CRC/MS Participa da Solenidade que Sancionou a Lei que Institui a Controladoria Geral do Estado de MS
Publicado em
Por Marli Nascimento

 controladoria-ms

 

O CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do MS participou da Solenidade que Sancionou a Lei que Institui a Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu neste dia 09/12/16, na Governadoria, na Sala de Reuniões do Gabinete do Governador, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, com a presença de membros da Rede de Controle da Gestão Pública de MS, representantes do Ministério Público Federal, da Receita Federal do Brasil  e da Auditoria-Geral do Estado.

 

A entidade foi representada pelos vice-presidentes: Contadora Maria Leny Adania de Sylos – Vice Presidente de Registro e  Coordenadora do  PVCC/MS – Programa de Voluntariado da Classe Contábil no Mato Grosso do Sul representando o Presidente do CRC/MS, CT Ruberlei Bulgarelli; a  Contadora Tânia Regina dos Santos Machado  – Vice Presidente de Administração, o Contador Alcyr Moreira Fernandes   Vice Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina e a Contadora Drª  Iara Sonia Marchioretto – Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional.

 

O Governador  do Estado, Reinaldo Azambuja sancionou a lei, justamente, no Dia Internacional de Combate à Corrupção (09/12) e, em sua fala, explicou porque “……este ato não significa simplesmente sancionar a lei, é implementar a Controladoria como ferramenta de proteção ao Estado…”.

 

A edição da lei coincidiu, ainda, com a divulgação, pela CGU – Controladoria Geral da União, da terceira edição da Escala Brasil Transparente  que  mede o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação. E, Mato Grosso do Sul que  já figurou entre as últimas colocações e na atual gestão recuperou posições no ranking recebeu, hoje, nota 10 em transparência.

 

 Os vice presidentes falaram  da importância  da instituição da Controladoria Geral do Estado para o CRC/MS, como órgão fiscalizador e que  integra, também, a Rede de Controle da Gestão Pública:

“Como partícipe da Rede de transparência acho que o objetivo foi concluído com a sanção da lei efetuada pelo Governador do Estado. Agora, nós queremos continuar no desenvolvimento desse trabalho. Então,  acredito que agora nós vamos poder participar da construção, da efetivação da Controladoria Geral do Estado,  pela Rede. E, isso é de suma importância porque estaremos participando da construção junto ao governo do Estado, vai dar transparência a todos os atos efetuados pelo Estado. Vice Presidente de Registro, CT Maria Leny Adania de Sylos

Efetivamente, a criação da Controladoria Geral do Estado traz mais segurança não somente para  o ente de gestão mas também para toda a população, que pode contar com uma equipe que resguarda a gestão e o patrimônio público” . Vice Presidente de Administração do CRC/MS, Tânia Machado.

 

“É muito importante para o controle dos gastos públicos e para nós, do Conselho, que fiscalizamos também a Profissão Contábil. É muito importante para todos nós cidadãos sul-mato-grossenses”, disse o Vice Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina: CT Alcyr Moreira Fernandes

 

“A Controladoria Geral do Estado como órgão autônomo do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul  vem para colaborar com a auditoria, com os tribunais de contas pelo principio da transparência que trouxe a Mato Grosso do Sul nota 10 em termos de transparência, hoje, no dia do combate a corrupção, não que todos os outros não deveriam ser dias de combate a corrupção, mas sancionar a Lei de Criação da Controladoria Geral do Estado representa mais um papel da autonomia e da perseverança do governo do Estado de Mato Grosso do Sul pela transparência dos processos e dos atos dos servidores públicos que vai de encontro ao ganho de transparência de todo o Brasil.” Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional: CT Iara Sonia Marchioretto

vice-presidentes-do-crcms

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRC/MS