Os Profissionais da Contabilidade já podem solicitar a versão física da carteira de identidade profissional. A emissão do documento físico ficou suspensa entre os anos de 2020 e 2021 devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 e dada a necessidade de conclusão de processo licitatório para a contratação da empresa que fará a impressão, mas agora retoma a normalidade.
Para obter o documento, o profissional deve fazer a solicitação ao CRC de sua jurisdição, seguindo as orientações contidas no site do Regional. O valor da taxa é de R$40,00, o mesmo de 2019.
A disponibilização do documento físico obedece às disposições estabelecidas na Resolução CFC n.º 1.624, de 20 de maio de 2021. Essas informações podem ser acessadas pelo link: https://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx.
O CFC – Conselho Federal de Contabilidade alerta aos Contadores e Técnicos em Contabilidade que a obtenção da Carteira de Identidade Profissional não configura habilitação para o exercício profissional. Para essa finalidade, o profissional deverá obter a Certidão de Habilitação Profissional, conforme dispõe a Resolução CFC nº 1.637, de 7 de outubro de 2021.
Vocês pediram e o CFC atendeu: as carteiras profissionais físicas estão de volta!