Termo de Transferência da Responsabilidade Técnica Online Já Está em Vigor no CRCMS
Publicado em
Por Marli Nascimento
Termo de Transferência da Responsabilidade Técnica Online Já Está em Vigor no CRCMS

É de utilização obrigatória, mas, haverá tolerância de 60 dias para que profissionais e organizações se adequem.

 

O Conselho Regional de Contabilidade do MS comunica aos Profissionais da Contabilidade, Organizações Contábeis, Empresários e sociedade em geral, que, através da Resolução CRCMS nº 243, de 31/03/22, foi implantado o “Termo de Transferência da Responsabilidade Técnica Online”, processo que visa agilizar e facilitar o processo de transferência de responsabilidade técnica e ainda possibilitar a atualização cadastral dos Profissionais Contábeis.

O termo é de utilização obrigatória e objetiva identificar os Profissionais da Contabilidade e as Organizações Contábeis responsáveis pela realização dos trabalhos profissionais, bem como a situação dos serviços em execução e a serem executados. Embora, já esteja em vigor, haverá tolerância de 60 dias, a contar da data da publicação da resolução, para que profissionais e organizações se acostumem com a nova obrigatoriedade.

Alerta a todos que, a partir de agora, a inclusão ou alteração de clientes, deverá  ser feita diretamente no “Termo de Transferência da Responsabilidade Técnica Online” que deverá ser preenchido de forma eletrônica, no Site do CRCMS: www.crcms.org.br: https://servicos.crcms.org.br/spwms/strt/login.aspx, mediante senha pessoal, pelo Profissional da Contabilidade que está assumindo a Responsabilidade Técnica, no prazo de 10 dias, contados da contratação dos serviços, informando, por completo, os seguintes itens:

I – Dados do Profissional da Contabilidade que está assumindo a Responsabilidade Técnica;

II – Dados do cliente, empresa ou entidade objeto da Transferência;

III – Motivo da Transferência (conforme a manifestação do cliente);

IV – Dados do Profissional da Contabilidade anterior (Número de Registro no CRC).

Deverá ainda ser apresentada cópia do Contrato de Prestação de Serviço entre o Profissional da Contabilidade que está assumindo a Responsabilidade Técnica e a empresa.

Informa, ainda, que “a recusa por parte de qualquer um dos Profissionais da Contabilidade, acima mencionados, ou o não preenchimento do Termo de Transferência da Responsabilidade Técnica Online e envio do arquivo com o Contrato de Prestação de Serviços ou a Rescisão de Contrato, no prazo indicado (10 dias) ou ainda o seu preenchimento de forma incorreta e/ou incompleta, acarretará infração as normas previstas na legislação correlata, ficando sujeito a instauração de processo administrativo de fiscalização”.

O Presidente do CRCMS, Contador Otacílio dos Santos Nunes, destaca a importância do novo termo: “vai trazer mais agilidade e confiabilidade aos processos, evitando que o registro do profissional fique ad eterno no cadastro fiscal do cliente, quando o novo profissional responsável deixa de fazer a devida atualização cadastral nos órgãos públicos, pois o CRC fará essa atualização.

Em caso de dúvidas e/ou maiores esclarecimentos o Setor de Fiscalização do CRCMS está à disposição, através do telefone (67) 3326-0750, Ramais 202, 205 e 219 e E-mail: fiscalizacao@crcms.org.br.

Clique aqui, acesse a Resolução CRCMS nº 243 e confira as orientações acerca do “Termo de Transferência da Responsabilidade Técnica Online”.

 

 

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS