Carteira Digital Está Disponível para os Profissionais da Contabilidade

Prática, gratuita e sustentável. Essas são as principais vantagens da carteira digital profissional adotada pelo Sistema CFC/CRCs. O documento pode ser adquirido por todos os Profissionais da Contabilidade com registro ativo em Conselho Regional. A versão foi lançada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em abril de 2019, por meio da Resolução n° 1566.

O CFC adotou esse formato para acompanhar a evolução tecnológica e se adequar à modernidade das carteiras já emitidas, como a Carteira de Motorista e outros documentos de identificação. Foi o pioneiro nessa modalidade.

Para aqueles que possuem os modelos físicos de carteira profissional mais recentes e com chip, o procedimento para obter a versão digital é simples. Basta efetuar o download do app CRCDigital, disponível nas plataformas digitais (App Store e Play Store), digitar o CPF e utilizar a senha do seu CRC ou do Sistema on-line do CFC.

Já os profissionais interessados no documento digital que possuem carteiras em modelos antigos, sem chip, e os novos contadores, aprovados recentemente em exame de suficiência, devem entrar em contato com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua jurisdição para coletar os dados biométricos e de imagem.

A aquisição da carteira digital não é obrigatória. Os dois tipos de documento, físico e digital, são válidos, contudo, somente o modelo eletrônico é gratuito. Conforme Resolução CFC 1.580/19, o valor da carteira física é de R$ 40,00.

Neste momento de limitação de contato social e de circulação de pessoas, a emissão das carteiras físicas está parada, o CFC está estudando todos os cenários, devido à pandemia, para dar início à confecção, tendo em vista a logística de impressão/confecção, envio aos CRCs e entrega aos profissionais. Já a carteira digital continua a ser confeccionada.

Em caso de dúvidas, os Profissionais da Contabilidade podem entrar em contato com o CRCMS, por meio do email: registro@cfc.org.br ou registro@crcms.org.br, fone: (67) 3326-0750 ramal 220.

Fonte: CFC – Conselho Federal de Contabilidade