CFC Promove Workshop sobre Diretrizes Curriculares, em Brasília-DF
Publicado em
Por Marli Nascimento

A Comissão Nacional de Educação Contábil do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai promover, nos dias 29 e 30 de abril, workshop para capacitação de multiplicadores das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O evento, que acontece em Brasília-DF, vai reunir dois representantes indicados por estado: um do CRC e um da Academia de Ciências Contábeis. O objetivo do evento é promover a formação de multiplicadores e ampla divulgação, discussão e alinhamento sobre as DCNs para o curso de Ciências Contábeis, visando sua implementação eficiente e padronizada nas instituições de ensino superior (IES).

Durante o workshop os multiplicadores trabalharão, em oficinas práticas, o material construído pela Comissão – “DCNs: Contribuições para o Desenvolvimento do Projeto Pedagógico de Curso (PPC)”. O PPC é um instrumento essencial no contexto da educação superior, responsável por expressar a identidade de cada curso e orientar sua organização, em consonância com as diretrizes institucionais e sociais. Dessa forma, trata-se de um guia estratégico para a construção de um ensino superior que não apenas responda às demandas do presente, mas também antecipe e molde o futuro, formando profissionais críticos, éticos, socialmente responsável com o desenvolvimento para sustentabilidade, e sobretudo, preparados para enfrentar desafios complexos em sua área de atuação.

Nesse contexto, a referida publicação elaborada pela Comissão de Educação tem por escopo, não apenas divulgar as novas diretrizes, mas também possibilitar que os coordenadores e professores possam se aprofundar em seu conteúdo, compreendendo como as DCNs podem transformar o ensino contábil e preparar os profissionais para atuarem com competência e responsabilidade em um mundo em constante transformação.

Por fim, aos multiplicadores serão cobradas as ações mensais das atividades desenvolvidas junto às IES e um indicador de atendimento das IES quanto às mudanças implementadas pelas novas DCNs.

 

 

Fonte: CFC – Conselho Federal de Contabilidade