Gerar impactos positivos aos empreendedores, ao ambiente de negócios e à economia sul-mato-grossense em 2024. Com este propósito, o Sebrae/MS, em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, realizou nesta terça-feira (30) o evento “MS Empreende Mais”. A agenda contou com a apresentação do “Sebrae 360” – a estratégia da instituição para apoiar os pequenos negócios neste ano, além da divulgação do cenário econômico em âmbito estadual e assinatura de convênio para fomento à competitividade empresarial com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Representando os conselhos de classe, estavam presentes o presidente do CRCMS, Otacílio Nunes, o presidente do CRA-MS, Marcelo Gomes Soares, e a representante do Conselho de Relações Públicas, Tassiana Baldissera.
Ao pontuar sobre o cenário econômico e as ações em âmbito estadual que fortalecem o empreendedorismo, o governador Eduardo Riedel reforçou o potencial da economia de Mato Grosso do Sul neste momento, o que aumenta a confiança do empresário e de demais interessados em investir no Estado. “Queremos continuar esse processo de desenvolvimento, prosperidade, com os desafios que nós temos da qualificação. Continuar um Estado com baixíssima taxa de desocupação, desemprego, e para isso a gente precisa de parceiros. Nós temos grandes perspectivas para 2024, temos um Estado que tem sofrido um grau de investimento muito robusto por parte do setor privado”, disse.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, o setor produtivo e as diversas lideranças presentes no evento, como gestores municipais, presidentes de sindicatos rurais e associações comerciais, órgãos de controle, entre outros, formam uma importante rede de apoio às micro e pequenas empresas. Por isso, todos contribuem para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. “A casa está cheia, com pessoas que vêm aqui procurar conhecimento e esse é o nosso objetivo, conseguir levar o empreendedorismo aos nossos empresários e para nós traz muita alegria. O nosso intuito com o ‘MS Empreende Mais’ é causar impacto positivo para os empreendedores de todo o Estado”, destacou.
Os pequenos negócios representam 92,7% das empresas do Estado, somando mais de 276 mil empreendimentos, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). É com o foco nesta categoria que o Sebrae/MS atua, mostrando também a relevância do grupo para a economia. Esse compromisso se renova em 2024 com o “Sebrae 360”, a forma como a instituição atuará neste ano. Esse trabalho se dará a partir de duas frentes: a primeira, com ações voltadas para o cenário econômico e a inclusão produtiva, e, a segunda, com capacitações e o atendimento direto ao empreendedor por todos os “ângulos” e momento empresarial.
Algumas das ações do Sebrae para 2024 contemplam: Execução do programa Cidade Empreendedora em parceria com 36 Prefeituras Municipais; rodadas de negócios e parceiras com grandes empresas em busca de pequenos negócios fornecedores; estímulo à uma educação empreendedora junto a professores e alunos; eventos e ações voltadas para melhorar o turismo por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo; além do projeto inédito Territórios Empreendedores, onde a entrega principal é viabilizar que os municípios de Mato Grosso do Sul tornem-se carbono neutro, além do apoio aos empreendedores do Pantanal.
Fomento a negócios inovadores
Durante o evento “MS Empreende Mais”, também houve a assinatura de convênio entre Sebrae e Semadesc, intitulado “Gestão Territorial Competitiva, Inovadora e Sustentável”. A iniciativa visa promover um ambiente público e privado propício à elevação da competitividade, para o desenvolvimento e fortalecimento de startups, empresas ecoinovadoras, empresas de base tecnológica e negócios tradicionais urbanos e rurais. O trabalho será executado até dezembro de 2024.
A parceria prevê a realização de estudos técnicos, capacitações, missões, visitas técnicas, projetos de desenvolvimento e consultorias que abordam as necessidades que precisam ser supridas para o aproveitamento das oportunidades em Mato Grosso do Sul. Para tanto, o convênio terá três eixos de atuação: “Desenvolvimento Econômico”, “Promoção e Fomento à Inovação” e “Estímulo à Sustentabilidade”.
Por: Sebrae/MS