01 e 15/09, 06 e 20/10 - Seminário Online de Contabilidade Eleitoral. Salve as Datas!
Publicado em
Por Marli Nascimento

Inscrições Gratuitas – Mas, atenção é necessário fazer inscrição individualizada para cada encontro! Será fornecido Certificado de Participação.

 

Visando capacitar Profissionais da Contabilidade, Dirigentes e membros de Partidos Políticos, Candidatos, Profissionais Liberais, ONGs, Entidades do Terceiro Setor, Gestores de Contas Partidárias, Acadêmicos de Ciências Contábeis e demais interessados para a correta elaboração e acompanhamento da prestação de contas das Eleições 2026, abordando os procedimentos técnicos, operacionais e jurídicos exigidos pela Justiça Eleitoral, o CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul vai realizar o “Seminário de Contabilidade Eleitoral 2026”.

Acontecerá nos dias 01/09, 15/09, 06/10 e 20/10/26, no horário das 14h às 17h, online, através da Plataforma Microsoft Teams e vai oferecer uma capacitação prática e atualizada, num ciclo de 03 encontros, abordando todas as fases da prestação de contas de campanha, desde os relatórios financeiros de 72 horas até a prestação de contas final, encerrando com um painel interdisciplinar sobre os principais motivos de rejeição das contas e suas consequências jurídicas.

As inscrições são gratuitas, mas atenção, é necessário fazer inscrição individualizada para cada encontro. Será fornecido Certificado de Participação.

A palestrante dos encontros será a Contadora, Empresária e Profª Samara Jovino Nascimento – Graduada em Ciências contábeis, Especialista em Gestão Tributária e Pós-graduanda em Riscos Tributários e capacitada pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade como multiplicadora das boas práticas de Contabilidade Eleitoral. E, os painelistas do Painel final serão profissionais especialistas em contabilidade e direito eleitoral. Confira, abaixo, a programação:

Dia 01/09/26 – 3ª feira, das 14h às 17h – 1º Encontro “Prestação de Contas 2026 e Relatórios Financeiros de 72 Horas”
Objetivo: Apresentar as obrigações iniciais da prestação de contas e os procedimentos relacionados aos relatórios financeiros obrigatórios.
Conteúdo Programático: Panorama da prestação de contas das Eleições 2026; Responsabilidades do contador na campanha eleitoral; Arrecadação e movimentação de recursos; Receitas estimáveis e recursos financeiros; Relatórios Financeiros de 72 Horas: obrigatoriedade, prazos e envio; Demonstração prática do sistema de prestação de contas da Justiça Eleitoral; e Principais erros e como evitá-los.
Inscrições no endereço:  https://www1.cfc.org.br/evento?4BK

Dia 15/09/26 – 3ª feira, das 14h às 17h – 2º Encontro “Prestação de Contas Parcial”
Objetivo: Orientar sobre a elaboração da prestação de contas parcial durante a campanha.
Conteúdo Programático: Finalidade da prestação de contas parcial; Prazos e obrigatoriedade; Receitas e despesas que devem ser informadas; Conciliação bancária e documentação comprobatória; Correções e retificações e Boas práticas para evitar inconsistências futuras.
Inscrições no endereço:  https://www1.cfc.org.br/evento?PR3

Dia 06/10/26 – 3ª feira, das 14h às 17h – 3º Encontro “Prestação de Contas Final”
Objetivo: Capacitar os participantes para elaboração e entrega da prestação de contas final da campanha.
Conteúdo Programático: Encerramento da movimentação financeira; Organização documental da campanha; Demonstrações contábeis e financeiras; Obrigações relativas às sobras de campanha; Dívidas de campanha e assunção de obrigações; Entrega da prestação de contas final e procedimentos posteriores; Análise prática de casos.
Inscrições no endereço:  https://www1.cfc.org.br/evento?43W

Dia 20/10/26 – 3ª feira, das 14h às 18h – Painel de Encerramento “Principais Causas de Rejeição das Contas Eleitorais e Consequências da Rejeição da Prestação de Contas”
Painelistas: Especialistas em Contabilidade e Direito Eleitoral
Objetivo: Debater os principais apontamentos realizados pela Justiça Eleitoral e os impactos da rejeição das contas para candidatos e partidos.
Temas a serem abordados: Principais causas de desaprovação das contas eleitorais; Falhas formais versus irregularidades graves; Jurisprudência recente da Justiça Eleitoral; Consequências da rejeição da prestação de contas; Devolução de recursos ao Tesouro Nacional; Sanções para candidatos, partidos e administradores financeiros; Responsabilidade técnica do Profissional da Contabilidade e Boas práticas para uma prestação de contas segura.
Inscrições no endereço: https://www1.cfc.org.br/evento?HZU

 

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS