Artigo: “Divagação Considerável - Como se Tornar Um Contador Diferenciado no Mercado de Trabalho?”

Dr-WilsonPor Wilson Marques Barbosa

A pergunta acima pelo menos uma vez já passou pela cabeça de todos os PROFISSIONAIS CONTABEIS. Para responder esta questão, vamos ao nosso dia a dia.

Quando você profissional de um escritório de contabilidade ou uma determinada empresa chega para trabalhar na segunda feira, qual o seu pensamento? A resposta de muitos é: “que essa semana termine bem rápido”. Se na terça feira a luz acabar no escritório qual é a sua reação? Muitos iriam dar graças a DEUS e rezar para a luz não voltar. Na sexta feira qual o seu maior desejo? Essa resposta seria unânime “que o dia acabe logo, amanhã é sábado”.

Após efetuar a análise acima, ou fazer novamente a pergunta: Como se tornar um CONTADOR diferenciado no mercado de trabalho? Um Contador diferenciado no mercado de trabalho, é aquele profissional que veste a camisa da empresa, valoriza o trabalho, procura ser objetivo, porem tenta conhecer todas as variáveis para tomar alguma decisão, é diferenciado, valorizado, ajuda a todos, já que seu trabalho é fruto da união entre departamentos. Esses são alguns pontos essenciais para obter êxito na profissão.

Conhecer algumas línguas, ou pelo menos inglês, ser graduado e fazer uma pós-graduação, hoje, é uma necessidade primordial, isto são apenas requisitos para concorrer a uma vaga de trabalho, porém ser determinado, conhecer bem a área do trabalho é diferencial.

Será que é tão fácil ser um profissional diferenciado? Por que todos nós não somos profissionais diferenciados? Existe alguma receita para ser esse profissional?

As respostas para as perguntas acima já foram respondidas por nós mesmos, quem nunca tentou se destacar no trabalho? Quem não gosta de receber elogios? Porém muitas vezes nos desanimamos e acabamos sendo profissionais normais, efetuando apenas as rotinas e querendo que a semana acabe mais rápido. O não reconhecimento de nosso trabalho nos leva a ser apenas um empregado e não um empreendedor.

Para mudar a situação, você, colega CONTADOR, vai começar a partir de hoje fazer o seu máximo, esquecer os elogios, os mesmos podem não vir, porém alguém vai estar te observando e em algum momento você será reconhecido. A semana vai ser levada como uma oportunidade de se destacar, na segunda feira, quando chegar ao trabalho, você vai olhar para o lado e pensar; “tenho uma nova semana para me destacar e ser um profissional diferenciado”.

Nem sempre conseguimos o êxito na primeira tentativa, porem quando nos esquecemos de olhar para trás e olhamos diretamente para o horizonte, enxergamos grandes oportunidades.

* Wilson Marques Barbosa – É Contador, Consultor e Auditor Independente, Docente aposentado da UFMS, Membro da Academia Maçônica de Letras do Estado de Mato Grosso do Sul (Cadeira Vitalícia Nº 37). Foi o primeiro Presidente do CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade de MS (gestão 1986/1989).

Nota.: O conteúdo do artigo publicado é de responsabilidade única e exclusiva de seus autores. O CRC/MS não se responsabiliza por artigos assinados ou de origem definida. Mesmo quando não publicados, os originais não serão devolvidos.