Contabilidade de Campanhas Políticas é Tema de Fórum na UFMS em Três Lagoas
Publicado em
Por Marli Nascimento
Contabilidade de Campanhas Políticas é Tema de Fórum na UFMS em Três Lagoas

Nesta quinta-feira, 5, será realizada a quarta edição do Fórum de Contabilidade Eleitoral: aspectos contábeis e jurídicos. A iniciativa é do Curso de Ciências Contábeis do Câmpus de Três Lagoas (CPTL).

“O evento é destinado a estudantes e profissionais das áreas de contabilidade, direito e administração, dirigentes de partidos políticos, coordenadores de campanhas eleitorais, candidatos aos cargos de vereador e prefeito, profissionais liberais e demais interessados”, explica o coordenador do Fórum e professor do curso, Cleston Alexandre dos Santos.

“O Fórum surgiu a partir da demanda do contexto atual, de ano eleitoral e da complexidade do processo de prestação de contas eleitoral. Os professores do curso discutem constantemente demandas do mercado, para que o curso possa desenvolver projetos de extensão, contribuindo com a sociedade”, destaca. Segundo o professor, a contabilidade eleitoral agrega transparência na campanha eleitoral. “Com vistas às eleições, a prestação de contas é um dos procedimentos mais importantes dentro de uma campanha eleitoral, uma vez que é onde se afere a legitimidade e legalidade de todos os recursos utilizados para o custeio dos atos de propaganda eleitoral e administração da campanha”, diz.

Ele acredita que esta é mais uma área de atuação importante para os profissionais. “Para estudantes e profissionais, a prestação de contas de candidatos e partidos políticos gera oportunidades. Todos os partidos políticos, mediante legislação vigente, são obrigados a prestar contas para a Justiça Eleitoral, bem como os candidatos durante o período eleitoral”, fala.

“A prestação de contas da campanha eleitoral é de extrema relevância para partidos e candidatos políticos. Trata-se de um procedimento que garante a transparência por parte de indivíduos e organizações. Dessa forma, a contabilidade eleitoral torna-se essencial para que não se entre em problemas com o Tribunal Superior Eleitoral apenas por falta de organização ou desconhecimento da legislação”, reforça.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. O evento começa às 19 horas, no Anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira, na Unidade 2 do CPTL. Como palestrante foi convidada a contadora Lucélia da Costa Nogueira Tashima. Além de empresária e professora, ela também é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul (CRC-MS). “O Fórum conta com o apoio do CRC-MS e, inclusive, seu presidente, o contador Otacílio dos Santos Nunes também estará presente”, ressalta Cleston.

Fonte: Portal da UFMS: https://www.ufms.br