Editorial: Exame de Suficiência - Instrumento de Comprovação de Conhecimentos e Proteção à Sociedade
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

 Presidente-RuberleiCaros Colegas!

Na semana passada, o Conselho Federal de Contabilidade publicou o resultado do 2º Exame de Suficiência de 2015, realizado no dia 20/09. Foram aprovados 5.580 candidatos em todo o país, em Mato grosso do Sul, dos 630 participantes, apenas 55 foram aprovados, um índice de aprovação de 8.73%.

Se por um lado o índice de aprovação pode ser considerado baixo, por outro nos remete à reflexão sobre a importância do exame e os benefícios que traz para a sociedade. Porque aqueles que não obtiveram aprovação é porque não estavam preparados, ainda, para exercerem a profissão. E o Exame de Suficiência é uma segurança de que a sociedade terá no mercado um profissional que tem condições para exercer a Contabilidade.

A aprovação no exame é condição necessária para obtenção do registro profissional, o Exame de Suficiência é pré-requisito para a realização do registro profissional, item obrigatório para exercer a Contabilidade. É a prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos básicos imprescindíveis ao exercício profissional.

O Exame de Suficiência é um importante instrumento de proteção para a sociedade, que diz se o nosso profissional está apto a exercer a profissão. Com ele, além de se assegurar o nível de competência mínimo essencial, eleva-se ainda a atual exigência de capacitação dos profissionais contábeis em conformidade com as diretrizes traçadas por um mercado de trabalho globalizado.

Com os resultados do último exame, passa-se a exigir melhor capacitação pelas instituições de ensino do seu corpo discente, as Instituições de Ensino Superior passam a ter consciência da necessidade de uma atenção maior para o ensino das disciplinas relativas à Contabilidade dentro das escolas. Talvez até alteração dos conteúdos que estão sendo avaliados devido às necessidades do mercado, bem como de maior capacitação do corpo docente.

O Exame de Suficiência reforça a necessidade de uma boa formação por parte do aluno, pois desperta nele a consciência de que não bastará ter o diploma, será necessário aprovação no exame para que possa exercer a Profissão Contábil. E reforça, também, a necessidade de termos bons mestres, bons professores, capazes de formar profissionais cada vez mais competentes, o que é condição indispensável para a melhoria dos Cursos de Ciências Contábeis e, consequentemente, para o aumento do índice de aprovação nos Exames de Suficiência.

A avaliação demanda, portanto, uma melhor preparação de quem almeja iniciar sua carreira na área Contábil e também a busca por um ensino de excelência pelos cursos de graduação. É boa tanto para os profissionais, que demonstram seus conhecimentos, quanto para os empregadores, que poderão contar com especialistas certificadamente conhecedores dos princípios da atividade. Sem contar as vantagens para a categoria, que se fortalece pela valorização de seus integrantes.

Por isso, antes de encerrarmos, queremos dizer àqueles que fizeram a prova e não foram aprovados que o caminho é a qualificação. É necessário estudar, procurar se aprimorar, buscar novos conhecimentos e tentar novamente no próximo ano.

Lembrar a vocês que teremos eleição nos dias 17 e 18/11, para renovação de 1/3 dos Conselheiros que compõem o Plenário do CRC/MS e mandato complementar de 2/3. Todo o processo eleitoral ocorrerá em site específico, o www.eleicaocrc.com.br, que já está no ar e permanecerá até o dia 31/12, lá vocês tem acesso a todas as informações sobre a eleição.

E, principalmente, que para votar é necessário estar em situação regular com o CRC/MS. Aqueles que possuem débitos deverão quitá-los ou negociá-los até sexta-feira, dia 06/11, porque este ano não será possível regularizar a situação financeira durante o processo eleitoral.

Encerramos deixando o convite para que estejam conosco participando do “VII Encontro Estadual das Empresas de Serviços do Mato Grosso do Sul”, que o SESCON/MS, realiza amanhã, dia 05 e na sexta-feira, dia 06/11/15, em Campo Grande.

 

 Um grande abraço a todos!

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS