26/05 às 9h (MS): Seminário do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção: Orientações Técnicas para Uso do Sistema E-Prevenção

O CRCMS – Conselho Regional de contabilidade do MS convida os Profissionais da Contabilidade, Gestores, Controladores e demais colaboradores das organizações públicas federais, estaduais e municipais para participarem do “Seminário do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção: Orientações Técnicas para Uso do Sistema E-Prevenção”.

O evento é aberto ao público e será realizado, amanhã, dia 26/05/21, às 10h, horário de Brasília, com transmissão pelo canal do TCU – Tribunal de Contas da União no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=IYqIZMri6Og. As inscrições devem ser feitas no endereço: https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=ISCNET2_PAR:12:::NO:RP,12:P12_ID:MjAyNzkyLDEyMQ==

Durante o seminário serão passadas explicações detalhadas do uso do Sistema e-Prevenção, uma plataforma de autosserviço, adotada pelo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), vai ficar à disposição do gestor para auxiliá-lo no acompanhamento do progresso de sua organização.

Os coordenadores do PNPC – Programa Nacional de Combate à Corrupção Prevenção responderão a todas as perguntas que forem feitas referentes aos mecanismos de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento, além da parte relacionada à transparência e participação social, dirigida apenas aos órgãos executivos estaduais e municipais.

As organizações públicas federais, estaduais e municipais do Brasil receberão orientações técnicas e todos os esclarecimentos necessários para realizarem suas autoavaliações online pelo Sistema e-Prevenção e, assim, obterem seus próprios diagnósticos quanto às fragilidades existentes para se prevenirem contra a fraude e corrupção.

Os organizadores salientam que é importante a participação não apenas dos gestores, mas principalmente dos indicados para preencherem os dados em nome da organização para que possam compreender as funcionalidades do Sistema e-Prevenção e auxiliar o gestor e demais setores da organização durante e após a fase de diagnóstico, de maneira que possam instituir os controles preventivos inexistentes e aperfeiçoar os considerados ineficazes, com o apoio dos instrumentos colocados à disposição (orientações, minutas, treinamentos).