Falha atinge novos e antigos usuários em diferentes versões do Windows; instabilidade dificulta o acesso ao programa de comunicação da Caixa
O Conectividade Social ICP v2, serviço da Caixa Econômica Federal para que empregadores se comuniquem com a instituição, está instável. Desde o último dia 15, relatos sobre falhas diversas no sistema têm ocupado redes sociais. Usuários relatam receber a mensagem “não foi possível estabelecer conexão com banco de dados” ao tentar acessar o serviço. O erro parece afetar tanto usuários já cadastrados quanto novos.
Em portais de contabilidade e departamento pessoal, muitas pessoas que já usam o Conectividade Social contam que não conseguem concluir ações na plataforma. Há relatos sobre erro ao enviar GFIP (a guia de Recolhimento do FGTS), gerar GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS), cadastrar certificado, entre outros serviços.
A mensagem que aparece é: “Não foi possível estabelecer conexão com banco de dados. Por favor, tente mais tarde.” De acordo com os comentários, a falha aconteceu em diversas versões do Windows (7, 10 e 11).
O que é o Caixa Conectividade Social ICP v2?
O Conectividade Social é uma plataforma criada pela Caixa Econômica para facilitar a comunicação com os empregadores. Com ela, donos e gestores de empresas podem trocar mensagens e arquivos com a instituição, além de ter acesso a serviços relativos ao FGTS.
O serviço foi lançado como um programa de instalação normal, mas, em sua segunda versão, virou uma aplicação web. A mudança fez com que a plataforma pudesse ser utilizada por mais pessoas, basta que ela seja acessada pelo navegador Chrome com a extensão Kriptonita instalada.
Além da extensão, para realizar o acesso é necessário ter certificado digital no padrão ICP-Brasil no computador. A documentação visa aumentar a segurança do Conectividade Social ICP v2, que ganhou protocolos de segurança e criptografia atualizados.
Fonte: Press Clipping Fenacon/ TechTudo