CRC/MS Aborda Burocracia, Tributação e Obrigações Acessórias Durante Workshop

“...A medida que o Sindicato chama a sociedade para discutir, ele vê não só o lado do Estado mas tem também uma visão do pensamento dos vários segmentos e um retorno do impacto que as decisões do Estado tem na sociedade...”. Contador Ruberlei Bulgarelli, Presidente do CRC/MS (Foto: SINDFISCO)
“…A medida que o Sindicato chama a sociedade para discutir, ele vê não só o lado do Estado mas tem também uma visão do pensamento dos vários segmentos e um retorno do impacto que as decisões do Estado tem na sociedade…”. Contador Ruberlei Bulgarelli, Presidente do CRC/MS (Foto: SINDFISCO)

O Conselho Regional de Contabilidade do MS marcou presença no 1º Workshop “Pensando a Administração Tributária” promovido pelo SINDIFISCO/MS – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul,  no dia 10/03/16, através do Presidente da entidade, Contador Ruberlei Bulgarelli e do Vice Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Contador Alcyr Moreira Fernandes.

Realizado no auditório do Sindicato Rural, em Campo Grande, o evento teve por objetivo debater temas que contribuam para o fortalecimento da Administração Tributária, através do surgimento de ideias, propostas, críticas e sugestões relacionadas com a política tributária estadual e ao combate à sonegação.

O Contador Ruberlei Bulgarelli, Presidente do CRC/MS participou do Painel “Perspectivas das Administrações Tributárias no Contexto de Mudanças Conjunturais e no Enfrentamento da Crise Econômica”. Ao usar a palavra centrou sua fala em 03 pontos absolutamente importantes: burocracia, tributação e obrigações acessórias.

Em relação à burocracia, enfocou a necessidade de se reduzir a alta carga burocrática existente no Estado, principalmente no tocante à legalização de empresas, nos processos de abertura, alteração e baixa. Também a necessidade de o Estado oferecer capacitação a seus funcionários para melhor atender aos contribuintes, melhor atender aos Profissionais da Contabilidade.

Concernente à Tributação, abordou os recentes aumentos de tributos ocorridos que, além de penalizar os contribuintes, podem ocasionar efeito contrário ao pretendido, “…como dizem “o tiro pode sair pela culatra”, pode se arrecadar menos do que se pretende aumentando os impostos e, mais ainda, aumentar a inadimplência e a sonegação, enquanto que se o Estado reduzisse os tributos haveria a ampliação da base de contribuição e consequentemente um aumento natural da arrecadação..”, afirmou o presidente.

E no tocante às Obrigações Acessórias questionou o número absurdo e desnecessário de obrigações existentes quando muitas poderiam ser excluídas e/ou se fundidas em outras já existentes, e ao contrário a cada dia surge uma nova, o que sobrecarrega a categoria contábil e dificulta a realização do trabalho. Questionou principalmente, a criação da recente DeSTDA – Declaração Eletrônica de Substituição Tributária, Antecipação e Diferencial de Alíquota que, segundo ele, poderia ser incluída dentro do Projeto do SPED.

O Presidente Ruberlei Bulgarelli considerou brilhante a ideia do evento e parabenizou o SINDIFISCO/MS pela idealização e realização do 1º Workshop “Pensando a Administração Tributária” porque “a medida que o Sindicato chama a sociedade para discutir, ele vê não só o lado do Estado mas tem também uma visão do pensamento dos vários segmentos e um retorno do impacto que as decisões do Estado tem na sociedade; e isto é positivo porque a longo prazo pode proporcionar  a diminuição dos tributos e  adoção de uma carga tributária mais justa, o que consequentemente proporcionará uma maior arrecadação”.

Roberto T. Oshiro Júnior, 1º Secretário da ACICG, o Contador Ruberlei Bulgarelli, Presidente do CRC/MS e o Dr. Fernando Camillo, da FECOMÉRCIO.

Imprensa – CRC/MS