A Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC/MS tem como atribuições julgar preliminarmente, bem como determinar as diligências que entender necessárias para o julgamento dos processos de fiscalização, éticos e disciplinares abertos contra pessoas físicas, pessoas jurídicas, Profissionais da Contabilidade e Organizações Contábeis. Neste mês de setembro realizou duas reuniões para julgamento de processos: Reunião Extraordinária no dia 11/09 e Reunião Ordinária no dia 16/09.
Na Reunião Extraordinária no dia 11/09 foram julgados 31 processos, sendo 17 arquivados e em 14 aplicadas algum tipo de penalidade. E na Reunião Ordinária do dia 16/09/2015, com a participação de todos os seus membros efetivos: Contadora Maria Leny Adania de Sylos (Vice-Presidente), Contadora Andrea Fontoura, Contadora Catarina Aparecida Butinhol, Técnico em Contabilidade Edvan Bonetti, Técnico em Contabilidade Adão Dias de Oliveira, e apoio do Encarregado do Setor de Fiscalização, Contador Fernando Zanão, foram julgados 22 processos, sendo 13 arquivados e 9 com algum tipo de penalidade aplicada.
Os Conselheiros discutiram, também, sobre o andamento da Fiscalização Eletrônica, que substituiu procedimentos antes efetuados nos Escritórios de Contabilidade, em vigor desde janeiro de 2015, que possibilita que Organizações e Profissionais Contábeis atendam à fiscalização à distância.
Marli Nascimento
Imprensa – CRC/MS