auditoria de informação contábil histórica; objetivo do trabalho; termos do trabalho; princípios gerais (controle de qualidade, comunicação, documentação). Referências normativas: NBASP/ISSAI 100 e NBC-TA/ISA grupo 200 (NBASP/ISSAI grupo 2200).
Módulo II – Planejamento do trabalho (8h) – 05 e 06/05/2021
Tema: planejamento; avaliação e resposta a riscos; determinação de materialidade; considerações adicionais; observação dos requisitos no setor público. Referências normativas: NBC-TA/ISA grupos 300 e 400 (NBASP/ISSAI grupos 2300 e 2400).
Módulo III – Execução do trabalho (8h) – Parte 1 – 10 e 11/06/2021
Tema: coleta e análise de evidências; saldos iniciais; procedimentos analíticos; amostragem (aleatória e não aleatória); considerações sobre a utilização de trabalhos de auditores internos e de especialistas; observação dos requisitos no setor público. Referências normativas: NBC-TA/ISA grupos 500 e 600 (NBASP/ISSAI grupos 2500 e 2600).
Módulo IV – Relatório do trabalho (8h) – 04 e 05/08/2021
Tema: formação da opinião do auditor e elaboração do relatório; comunicação da opinião; opiniões modificadas; parágrafos de ênfase; responsabilidade do auditor; considerações adicionais; observação dos requisitos no setor público. Referências normativas: NBC TA/ISA grupos 700 e 800 (NBASP/ISSAI grupos 2700 e 2800).
Módulo IV – Relatório do trabalho (8h) – 25 e 26/08/2021
Tema: formação da opinião do auditor e elaboração do relatório; comunicação da opinião; opiniões modificadas; parágrafos de ênfase; responsabilidade do auditor; considerações adicionais; observação dos requisitos no setor público. Referências normativas: NBC TA/ISA grupos 700 e 800 (NBASP/ISSAI grupos 2700 e 2800).
Módulo V – Simpósio de Encerramento (2h) – 01/09/2021
Tema: discussão aberta sobre o tema: “Como elaborar trabalhos de auditoria de informação contábil-histórica nos Tribunais de Contas? Quais são as suas potencialidades e as limitações? Por onde começar? Quais ganhos eles podem trazer?”.
Para receber o certificado, os profissionais devem se inscrever para assistir ao evento via Zoom, ingressar e permanecer na sala virtual e ser aprovado nas avaliações de aprendizagem. Contará pontos para o PEPC – Programa de Educação Profissional Continuada do CFC.
Fonte: CFC – Conselho Federal de Contabilidade
