
Numa parceria com a FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do MS realizou o “XXIII Encontro Estadual de Contabilidade do Agronegócio do MS”.
Com o tema “A Reforma Tributária no Agronegócio”, o evento aconteceu no dia 10/04/2026, das 07h30 às 18h, no Tatersal II de Elite da Acrissul, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. O evento que, a princípio, seria, exclusivamente presencial, devido a grande procura acabou sendo transmitido ao vivo pelos canais do CRCMS e do Sistema FAMASUL no YouTube.
Objetivando promover um debate técnico e interdisciplinar sobre os impactos da Reforma Tributária no agronegócio, integrando a análise jurídica das alterações constitucionais e infraconstitucionais com a avaliação prática de seus reflexos contábeis e financeiros nas entidades do setor. bem como, proporcionar uma visão integrada e prática, permitindo que Contadores, Produtores Rurais, Advogados, Empresários e Gestores compreendessem não apenas o que muda na norma, mas como essas mudanças afetam o dia a dia das organizações ofereceu 03 grandes palestras:
* “Reforma Tributária e o Produtor Rural: Mudanças no Agro, Tributação da Renda e Planejamento Sucessório” proferida pelo Dr. Ary Raghiant Neto que apresentou um panorama geral da Reforma Tributária; as principais mudanças na atividade agropecuária; a tributação das altas rendas; e o planejamento sucessório e o ITCMD na Reforma Tributária.
* “Aspectos Jurídicos da Reforma Tributária para o Agronegócio” com o Dr Leonardo Furtado Loubet que, entre outros tópicos, abordou as profundas mudanças da Reforma Tributária para o produtor rural e as regras para produtores contribuintes e não contribuintes.
* E, “Reflexos Contábeis da Reforma Tributária no Agronegócio” ministrada pelo Contador e Auditor Felipe Dutra onde explanou sobre o reconhecimento contábil do IBS e da CBS; não cumulatividade e controle de créditos; impactos na formação de preços e no fluxo de caixa; reflexos na contabilidade de produtores rurais e cooperativas; adequações em sistemas, controles internos e planejamento tributário, e, evidenciação nas demonstrações contábeis e riscos fiscais.
A programação ofereceu também, o Painel “Aspectos Contábeis da Reforma Tributária no Agronegócio” comandado pelo Contador, Auditor e Escritor Edgar Madruga que apresentou um panorama da Reforma Tributária no Brasil e seus principais impactos no setor do agronegócio com análise de casos práticos e discussão de cenários após a implementação da reforma tributária.
E, duas Mesas Redondas: uma mediada pelo Sr. Lucas Galvan – Superintendente do SENAR/MS tendo como debatedores o Desembargador Dr. Ary Raghiant e Dr. Leonardo Loubet e outra mediada pelo Contador Josemar Battisti – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul e tendo como debatedor o Auditor Tributário e Contador Felipe Dutra, para reforçar as informações transmitidas.
Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS


