O Conselho Federal de Contabilidade, através da Portaria CFC n.° 218/16, de 17 de novembro de 2016, instituiu a Comissão Administrativa do Exame de Qualificação Técnica para Peritos Contábeis. A Coordenadora será a Conselheira do CFC Sandra Maria Batista, além dela, integram o grupo: Adriel Ziesemer, Erlene Alves Arruda, José Antonio de França e Paulo Cordeiro de Mello.
O Exame de Qualificação Técnica para perito contábil tem por objetivo aferir o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional, e sua aprovação assegura ao Contador o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para realizar a prova do EQT para perito, o Contador deverá estar em dia com suas obrigações no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.
Compete à Comissão estabelecer as condições, formato e conteúdo do EQT; sanar dúvidas do Exame; zelar pela confidencialidade do Exame e pelos seus resultados; emitir relatório; e decidir, em primeira instância administrativa, sobre os recursos apresentados.
O exame para peritos, previsto para acontecer no segundo semestre de 2017, está de acordo com o disposto na Norma Brasileira de Contabilidade (NBC PP 02), que delibera sobre o Exame de Qualificação Técnica e prevê, no item 4 da norma, a criação de uma Comissão Administradora de Exame.
Com informações da Comunicação do CFC
Marli Nascimento
Imprensa – CRC/MS
