Conheça os 22 Trabalhos Científicos Selecionados e Expostos durante o XV Encontro Estadual de Contabilidade do MS
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Por Marli Nascimento

Trabalhos-Científicos-01

A décima quinta edição do Encontro Estadual de Contabilidade do MS, realizada pelo CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do MS nos dias 26 e 27/06/15, juntamente com o XXIII Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis de MS, em Campo Grande, trouxe uma inovação.

 Além de Palestras, Mesa Redonda e Stands dos Patrocinadores teve, também, Apresentação de Trabalhos Científicos no Formato Poster. Um espaço aberto, pela Comissão Organizadora, para que profissionais, professores e/ou alunos de graduação e pós graduação vinculados à instituições de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul pudessem  divulgar projetos e trabalhos de conclusão de curso resultantes de monografias, dissertações, teses ou artigos desenvolvidos, com temas relacionados à área contábil e/ou de negócios, permitindo, assim, a ampliação das discussões de cunho técnico-científico.

O período para inscrição de trabalhos aconteceu de 10 a 15/06/15 e 50 trabalhos, formato pôster, no tamanho 0,9 m de largura x 1,20 m de altura, foram inscritos e, dentre eles, uma comissão, composta pelos Professores: Neusa Oviedo, Milene Holanda Nantes, Sergio Almir Wachter, Eloir Trindade, Iara Sonia Marchioretto e Emanoel Marcos Lima avaliaram e selecionou os 22 melhores trabalhos, que foram expostos durante o dois dias do evento.

O Contador Ruberlei Bulgarelli – Presidente do CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do MS e a Professora Mestra Iara Sônia Marchioretto – Coordenadora da Comissão Organizadora do evento, da qual faz parte também: a Contadora Profª Neuza Oviedo Ramirez (UCDB), o Contador Prof. Sérgio Almir Wachter (UNIGRAN Dourados), o Contador Prof. Emanoel Marcos Lima (UFMS – Campo Grande), o Contador Adelino Meneguzzo (CRC/MS e Contadora Aldeíde Teixeira de Oliveira (entidade de Classe/SESCON/MS) ficaram entusiasmados com a adesão da comunidade acadêmica nessa primeira Exposição de Trabalhos Científicos e acreditam que no ano que vem haverá um número ainda maior de participantes.

O XV Encontro Estadual de Contabilidade do MS contou com o patrocínio das empresas Domínio Sistemas, Alterdata Tecnologia em Informática e Exactus Software. Apoiaram a realização o CFC – Conselho Federal de Contabilidade e o SESCON/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Periciais, Informações e Pesquisas no MS.

CONHEÇA, ABAIXO, OS TRABALHOS SELECIONADOS E SEUS AUTORES:


1. Tema: O Controle Interno e a Auditoria Como Instrumento de Apoio a Gestão das Pequenas e Médias Empresas

Autores: Vinícius Carvalho Silva e Eloir Trindade Vasques Vieira

Instituição de Ensino: UCDB

Resumo: A pesquisa tem por propósito, apresentar a importância do controle interno nas pequenas e médias empresas, com o objetivo de apresentar referenciais teóricos sobre controle interno e auditoria, incentivando a sua utilização nas empresas, como instrumento de gestão. A pesquisa é do tipo descritiva, realizada com levantamento bibliográfico e de dados.

 

2. Tema: A Auditoria Interna e o Controle Interno Como Aliados no Crescimento da Organização

Autores: Vana Aparecida Torres Coronel e Eloir Trindade Vasques Vieira

Instituição: UCDB

Resumo: A Auditoria Interna está a cada dia mais sendo utilizada na empresa como busca de auxilio a gestão, visando à autenticidade e a segurança nas informações, auxiliando assim seu crescimento. Trata-se de pesquisa descritiva. O estudo foi realizado com levantamento bibliográfico e de dados.

O estudo realizado apontou a importância e a necessidade de se adotar medidas preventivas e contínuas de implantação de um setor de auditoria interna, controle e prevenção de riscos, na organização, sejam estas administrativas, financeiras, operacionais, recursos humanos, fiscais ou contábeis. Evidencia-se também que mesmo diante das inúmeras definições encontradas a respeito da auditoria interna, enfatizadas pelos mais diversos autores, ainda existem resistências por parte das organizações em adotar esta importante ferramenta.

Evidenciou-se através de referencial bibliográfico que as probabilidades de acertos nas tomadas de decisões para as empresas que possuem um controle interno bem estruturado são maiores, tanto na avaliação dos lucros ou prejuízos como na sobrevivência empresarial, em comparação a  outras empresas que não efetuam controle de suas ações.

 

3. Tema: Custos Globais e Parciais no Sistema Produtivo do Agronegócio

Autores: Lucelia da C.N.Tashima, Eloir Trindade Vasques Vieira Denilson de Oliveira Guilherme

Instituição de Ensino: UCDB

Resumo: O objetivo da pesquisa foi diferenciar os custos, global e parcial da atividade rural dentro da gestão da empresa rural. A pesquisa é descritiva e os dados coletados do MAPA, por levantamento bibliográfico. O resultado do custo global de produção permite o conhecimento do sistema de cultivo, do uso de máquinas e implementos agrícolas, das mudas e sementes, insumos e fertilizantes, animais, crédito rural, da comercialização e de outros serviços que geram a informação de controle gerencial. Portanto o custo é um indicador importante na avaliação dentro do processo de produção e que pode ser transformado em benefício quando utilizado para decidir estrategicamente sobre os investimentos na propriedade rural.

4. Tema: Impactos da Lei N 12.973 no Cálculo dos Juros sobre Capital Próprio

Autores: Jéssica de Morais Lima e Neusa Oviedo Ramirez

Instituição de Ensino: UCDB

Resumo: Os juros sobre o capital próprio se apresentam como um dos instrumentos de planejamento tributário que foram revogados pela Lei 12973/14, resultando em diferenças entre os resultados contábeis e os tributários. A Lei supracitada estabeleceu uma nova base de cálculo dos juros e a pesquisa busca evidenciar as diferenças entre o uso ou não desta opção tributária. O método será a adoção de um estudo de caso, baseado em hipóteses. Pelos resultados, tem-se que o aproveitamento tributário é temporal, são representados no período de reconhecimento e no futuro serão anulados.

 

5. Tema: Mensuração de Ativos Biológicos pelo Método de Custo Histórico e Valor Justo na Pecuária Leiteira

Autores: Eloir Trindade Vasques Vieira e Luis Carlos Vinhas Itavo

Instituição de Ensino: UCDB

Resumo: Em várias atividades rurais a mensuração dos ativos era somente efetuada pelo custo histórico. Com as adequações das normas contábeis aos padrões internacionais da contabilidade, o valor justo dos ativos biológicos e produtos agrícolas tem sido apresentado como medida de avaliação. A pesquisa é do método descritivo, baseado em levantamentos bibliográficos e documental. Há anos os ativos biológicos eram mensurados pelo custo histórico. Com o CPC 29, fica claro que quando houver mercado ativo do produto biológico ou produto ativo, pode ser usada a mensuração pelo valor justo.

 

6. Tema: Constituição de Entidades Sem Fins Lucrativos

Autores: Beatriz Torres Cornochione; Jéssika Silva Candelário; José Luiz Bueno Mendes; Roseni Aparecida Pereira de Macedo e Tania Regina dos Santos Machado

Resumo: A pesquisa realizada pelos estudantes do 2º e 3º semestres do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Campo Grande – FCG, e  teve o intuito de aprofundar o conhecimento com base nas formas de constituição e o roteiro seguido para a constituição e a abertura de uma Entidade Sem Fins Lucrativos (ESFL) da área educacional (creche). O estudo reuniu a teoria e a prática na prestação desse serviço feito pelo contador, abordando também as Normas Internacionais da Contabilidade aplicada nas ESFL, oferecendo um diferencial além do que foi pedido na estrutura da Atividade Prática Supervisionada.

O presente estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica na área especializada com entrevista em escritório contábil, com o intuito de elencar e diferenciar as classificações de Entidades que estão descritas no Código Civil como pessoas jurídicas de direito privado.

Ao longo da pesquisa, a definição de cada tipo de Pessoa Jurídica foi importante para entender as diferenças entre cada uma e de tal modo iniciar a devida classificação de uma entidade sem fins lucrativos, finalizando no entendimento de que as Entidades Sem Fins Lucrativos podem ser constituídas como Associações e Fundações. Além disso, de acordo com o sub tema, entre essas duas classificações as ESFL, do ramo educacional, serão classificadas somente como associações, portanto iniciamos aos procedimentos práticos de constituição da entidade, nos sites oficiais, formulando um manual de como a constituir.

Nesta parte, pode-se comprovar com o que foi explicitado em uma das entrevistas, a dificuldade em se atender as três esferas de legislações, pois nosso endereço foi negado em um dos sites, mas em outro estava liberado, assim identificando uma certa divergência de comunicação entre os sites. Além disso, em relação às normas internacionais, constatou-se por meio do comparativo com as entrevistas, que o profissional contábil e estudantes, devem estar sempre buscando a atualização e ser éticos conforme as legislações vigentes. Averiguamos que o conteúdo é demasiado extenso podendo haver mais pesquisas acerca do tema, abordando além da sua constituição, inscrições em órgãos para obtenção de recursos financeiros do Governo.

 

7. Tema: Uma Simulação Empresarial: A Responsabilidade do Profissional Contábil

Autores: Glauciane Gomes Garcia; Luciana Roberta Araujo da Costa;  Paula Cristina Ortiz Santos e Roseni Aparecida Pereira de Macedo

Instituição de Ensino: FCG

Resumo: O estudo realizado pelos estudantes do 6º e 7º semestres do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Campo Grande – FCG, resultou em simular a realidade empresarial, por meio do SOE – Simulação de Orçamento Empresarial. Neste diapasão, possibilitou a vivência do processo de elaboração do orçamento empresarial típico das empresas. Um meio de reflexão crítica sobre os fundamentos teórico-técnicos das disciplinas da área de finanças cursadas durante o Ensino Superior em Ciências Contábeis.

As equipes de estudantes, no jogo, representam a equipe de orçamento da empresa – elas mesmas definiram o nome fantasia – e elaboram o orçamento empresarial em todas as suas etapas a partir dos dados da empresa fictícia e das definições conceituais disponibilizadas na plataforma do simulador. Tal estudo se refere a “empresa”: Fertilizantes Eureka Ltda, criada com o intuito de desenvolver soluções minerais para plantas e solos e suprir as necessidades nutricionais.  A pesquisa é bibliográfica.

O caminho que foi desbravado na realização deste jogo, mostrou-se novo e abrindo outras opções de estudo, solicitando tomadas de decisões que nem sempre foram as mais corretas. No entanto, temos a plena consciência que foi um processo que servirá como base para muitas realizações em nossas vidas profissionais e pessoais, pois proporcionou um entendimento melhor sobre o desenvolvimento de um empresa e todos os processos envolvidos, através da base do estudo e da força de equipe.

A cada etapa do jogo o envolvimento com os conteúdos das disciplinas cursadas no curso de ciências contábeis foram ficando evidentes e visualizamos a importância da teoria e a sua aplicabilidade. Aprendemos como atuar de forma reativa e proativa, bem como resolver problemas.  Ficou evidenciado que a simulação através do jogo empresarial é um exercício que prepara os indivíduos para a vida empresarial exercitando as habilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral, como: autodisciplina, comprometimento, sociabilidade, efetividade, valores morais, preocupação com o meio ambiente e espírito de equipe.

 

8. Tema: Contabilidade de Custos Aliada ao Contexto Rural

Autores: Jonathan Paulo Pinto Cordeiro e Roseni Aparecida Pereira De Macedo

Instituição de Ensino: FCG

Resumo: A pesquisa realizada resultou no trabalho de conclusão de curso da Faculdade Campo Grande – FCG, no curso de Ciências Contábeis.  O estudo abordou o tema contabilidade de custos aliada ao contexto rural. Priorizou definir a contabilidade, seus métodos e sua aplicabilidade no âmbito rural, a fim de poder apoiar os administradores no processo de tomada de decisão, subsidiando-os com informações precisas e oportunas.

Com o conhecimento da teoria relacionado aos custos, o presente esboço fez a aplicação dentro de uma experiência em uma propriedade rural, vivenciada pelo pesquisador, especificamente em uma fase da pecuária, a engorda de bovinos, destinado ao abate. Com os resultados obtidos foi possível analisar vários pontos importantes, dentre eles saber o quanto é gasto para se produzir um boi pronto para o abate. O presente estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo.

A competitividade do mercado brasileiro e mundial exige que o produtor se recicle, reorganize suas estratégias contábeis, inove em suas táticas de produção e de gerenciamento da propriedade rural para seu maior desempenho como gestor. Consequentemente, a qualidade de seus produtos e a melhor gestão do agronegócio maximiza os lucros do produtor rural, potencializa seu crescimento e impulsiona a agroindústria brasileira, tornando o país uma potência produtiva, tecnológica e modelo de gestão do agronegócio.

