CRCMS Participou do Debate do TCU sobre Prevenção à Corrupção
CRCMS Participou do Debate do TCU sobre Prevenção à Corrupção

A Diretora Executiva do CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do MS, Selma Cristina de Oliveira Silva; a Advogada Encarregada do Setor Jurídico e Assessora Jurídica, Sandrelena Sandim da Silva  Maluf  e o Encarregado do Setor de Contabilidade, Valter Gomes dos Santos, participaram da rodada de conversa  promovida pelo TCU – Tribunal de Contas da União com o tema “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção: Bate-papo com Conselhos de Fiscalização Profissional” realizada no dia 24/11/23, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TCU no YouTube.

Durante o evento foram discutidos assuntos de interesse mútuo para o aperfeiçoamento do controle e da gestão dos conselhos profissionais. Também foram tratados os mecanismos adotados pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de combate a fraudes e à corrupção; apresentado o PNPC – Programa Nacional de Prevenção à Corrupção com a abordagem do uso da plataforma e-Prevenção, a implementação das práticas previstas no PNPC e as possibilidades de atuação e participação direta dos conselhos federais na sensibilização e coordenação de ações junto aos conselhos regionais para a adesão ao Programa.

O PNPC  – Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, estratégia de integridade pública, é o mais abrangente programa de incentivo às organizações públicas brasileiras para adoção de boas práticas de enfrentamento da corrupção, com ênfase em mecanismos de prevenção.

Nasceu de uma iniciativa do TCU em conjunto com a Rede de Controle do Mato Grosso do Sul e se expandiu para todo o Brasil por meio das Redes de Controle nos Estados. Conta com o patrocínio do TCU e apoio da ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, ABRACOM – Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios, CNPTC – Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, CONACI – Conselho Nacional de Controle Interno, CNM – Confederação Nacional de Municípios e Rede de Controle da Gestão Pública.

Clique aqui e Conheça mais sobre o PNPC.

A Diretora Executiva do CRCMS, Contadora Selma Cristina de Oliveira Silva.