Inscrições para o CNPC - Cadastro Nacional de Peritos Contábeis São Gratuitas Até 31/12

A partir de janeiro de 2017, para ingressar no Cadastro será necessário fazer um Exame de Qualificação Técnico específico, que será regulamentado ao longo de 2016.

O CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do MS informa aos Profissionais da Contabilidade que atuam na perícia que CFC – Conselho Federal de Contabilidade publicou no Diário Oficial da União, do dia 01/03, a Resolução nº 1.502/2016, que cria o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis – CNPC, que tem por objetivo oferecer à sociedade e aos Tribunais uma lista de profissionais habilitados e qualificados, além de identificar, geograficamente, a disponibilidade e a área de atuação desses peritos.

A inscrição no CNPC é voluntária e gratuita. Os profissionais interessados têm até 31/12/2016 para se cadastrar no site do CFC ou no dos Conselhos Regionais de Contabilidade no link: http://www.cfc.org.br/sisweb/Registro/AcessoExterno.

No ato da inscrição, é preciso comprovar experiência, indicar a especificação da área de atuação, o estado e o município em que se pretende exercer a atividade. O perito pode optar por atuar em mais de um município, estado e especificação, como perícia trabalhista, tributária, de recuperação e de avaliação de empresas, entre outras.

O CFC criou o CNPC porque o novo Código de Processo Civil Brasileiro, que entra em vigor neste mês de março, determina que os juízes sejam assistidos por peritos quando a prova do fato depender de conhecimento específico, e que os tribunais consultem os conselhos de classe, entre outros, para formar um cadastro desses profissionais. Desta forma faz-se necessário a manutenção de uma lista de profissionais aptos a exercerem perícia contábil para tornar ágil a ação do judiciário, pois facilitará a identificação dos profissionais geograficamente e também por especialidade.

Até 31/12/16 a inscrição é voluntária e gratuita, mas a partir de janeiro de 2017, para ingressar no Cadastro será necessário fazer um Exame de Qualificação Técnico específico, que será regulamentado ao longo de 2016.

Clique aqui e o CNPC – Acesse o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis

Imprensa – CRC/MS