CRCMS e SESCONMS Discutem com a Receita Federal o Atendimento ao Profissional Contábil

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade do MS e do SESCON/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias Informações e Pesquisas no MS estiveram reunidos no dia 18/01/19, com representantes da Delegacia da Receita Federal do Brasil de Campo Grande/MS.

A reunião que teve início, às 11h, contou com a participação da Vice-Presidente de Administração do CRCMS, Contadora Maria Leny Adania de Sylos; do Presidente do SESCON/MS, Contador Roberto Arruda Amorim; do Ex-Presidente e atual Suplente da Diretoria Financeira do SESCON/MS, Contador Francisco Pereira Gonçalves; do Delegado da Receita Federal do Brasil de Campo Grande, Edson Ishikawa  e da Chefe do CAC – Centro de Atendimento ao Contribuinte da Delegacia da Receita Federal do Brasil de Campo Grande/MS e Assistente de Gabinete, Analista Tributária Mara Lourdes Silveira Jara.

Solicitada pelo CRC/MS e SESCON/MS objetivou discutir o atendimento prestado pela Receita Federal de Campo Grande aos Profissionais da Contabilidade  no Centro de Atendimento ao Contribuinte e no Site da Instituição, mais especificamente, a falta de agendamento, pois o atendimento para solicitação de serviços na Receita Federal é todo feito mediante agendamento através do site e,  nos últimos meses, os profissionais não estavam conseguindo efetuar o agendamento em razão de falta de agenda por parte da Receita Federal.

“…Principalmente, agora, neste mês de janeiro, devido ao prazo para opção e adesão ao Simples Nacional, os Profissionais da Contabilidade não estavam conseguindo efetuar agendamento em tempo hábil. Mas, conversamos com o Delegado Edson e com a Mara e eles nos explicaram que a falta de contingente de pessoal motivada por férias sobrecarregou a própria Receita Federal porém, prometeu-nos que os serviços de agendamento para Regularização fiscal e Cadastral seriam ampliados.” explicou a Vice-Presidente do CRC/MS, Maria Leny.

O Presidente do SESCON/MS, Contador Roberto Amorim enfatizou a boa vontade da Receita Federal em resolver os problemas “…o atendimento, realmente, está comprometido e nós levamos este problema para a Receita e eles se mostraram bastante sensíveis às dificuldades que os profissionais estão enfrentando e nos informaram que, agora, com o retorno dos funcionários e do Delegado Adjunto o qual também estava de férias, vão buscar alternativas para melhorar isso para a categoria. Eles estão preocupados e dispostos a solucionar essa questão”.

Além do atendimento aos profissionais foram discutidos outros assuntos de interesse da classe contábil e também a realização do Programa “Declare Certo 2019” que visa passar informações e orientações aos contribuintes sobre o preenchimento correto da Declaração de Imposto de Renda.

Imprensa – CRC/MS