Saber qual o custo do produto em tempo real dá a possibilidade de tomar a decisão mais adequada no momento em que o animal atingiu o peso de abate. É possível responder algumas questões que geralmente aparecem neste momento, como por exemplo: É melhor vender agora, que o boi atingiu um peso de 17 arroba e o preço da arroba está valorizada ou é melhor esperar este boi atingir 18 a 19 arrobas e correr o risco desta arroba baixar o seu valor? Essa é uma das diversas perguntas que podem ser respondidas através da análise de custo.

 

9. Tema: Ética Profissional: A Percepção dos Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário da Grande Dourados

Autores: Ana Carolina Fink Garcia; Rafael Laurindo dos Santos; Thamiris Pereira Soares; Reginaldo José da Silva e Fábio Mascarenhas Dutra

Instituição de Ensino: UNIGRAN Dourados

Resumo: O artigo foi desenvolvido por meio de questionário que foi aplicado aos acadêmicos do curso de curso de ciências contábeis do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), para mensurar o conhecimento dos acadêmicos a respeito da conduta ética na profissão  disciplina na matriz curricular do curso de graduação em ciências contábeis.

Conforme Lisboa (2012), ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo. Pode-se ainda, definir o termo como sendo um  ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.

Diante de tantas situações que ocorrem na atualidade, frequentemente estão inseridos na mídia assuntos que relatam fatos antiéticos nas organizações e nos relacionamentos em sociedade; por essa razão, os estudos sobre ética estão em evidência no meio acadêmico (BOFF, et al 2010). O objetivo deste artigo é verificar o nível de percepção dos acadêmicos do curso de ciências contábeis  com relação a importância da disciplina no curso de graduação.

A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, de caráter exploratório-descritiva, tendo como estudo de caso, no curso de ciências contábeis, no centro universitário da grande Dourados, situada na cidade de Dourados-MS. A coleta de dados foi viabilizada por meio de um questionário  semiestruturado  com o perguntas abertas e fechadas aos acadêmicos do 1º , 3º , 5º  e 7º semestre do curso de ciências contábeis do centro universitário da grande Dourados.

Com o decorrer deste trabalho pode-se identificar que o conhecimento dos acadêmicos do curso de ciências contábeis do Centro Universitário da Grande Dourados, a respeito da disciplina de ética profissional no decorrer da graduação, que a disciplina ética profissional influencia na interpretação e no entendimento dos acadêmicos quanto a sua profissão. Observa-se que a população da amostra coletada possui a dificuldade regular, em sua maioria e que para os demais o conhecimento obtido são suficientes para sua formação profissional.

Mesmo o acadêmico mais participativo no decorrer da sua graduação é necessário utilizar de ferramentas como artigos científicos , livros e material on line para entender sobre o assunto e assim colocar em pratica durante a graduação e durante o percurso profissional.

 

10. Tema: A Conduta Etica no Relacionamento Entre os Profissionais da Contabilidade no Municipio de Fátima do Sul/MS

Autores: Alessandro Teixeira Postaue; Helton Heiji Otani; Josimar Souza dos Santos; Reginaldo José da Silva e Fábio Mascarenhas Dutra.

Instituição de Ensino: UNIGRAN Dourados

Resumo: O código de ética está relacionado a situações que surgem e exigem do profissional contábil uma percepção natural do ser humano, distinguindo o bem do mau, o justo do injusto, o honesto do desonesto, aplicando-se além da ética já existente em nossas relações humanas, apoiado no código de ética profissional, próprio do contador, onde são colocados a prova sua qualidade, quanto à questão de companheirismo, adquiridos em família e no universo acadêmico. Dentro do estudo do comportamento ético inserido na contabilidade, deparou-se com muitos fatos inerentes de suas atividades, desde sua relação com empresas e clientes de pequeno porte até aos proprietários de multinacionais renomadas no mercado nacional e exterior.

A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, de caráter exploratório-descritiva. A coleta de dados foi viabilizada por meio de um questionário semiestruturado composto por 22 questões baseadas na escala de Likert, aplicado à 31 profissionais atuantes na área da contabilidade independente do setor ao qual faz parte.

Ao decorrer deste trabalho foi observado que os contadores com mais tempo de atuação na área estão mais preocupados com a concorrência em si, do que com a predisposição em auxiliar o outro a crescer, o que também interfere para que a área contábil também cresça.

Mesmo aqueles que já obtêm um nível de conhecimento mais abrangente e profundo, tem certo receio de repassar aquilo que sabe, já aqueles que são auxiliares em seus escritórios, se dispõem mais em ajudar, pois de certa forma por serem subordinados não tem o enfoque de que o outro é meu concorrente e sim meu colega de trabalho.

 

11. Tema: A Importância do Mark-Up na Formação de Preço

Autores: Paulo Roberto Barreto de Souza; Iara Sônia Marchioretto e Marcos Zambeli da Silva.

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: Esse estudo tem por objetivo mostrar a importância do Mark-up na formação de preço de venda, varias empresas por não saberem utilizar o método correto, acaba sendo enganadas pelo seu próprio calculo. Muitos desses empreendimentos nascem sem ter um coerente planejamento e é acompanhado da falta de análise de fatores que influenciam seu crescimento, dessa forma acabam por vir á falência muito cedo.

 

12. Ética e Moral do Perito: A Importância da Veracidade do Laudo Pericial na Tomada de Decisão.

Autores: Ana Olinda Dresch; Iara Sônia Marchioretto e Milene Holanda Nantes

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de abordar os aspectos que levam um perito contábil a utilizar-se da ética e da moral para que seja elaborado um laudo verídico, e mostrar que mais vale ser um profissional  responsável pelo que está determinado a fazer do que se corromper e perder todo seu histórico profissional, juntamente com suas conquistas já obtidas no mercado.

A presente pesquisa será de caráter analítico e bibliográfico, visando estabelecer um vínculo entre a bibliografia e atualidades relacionadas ao meio-ambiente, sobretudo a defesa dos interesses difusos e coletivos. Os materiais compulsados para a realização da pesquisa, são processos administrativos, documentos, laudos, além dos livros técnicos, artigos científicos, e legislação pertinente a matéria.

A presente pesquisa evidencia a importância do uso dos princípios morais e éticos e do conhecimento do perito sobre a matéria em litígio, essenciais para a elaboração do laudo pericial, com a finalidade de responder aos quesitos apresentados pelo juiz, em processos judiciais, ou pelas partes, em processos extrajudiciais, de modo que o laudo esclareça os fatos, que auxilie na tomada de decisão. O perito que, prestar informações indevidas responderá pelos danos causados às partes e poderá responder processo penal.

 

13. Tema: Planejamento Tributário Como Ferramenta para Redução de Impostos Sobre a Folha de Pagamento

Autores: Priscila de Oliveira Marchan; Iara Sônia Marchioretto e Milene Holanda Nantes

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: A matéria tributária nunca esteve tão em evidência como nos dias atuais.  No Brasil, por exemplo, a carga tributária cresceu significativamente nos últimos anos. O Planejamento Tributário é uma ferramentas que por meio lícitos contribui para  a redução dos tributos e assim maximizar o lucro da empresa. Esse estudo irá demonstrar e comprovar que, uma correta aplicação do Planejamento Tributário sobre os Impostos incidentes sobre a Folha de Pagamento pode levar a empresa desfrutar de vários benefícios quando o seu enquadramento estiver aplicado adequadamente.

O método utilizado foi o Indutivo, o trabalho iniciou-se através de pesquisa bibliográfica, analisando livros, instituições governamentais, coletas de dados, artigos e textos que fazem uma análise do planejamento e a redução de cargas tributárias nas empresas. Para análise dos regimes e escolha de melhor tributação, foi feita uma pesquisa de análise de dados e observação direta de uma empresa com atividade de comércio varejista cuja tributação atual é pelo Simples Nacional. A pesquisa foi efetuada em um escritório de contabilidade.

A carga tributária se minimiza quando se opta por um regime correto, é possível sim através de um planejamento reduzir o pagamento de impostos sobre a Folha de Pagamento, ou utilizar os encargos da Folha de Pagamento para reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro,  se uma empresa optar pela tributação adequada.

Vimos na prática o quanto é importante conhecer, planejar, entender e aplicar a melhor forma de tributação diante de longa análise contábil, e que o contador também é responsável pela a redução dos encargos sobre a Folha de Pagamento e sucesso financeiro da empresa.

 

14. Administração Financeira Analise de Crédito e Cobrança

Autores: Rosilene Cristovão Santa Rosa e Iara Sônia Marchioretto

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: O projeto a ser apresentado traz a importância da Administração Financeira e uma Política de Recebimentos utilizando como ferramenta o Fluxo de Caixa, como forma de controle Financeiro e a Baixa de inadimplências.

Neste projeto será utilizada num primeiro momento a metodologia de pesquisa bibliográfica, pois ira explicar o problema a partir de obras já publicadas, sendo sua finalidade de mensurar por diversos ângulos de autores distintos um mesmo tema. Em seguida será realizado pesquisas identificadoras de diferentes instrumentos, políticas e procedimentos utilizados de uma determinada empresa, baseando-se em analisar os pontos fracos e pontos fortes afim de identificar solução de menor índice de inadimplência.

Atualmente a gestão de contas a receber passou a ter uma maior importância para a alta administração das empresas. A estabilidade monetária dos últimos anos apresenta com maior clareza os resultados desta gestão. Não existe mais espaço para a ineficiência nesta área, pois ela é refletida automaticamente através do aumento da inadimplência ou aumento dos prazos de recebimento, diferentemente do passado, quando a inflação escondia as suas falhas através das distorções de valores e também de uma preocupação quase que exclusiva, por parte desta alta administração, na correção dos seus ativos financeiros.

 

15. Tema: Reforma Trabalhista e Previdenciária para Um Brasil Melhor.

Autores: Sidney Oliveira Sandim, Iara Sônia Marchioretto e Milene Holanda Nantes

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: A Reforma trabalhista e previdenciária tem sido nos últimos meses o centro das atenções, onde desde março de 2015 já foram aprovadas Medidas Provisórias  para alterar os benefícios de auxilio doença, seguro desemprego, pensão por morte e abono salarial, e futuramente sofrerá alterações na aposentadoria por idade e por tempo de serviço. O objetivo dessas mudanças, o governo federal visa fazer reduções de despesas dos cofres públicos. Pretende-se abrir novos horizontes e perspectivas para o desenvolvimento econômico do Brasil. Para diminuir o sistema fraudulento trabalhista atual.

O método utilizado para a elaboração dessa pesquisa foi baseada em diversas informações captadas de todos os meios de comunicação seja internet, jornal e revistas, destacando sempre o assunto título, analisando opiniões e ponto de vista de pessoas envolvidas no meio politico, social e econômico. As mudanças trabalhistas e previdenciárias trazem polêmicas e divergências no contexto em geral. Há muito tempo o governo federal vem sofrendo com preocupantes níveis de informalidade e a alta rotatividade de emprego. Com isso deixa de entrar bilhões aos cofres públicos  por arrecadação de impostos. Devemos também lembrar que o Brasil tem umas das maiores taxas tributárias e previdenciárias do mundo, onde o retorno ao contribuinte não faz jus ao que se paga.

 

16. Tema: E-Social: Voltado ao Empregador, Empregado e Empresa

Autores: Kamila Xarão Moreira e Iara Sônia Marchioretto

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: O governo federal na busca de informações concretas procura diminuir grande parte da sonegação de impostos ou uma boa parte delas. Para isso institui o Decreto nº 8.373 de 11 de dezembro de 2014, onde fala sobre o Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciarias e trabalhistas – E-Social. Tal sistema visa à unificação na prestação de informações referentes à escrituração das obrigações impressindiveis para folha de pagamento e tem por finalidade padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição. Logo outros procedimentos serão substituidos como, por exemplo, a guia de recolhimento do fundo de garantia – Gfip, Caged, Rais e Dirf.

O grande problema será na implantação e adequação das empresas. Mesmo elas não sendo baseadas em uma nova legislação, deverão reorganizar-se para cumprir as obrigações. Então surge a preocupação do porque muitas empresas, inclusive os escritórios de contabilidade, não estão preparadas para esse sistema. Será utilizado pesquisas bibliográficas, A pesquisa tem como objetivo mostrar as mudanças ocasionadas pelo Sped Social e ainda alertar as empresas como é necessário se adequar para acatar essa nova obrigação.

O Sped Social deve sanar diversos problemas diários com empresas, tendo como exemplo, admissões, férias e rescisões retroativas e em atraso, porque as informações serão entregues em tempo real. No entanto, as empresas estão preocupadas com essa realidade, pois mesmo acabando com algumas obrigações trabalhistas, com as quais já estamos habituados a entrega mensal, é inevitável mudanças, que por sinal poderão ser drásticas.

 

17.Tema: ST: Impactos do IVA Ajustado Sobre o Preço das Mercadorias Nacionais e Importadas.

Autores: Fernando Nascimento da Silva e Iara Sonia Marchioretto

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: Tramite calculo ICMS Substituição Tributária na compra de mercadorias “eletroeletrônicos” pelas empresas importadoras “produtos importados” e comparação com as alíquotas praticadas a produtos de origem nacional.

