Entrevista com o Contador Olímpio Carlos Teixeira, Coordenador da Comissão Estadual para Analise dos Trabalhos do Concurso Resgate da Memória Contábil nos Estados/MS
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

Contador-Olímpio-Carlos-Teixeira-01“…é por já ter acontecido que podemos ver as conseqüências, “entender o presente” e assim quem sabe “fazer um futuro melhor”. Está é a verdadeira importância da História, ensinar a partir das ações do passado, por isso a importância em termos a nossa historia contábil devidamente registrada…”

 

Nosso entrevistado nessa edição do Boletim Informativo do CRC/MS é o Contador Olimpio Carlos Teixeira, Conselheiro Suplente do CRC/MS; Coordenador da Comissão Estadual para Analise dos Trabalhos do Concurso Resgate da Memória Contábil nos Estados/MS; Professor de Pós-graduação na área de Auditoria Contábil, Perícia Contábil e Análise de Balanço; Sócio da Empresa Contábil “Olimpio Teixeira Associados”.

Com mais de 25 anos de experiência na área contábil, voltados para especializações em auditoria, perícia, controladoria, consultoria tributária e financeira, é Graduado em Ciências Contábeis, Pós-graduado e Mestre em Contabilidade e Controladoria.

P. Contador Olímpio, o Conselho Federal de Contabilidade em parceria com os Conselhos Regionais de Contabilidade está desenvolvendo o Concurso de Trabalhos Técnicos “Resgate da Memória Contábil nos Estados”. O que vem a ser este concurso?
Este concurso é de caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, tendo como finalidade Resgatar a Memória Contábil da cidade de Campo Grande e/ou do Estado de Mato Grosso do Sul e visa lançar um livro, reunindo os melhores trabalhos da historia contábil de cada Estado, no próximo Congresso de Contabilidade a ser realizado no ano de 2016.

P. Qual é o objetivo do concurso?
De uma forma geral é estimular os estudantes e os profissionais da área contábil, regularmente inscritos em Conselhos Regionais de Contabilidade, para a reflexão, quanto ao resgate da historia da contabilidade, e o seu papel nos Estados, e no País. E, mais especificamente:

  • Estimular a pesquisa sobre a História da Contabilidade e sua importância como ferramenta de desenvolvimento nos Estados;
  • Resgatar a memória da Contabilidade e sua evolução nos Estados;
  • Provocar nos profissionais e estudantes a reflexão sobre a importância e a valorização da profissão contábil.

 P. Quem pode participar do Concurso?
Podem participar do Concurso somente os profissionais regularmente inscritos no Conselho Regional de Contabilidade/MS. A participação de estudantes da área contábil é permitida como coautores de trabalhos cujo autor seja um profissional da contabilidade regularmente inscrito em CRC/MS.

P. De que forma os Profissionais da Contabilidade e os acadêmicos de Ciências Contábeis podem participar do concurso?
Acessando o site do CRC: www.crcms.org.br e fazendo sua inscrição no link: Serviços, em Downloads. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, na sede do CRC/MS, na Rua Euclides da Cunha, 994, no Jardim dos Estados, em Campo Grande.

P. O CRC/MS disponibiliza a Ficha de Inscrição em seu site. Mas como funciona, a pessoa preenche no próprio site ou imprime e preenche?
Primeiro, é importante que o candidato, antes de efetuar a sua inscrição, tome conhecimento, na íntegra, do Regulamento do concurso, certificando-se de que preenche todos os requisitos exigidos. Depois, imprime a Ficha de Inscrição e preenche. Como eu disse antes, tanto o Regulamento Geral do Concurso quanto a Ficha de Inscrição com Modelo para a formatação do trabalho estão disponíveis no site do CRC/MS.

P. E depois, onde e para quem ela entrega a ficha de inscrição?
Depois de imprimir e preencher a Ficha de Inscrição ele deve entregar no Setor de Eventos do CRC/MS para efetivar a sua inscrição. A entrega pode ser feita de 2ª a 6ª feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, na sede do CRC/MS, na Rua Euclides da Cunha, 994, no Jardim dos Estados, em Campo Grande ou enviada através do e-mail: eventos@crcms.org.br

P. Tem algum custo a inscrição?
Não. A inscrição para a participação neste concurso é inteiramente gratuita.

P. As pessoas interessadas em participar do concurso devem se inscrever antes de iniciar o desenvolvimento do trabalho ou ao final, ao término do trabalho?
As pessoas interessadas em participar deste concurso devem, no meu entendimento, primeiro fazer as suas inscrições, de forma que possibilite ao CRC/MS, identificar quem serão os profissionais que estarão se habilitando a realizar este trabalho de pesquisa. E, eventualmente, pode permitir ao CRC/MS, fazer um planejamento, para poder auxiliar os pesquisadores inscritos em seus trabalhos de pesquisa, dentro das suas limitações administrativas. Mas, não existe nenhum impedimento no regulamento do concurso, que restrinja a execução do trabalho à sua inscrição. Lembrando que a inscrição e o envio dos trabalhos encerram-se na data de 31 de dezembro de 2015.

