CRCMS Integra Organização do “IX Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal” e “Seminário Interamericano de Contabilidade”
Publicado em
Por Marli Nascimento
CRCMS Integra Organização do “IX Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal” e “Seminário Interamericano de Contabilidade”

 

 

 

O Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – CRCMS faz parte do grupo destacado junto ao CFC – Conselho Federal de Contabilidade, que compõe as regiões Centro-Oeste e Norte, um grupo que se reúne para debater assuntos pertinentes à Classe Contábil, levando as questões regionais para estudos e soluções conjuntas. Com o tempo, pela importância dos estudos ligados a Sustentabilidade e a Contabilidade Ambiental foi criado o “Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal”, que acontece a cada dois anos, em cidades das regiões Centro-Oeste e Norte.

 

 

Nos dias 30 e 31/10 e 01/11/2019, foi realizado o “IX ECAL – Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal” juntamente com o “Seminário Regional Interamericano de Contabilidade” na cidade de Santarém, no Estado do Pará. Através de Palestras, Painéis e Feira de Negócios e Oportunidades, o evento discutiu a “A Prática Contábil para o Desenvolvimento Sustentável”. Foram debatidos temas de grande importância, tais como: contabilidade tributária, compliance, inovação e tecnologia da contabilidade disruptiva, educação e contabilidade internacional, com palestrantes renomados, nacionais e internacionais.

 

O Regional marcou presença com um estande divulgando o trabalho da entidade, onde estiveram atendendo os servidores Eder de Oliveira Brandão e José Luiz Santos; com a participação da Presidente do CRCMS, Iara Sônia Marchioretto, proferindo a palestra “Experiências Inovadoras e Práticas Tecnológicas”, no 5º painel, no dia 01/11 e com a participação do seu Conselho Diretor integrado pelos Vice-Presidentes: de Administração, Maria Leny de Sylos; de Controle Interno, Otacílio Nunes; de Fiscalização, Ética e Disciplina, Walter Bernegozzi e de Registro, Ruberlei Bulgarelli.

 

A Presidente Iara Marchioretto destacou a importância da participação do Conselho Diretor neste e em outros eventos: “é importante para o desenvolvimento da entidade CRCMS, pois através das ações de benchmarking, os conselhos regionais desenvolvem ações em prol da classe contábil, compartilhando conhecimento, experiências e novas tecnologias e boas práticas que se disseminadas, auxiliam a classe contábil no desenvolvimento das suas rotinas, com maior eficiência. As feiras de negócios oportunizam aos profissionais, conhecer novos produtos e serviços aos quais os profissionais da contabilidade de Mato Grosso do Sul, podem ter acesso”.

 

Além do IX ECAL, foi realizada no dia 31/10, a Reunião do Grupo de Presidentes das Regiões Centro-Oeste e Norte para tratar de questões inerentes às regiões, com a presença do Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, e os participantes realizaram um balanço das principais atividades do ano e, também, discutiram temas importantes para os trabalhos de 2020.

 

O CRCMS participou do evento, ativamente, através da Presidente, Iara Marchioretto, que é Coordenadora Adjunta do Grupo de Presidentes das Regiões Centro-Oeste e Norte e, juntamente com o Presidente Zulmir Breda, coordenou as atividades da reunião, enquanto a Coordenadora do Grupo, Ticiane Lima dos Santos, coordenava o Painel do Seminário Interamericano de Contabilidade.

 

O Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda falou sobre o tema dos eventos e sobre a participação do Profissional da Contabilidade no desenvolvimento sustentável: “O crescimento econômico e a estabilidade dos mercados financeiros dependem do desenvolvimento sustentável. E os Contadores estão se tornando uma força mais poderosa para a sustentabilidade. Isso se deve em parte à mudança para gerenciar e gerar relatórios com responsabilidade sobre todos os recursos de uma organização, incluindo seus recursos ambientais – não apenas suas finanças. Diversas pesquisas mostram que o risco climático é uma das principais preocupações de investidores, seguradoras, empresas e CFOs. À medida que esse risco aumenta, os contadores são mais exigidos para a promoção de conscientização, medição e o planejamento para o risco climático”.

 

Falando sobre o evento a Presidente do CRCMS, Iara Marchioretto, frisou a importância da participação dos profissionais: “O Contador 4.0 é o profissional tecnológico, disruptivo, e que deve se renovar a cada dia. Participar de Congressos, Seminários, Workshops é imprescindível para essa renovação. Atualizar-se profissionalmente é um dever do profissional da contabilidade perante a sociedade, escolher sua área de atuação e especializar-se nela, torna a atividade profissional gratificante, saudável, disruptiva. E aqueles que participam dos eventos promovidos para a classe contábil podem oferecer melhores consultorias, serviços e técnicas inovadoras para as empresas e usuários da contabilidade”.

 

“Pensamos na classe contábil e por isso, buscamos trazer bons palestrantes, as melhores tecnologias de trabalho e ensino para a profissão contábil, de forma que estejamos na vanguarda dos assuntos que permeiam a nossa profissão. E em breve, o Encontro de Contabilidade das Regiões Centro Oeste e Norte estará promovendo debates, oficinas e palestras, voltadas ao Agronegócio, perfazendo assim, as necessidades do nosso belo e rico Mato Grosso do Sul”, concluiu ela.

 

Os eventos foram uma promoção e realização do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins, do SESCON-PA e da AIC – Associação Interamericana de Contabilidade.

 

O Conselho Diretor do CRCMS em visita ao Estande do Regional: a Presidente Iara Marchioretto; o Vice-Presidente de Controle Interno, Otacílio Nunes; o Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Walter Bernegozzi; a Vice-Presidente de Administração, Maria Leny de Sylos e o Vice-Presidente de Registro, Ruberlei Bulgarelli.

 

 

A Presidente Iara, os Vice-Presidentes e os servidores que atenderam no estande: Eder Brandão e José Luiz Santos.

 

 

 

 

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS