CRC/MS Participa de Reunião para Validação do Sistema DECORE no CFC
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

Arquivo CFC
Arquivo CFC

O Encarregado do Setor de Fiscalização do CRC/MS, Contador Fernando Zanão e o Encarregado do Setor de Informática, Especialista em TI Wesley de Araújo Vieira participam, nos dias 22 e 23/03/16, na sede do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília, de reunião para validar o sistema da DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.

O sistema, que vai ao ar em abril, passou por uma série de ajustes, tornando-o mais confiável e ágil. Segundo informações do CFC, a Decore eletrônica foi aprimorada e adaptada mediante as sugestões de todos os Conselhos Regionais. Com a modernização, o Profissional da Contabilidade deverá fazer o upload dos documentos que comprovem o rendimento aferido na declaração na hora da emissão da Decore.

A Decore é emitida como comprovação de rendimento de pró-labore, distribuição de lucros, honorários, atividades rurais, extrativistas, comissões, renda de aluguéis, rendimento de aplicações financeiras, venda de imóveis ou móveis, aposentadoria e benefícios de previdência pública ou privada, do microempreendedor individual, declaração de imposto de renda de pessoa física, rendimentos com vínculo empregatício, rendimentos auferidos no exterior, renda recebida por padres, pastores e ministros religiosos, pensionistas, royalties, pagamento a autônomos cooperados e bolsistas.

Para cada uma dessas rendas, há uma lista de documentos que valem como comprovante e que agora estarão disponíveis para consulta online a partir da emissão do documento. Após a emissão da Decore, o sistema gera um número para a que instituição interessada possa conferir a veracidade do documento.

Participam da reunião, Diretores, vice-presidentes, chefes de fiscalização e profissionais da Tecnologia da Informação dos Conselhos Regionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

 

Com informações do CFC

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRC/MS