O método da pesquisa será bibliográfico e o material coletado para a sua realização, consiste em levantamentos de dados em sítios governamentais, empresas de eletroeletrônicos, por meio do estudo das notas explicativas e relatórios anuais da administração e fundamentadas na legislação e Regulamento do ICMS, atos do CONFAZ e publicações em artigos científicos, que possam apoiar os estudos e atingir os objetivos gerais e específicos da presente pesquisa, que pretende apresentar respostas sobre a tributação das mercadorias, em especial, eletroeletrônicos, dada a concorrência com outros estados vizinhos e o comercio internacional, barreira para novos entrantes.

A presente pesquisa tem como finalidade analisar e comparar condições tributárias nas duas condições de aquisições de mercadoria no estado de Mato Grosso do Sul, demonstrando a melhor condição de compra ao empresário. De acordo com os estudos apoiados na legislação do ICMS, a substituição tributária agregado ao IVA ajustado se traduz em um maior preço final ao consumidor que adquire a mercadoria importada e uma arrecadação menor aos cofres públicos estaduais.

 

18. Tema: Obrigações Acessorias

Autores: Alcindo Souto Godinho e Iara Sônia Marchioretto

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: As obrigações acessórias e sua carga sobre o contribuinte e o contador, nos tempos atuais todas as declarações são enviadas pela internet e alimentam com informações os governos municipais, estaduais e federal com inúmeras informações econômicas, financeiras e sociais de todos os setores da economia. O cumprimento de todas elas deve ser umas das maiores preocupações dos empresários e contribuintes, pois o descumprimento, na maioria dos casos, resulta em multas.

A metodologia utilizada neste estudo será totalmente bibliográfica. Este artigo apresentará leis que regem as obrigações acessórias e consulta ao CTN CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL, com ênfase em seu artigo 113, § 2º e § 3º.

A intenção deste artigo é atrair a atenção para a carga de responsabilidade que o contribuinte e o contador tem junto as obrigações que os governos estaduais municipais e federais impõe sobre os empresários, para o cumprimento das obrigações acessórias, os contadores devem elaborar um planejamento estratégico no sentido de estruturar-se para o cumprimento de forma correta e célere dos procedimentos necessários dos novos tempos. Temos que levar em consideração que desde o ano de 2008 a rotina dos escritórios contábeis vem tendo que se adequar a várias mudanças em consequência de entrada em vigor de novas legislações a respeito dos mais diversos assuntos, como: Nota Fiscal Eletrônica; Escrituração Fiscal Digital (ICMS-IPI e Contribuições); Escrituração Contábil Digital; FCONT; Adequação das Novas Normas Contábeis Brasileiras; Desoneração da Folha de Pagamento e outras mudanças de menor ou maior impacto para determinados segmentos.

 

19. Tema: Análise das Demonstrações Contábeis de Acordo com as Novas Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público

Autores: Daniele Santos da Silveira ; Iara Sônia Marchioretto e Marcos Zambeli

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: A Contabilidade, ciência social que tem por objeto o estudo do patrimônio das entidades, serve para subsidiar as tomadas de decisões, fornecendo informações para seus usuários externos. A Contabilidade Pública, um dos ramos da Contabilidade, segue a mesma orientação. O estudo dos demonstrativos evidencia como o Patrimônio Público é gerido, o que, aliado a transparência, corrobora para a fiscalização por parte dos órgãos de controle, bem como para o controle social realizado pelos cidadãos, como forma de participação na gestão pública.

O presente estudo será embasado nos aspectos normativos principais no que tange a Contabilidade Pública, sendo, a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 4.320/1964, a Lei Complementar  nº 101/2000, o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (5ª edição) e demais Portarias emitidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, como também, as disposições do Conselho Federal de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Infere-se, com essa pesquisa, a importância de aprofundar os conhecimentos nas novas normas aplicadas às demonstrações contábeis públicas, tendo em vista um maior esclarecimento para os stakeholders (parte interessada), pois, por se tratarem de regras de aplicação obrigatória, devem ser obedecidas. Mudanças causam certo desconforto e resistência em qualquer ambiente de trabalho, mas com a compreensão de como deve ser feito, o aprendizado se torna mais fácil aos usuários externos, bem como sua adaptação à nova prática contábil.

