CRC/MS Adere ao Sistema de Fiscalização Eletrônica do CFC
Por Wesley

O CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul comunica aos profissionais que a partir de agora serão fiscalizados eletronicamente, em razão de projeto de Fiscalização Eletrônica desenvolvido pelo Sistema CFC/CRC’s em vigor desde janeiro de 2015.

A Fiscalização Eletrônica substitui procedimentos antes efetuados nos escritórios de contabilidade. As organizações contábeis e profissionais, a partir de agora, atenderão à fiscalização à distância, o que proporcionará maior efetividade, já que o fiscalizado preencherá as informações no momento em que for mais oportuno e não precisará, a princípio, dispor de espaço físico para atender à fiscalização do CRC/MS.

A Fiscalização Eletrônica também proporcionará aumento de produtividade, redução de custos, melhora na amostra de fiscalizados, além da maior agilidade no atendimento ao profissional. Os procedimentos a serem averiguados continuam os mesmos: Decore, Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, Escrituração Contábil, Demonstrações Contábeis, Perfil do executor de serviços fisco/contábeis, Alterações Contratuais do escritório, além de Perícia e Auditoria.

O procedimento para essa nova diretriz de trabalho é muito simples e divido em duas etapas. A primeira etapa da e-Fiscalização começa quando o profissional ou organização contábil fiscalizado receber um e-mail do CRC/MS contendo o número de agendamento, um link de acesso ao sistema online (http://201.33.22.217/spwms/sfi/), informações e instruções sobre o início e o prazo da fiscalização (10 dias) e não o fiscal.

A segunda etapa consiste na apresentação dos documentos solicitados pelo fiscal responsável. Os documentos deverão ser digitalizados, preferencialmente em formato pdf, e enviados pelo profissional ao CRCMS, pela internet. Outro ponto importante é que o usuário deverá preencher todos os dados em um prazo máximo de 15 (quinze) dias..

Em seguida, com base nas informações prestadas pelo profissional/empresa/entidade e/ou órgão público será feita a verificação do cumprimento da legislação no exercício da profissão contábil e dos parâmetros de fiscalização determinados pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade.

A fiscalização à distância, pode-se assim dizer, é uma ferramenta de evolução na recepção de informações. O Conselho Federal de Contabilidade busca cada vez mais ter uma fiscalização atuante e cumpridora do seu papel social de defesa dos interesses da sociedade.

O Conselho Regional de Contabilidade de MS, engajado nesse processo de aprimoramento e modernização busca acima de tudo o respeito e a colaboração de todos os profissionais de Mato Grosso do Sul.

Caso tenha recebido o e-mail comunicando a Fiscalização Eletrônica clique no link abaixo Ou acesse: http://201.33.22.217/spwms/sfi/. Será necessário que o Responsável Técnico acesse o Sistema com o uso de senha (a mesma utilizada para o acesso on-line). Caso não tenha a senha, poderá obtê-la no link “esqueci minha senha”.

CLIQUE AQUI

Caso não seja dado o aceite à Fiscalização Eletrônica, os procedimentos serão efetuados presencialmente pelo Fiscal.

A equipe da Fiscalização do CRC/MS está a disposição para esclarecimentos pelo telefone (67) 3326-0750 ramais 202 ou 205.

Seguem, abaixo, tutoriais com instruções, de como preencher as informações na e-Fiscalização:

1 – Primeira etapa, preenchendo a ficha fiscalizatória

2 – Segunda etapa, anexando documentos solicitados