P. E qual o prazo para realização do trabalho?
Já está correndo. O período para realização e entrega dos trabalhos teve início no dia 01 de Junho e vai até 31 de Dezembro de 2015.

P. O senhor é o Coordenador da Comissão Estadual instituída para Analise dos Trabalhos do Concurso. A comissão vai atuar somente no final ou já está trabalhando?
Oficialmente a Comissão estará iniciando seus trabalhos entre as datas de 04 de Janeiro a 07 de Março de 2016, quando estará analisando, julgando e enviando os trabalhos escolhidos à Comissão Organizadora do CFC. Extra oficialmente alguns profissionais estão colaborando com esta pesquisa histórica, visando juntar e disponibilizar, materiais de entrevistas com ex presidentes do CRC/MS e do SESCON/MS, bem como da análise e identificação da documentação em posse destes órgãos que possam ajudar os profissionais interessados em participar deste concurso, em suas pesquisas.

P. Qual o trabalho que a Comissão ou a coordenação está desenvolvendo no momento?
No momento a Comissão esta identificando os profissionais que estarão se habilitando para realizar este trabalho de pesquisa e que efetivamente irão participar deste concurso. Esta é uma oportunidade única que esta sendo motivada pelo CFC, e que Mato Grosso do Sul não pode ficar de fora. Temos que motivar nossos profissionais e estudantes da área contábil, e desta forma podermos participar e encaminhar um trabalho de pesquisa da historia contábil do nosso Estado. Parte da nossa história contábil tem que fazer parte do livro que será lançado pelo CFC, sobre a historia da contabilidade nos Estados Brasileiros.

P. Alguma informação a mais sobre o concurso que o senhor gostaria de passar?
Que os profissionais da área contábil interessados em participar deste concurso, não deixem de ler o regulamento deste concurso. E em caso de dúvidas podem entrar em contato conosco via e-mail, pelos meus e-mails: olimpiot@terra.com.br e contato@olimpioteixeira.com.br ou pelos e-mails do CRC/MS: eventos@crcms.org.br e/ou imprensa@crcms.org.br.

P. Nota-se que o senhor está tendo um prazer enorme em trabalhar para o sucesso deste concurso. O que significa para o senhor este concurso?
Na verdade o grande significado é começarmos a nos preocupar em resgatar a nossa história contábil, pois o significado da palavra história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo e no espaço. Entendo que eu como todos os profissionais da área contábil, que ajudaram a escrever a historia contábil em nosso Estado – e com orgulho digo que foram muitos e bons profissionais – com certeza, temos o interesse em ver esta nossa história, pesquisada, catalogada, registrada, arquivada e, quem sabe um dia, colocada em exposição.

E que possamos desenvolver um trabalho, de forma que estas informações ou documentos possam ser disponibilizados, sempre que houver interesse, a atuais e/ou futuros pesquisadores, de escrever, apresentar ou demonstrar a nossa historia contábil. Pois temos que ter em mente que a importância da historia para a vida prática só se torna compreensível a partir do momento em que compreendemos o tipo de utilidade que ela pode nos oferecer.

Sendo assim penso que este resgate histórico, não deve terminar somente com a realização deste concurso, este resgate histórico deve continuar e ser mais abrangente, detalhado, organizado e supervisionado. Quem sabe até ser criada uma comissão no CRC/MS e/ou no SESCON, para dar continuidade a este trabalho.

P. Qual a mensagem que o senhor deixaria sobre o concurso para os Coordenadores de Cursos de Ciências Contábeis, para os Profissionais da Contabilidade e para os acadêmicos?
Normalmente, ouvimos estas frases: “quem vive de passado é museu” ou “águas passadas não movem moinhos” e o resultado disto é uma total falta de memória do que já aconteceu, pois para essas pessoas se já aconteceu não tem mais importância. Não é verdade, é justamente ao contrário, é por já ter acontecido é que podemos ver as conseqüências, “entender o presente” e assim quem sabe “fazer um futuro melhor”. Está é a verdadeira importância da História, ensinar a partir das ações do passado, por isso a importância em termos a nossa historia contábil devidamente registrada.

O CRC/MS agradece sua participação. Muito Obrigada!

 

Nota: Os candidatos a participar do concurso que tenham dúvidas podem entrar em contato com ele pelos e-mails: olimpiot@terra.com.br; contato@olimpioteixeira.com.br; eventos@crcms.org.br e/ou imprensa@crcms.org.br.