 

20. Tema: A Importância dos Papéis de Trabalho na Auditoria Independente

Autores: Bruno Carlos dos Santos e Iara Sônia Marchioretto

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: Nos trabalhos de auditoria, antes de o auditor emitir a sua opinião, deve reunir provas apropriadas e suficientes, aplicando os procedimentos de auditoria, conforme o planejamento e as circunstâncias, cuja realização e conclusões devem ser adequadamente documentados para suportar a sua opinião.  A sociedade reconhece a importância dos trabalhos de auditoria e tem-se verificado um mercado maior com exigências crescentes, o que requer do auditor externo, o ceticismo profisisonal e zelo, buscando incessante melhoria do desempenho profissional, de modo a realizar trabalhos de qualidade.

Para realizar a presente pesquisa, serão compulsados documentos, exames, relatórios, que serão examinados e consultados com base na metodologia de pesquisa exploratória, combinada com o método bibliográfico que sustente uma base teórica e relevante sobre o tema a desenvolver. Serão pesquisados, livros técnicos, artigos científicos, normas, entre outras bases científicas e dados oficiais e secundários que ofereçam referenciais teóricos para os estudos.

Concluímos que os papéis de trabalho, são todas as informações, devidamente documentadas, que suportam as conclusões do auditor.   Os papeis de trabalho são fundamentais para que o auditor possa coordenar e executar os trabalhos de auditoria independente e oferecer à sociedade e ao contratante, conclusões fidedignas, fundamentadas pelos papeis de trabalho em conformidade com as Normas Brasileiras de Auditoria aplicáveis aos trabalhos de auditoria independente, de modo que possam ser compreendidos não apenas pelo auditor e sua equipe, como aos demais interessados e que possam ser certificados pela auditoria responsável pela Revisão da Qualidade.

 

22. Tema: Responsabilidade Social e Logística Reversa: O Tratamento Tributário dos Resíduos Sólidos e Sucatas.

Autores: Drielle Camila da Silva e Iara Sonia Marchioretto

Instituição: UNIDERP

Resumo: A caracterização da sociedade como de risco traz um componente interessante sobre desafio ambiental, a sustentabilidade e a responsabilidade social. No Brasil, o vilão do desenvolvimento são os impostos que incidem sobre a renda. O Governo por sua vez, busca aplicar cortes no orçamento, contudo, os municípios sofrem com a falta de investimentos em saúde, educação, infraestrutura – sobretudo o saneamento básico, no qual a coleta de resíduos sólidos ainda não saiu do papel.

Embora exista uma Lei que mencione prisão ao governante que deixar de atendê-la, há ainda o viés da economia solidária, em que pese a necessidade da população em coletar resíduos para gerar emprego e renda, há a preocupação com a exposição aos riscos de doenças relacionadas com o lixo.  Com isso, surgiram os entraves entre o desenvolvimento da economia solidária e a burocracia.

O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através da aplicação de questionários, tabulação de dados e análise dos resultados. Os questionários foram aplicados junto a sete funcionários de uma empresa de sucata.

Pela pesquisa, constatou-se  que a coleta seletiva é fundamental para destinação dos resíduos urbanos e gera benefícios futuros e renda. A coleta seletiva deveria ser feita nas residências e locais de trabalho, para melhorar a eficiência na separação dos resíduos. Tem-se que as sucatas deveriam ser imunes ou isentas de impostos, uma vez que a logística reversa representa a economicidade de recursos e quem ganha com isso é o governo, que economiza com as contratações das empresas de coleta de lixo (pagos em tonelagem transportada). A imunidade seria concedida ao Micro Empreendedor Individual e às Cooperativas que ao vender as sucatas, estariam contribuindo com o meio ambiente, governo, sociedade e desenvolvimento econômico e social.

 

22. Tema: Contabilidade Agropecuária: O Controle dos Custos Usando O Modelo ABC

Autores: Anderson Gomes da Silva e Iara Sônia Marchioretto

Instituição de Ensino: UNIDERP

Resumo: A pesquisa trata da contabilidade agropecuária, o controle e os custos, usando o método do Custeio Baseado por Atividades. O método da pesquisa é bibliográfico com simulação de ferramenta gerencial, para controle dos custos de produção, segregados na era do rebanho. O método ABC tem por objetivo conhecer a viabilidade da cria, recria e engorda, por meio da customização e alocação dos custos por processos, estabelecendo  indicadores ou vetores para medir a produção e os custos.

Trabalhos-científicos-02

 

 

Membros da comissão examinadora durante o exame dos trabalhos, em reunião no dia 18/06/15.
Membros da comissão examinadora durante o exame dos trabalhos, em reunião no dia 18/06/15.

 

 

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRC/MS