O CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do MS realizou nos dias 27 e 28, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o XVI Encontro Estadual de Contabilidade do MS e o XXIV Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis do MS, em Campo Grande, MS. O tema dos Encontros foi “Contabilidade – Um Instrumento de Gestão e Transparência no Setor Público e Privado”. A realização foi em parceria com o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, Sescon/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, Fundação Manoel de Barros e Uniderp.
Abrindo o primeiro dia de palestras, a Auditora do TCE/MS, Patricia Sarmento dos Santos, falou sobre “O controle do dinheiro público pelos municípios do Estado”. Na sequência, o Doutor em Ciências Políticas Robert Gregory Michener, proferiu a palestra “Em busca da Transparência e Combate à Corrupção”. A última apresentação da manhã foi do Cientista Econômico e Doutor em Educação, professor Valdemir Aparecido Pires, com o tema “Gestão Orçamentária Inovadora: Desafios e Perspectivas no Brasil”.
Na parte da tarde, foi a vez do Contador e Doutor em Administração Contábil e Financeira Silvio Aparecido Crepaldi proferir sua palestra sobre “Orçamento público”, seguido pelo Cientista Político e Consultor da Unesco, Márcio Canedo, com o tema “Transparência e Accontability no setor público”. Para fechar essa série de palestras, a Professora Contadora Oraide Serafim Baptista Katayama falou sobre as “Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Experiência no MS” ou Normas Governamentais de Auditoria – Caso de MS
Na parte da noite, houve a solenidade de abertura, com a presença do Presidente do CRC/MS, Ruberlei Bulgarelli, que declarou aberto o Encontro. Em seguida, a Coordenadora da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do CFC da região Centro-Oeste, Professora Patrícia Patrícia Castro, a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/MS, Doutora, Contadora e Professora, Iara Sônia Marchioretto e o Contador Carlos Augusto Farias fizeram uma apresentação sobre a Comissão Jovens Lideranças Contábeis de Mato Grosso do Sul. Na sequência, houve uma exposição sobre o Projeto Arara Azul, apresentada pela Presidente do Instituto, Neiva Guedes. Fechando a noite, o Palestrante Edgar Madruga expôs o tema “Como evitar as malhas fiscais”.
No segundo dia do evento (28), foi realizado o Fórum de de Perícia Contábil, com a exposição da Especialista Patrícia Pereira Castro sobre “Áreas de atuação e o Mercado da Perícia no Brasil e no MS em números”, do Professor Msc. Wilson Alberto Zappa Hoogsobre “Novas regras do CPC/2015 voltadas à Perícia” e da Perita Contábil Sandra Batista sobre “Cadastro Nacional de Peritos Contábeis e Inovações do Código de Processo Civil afetos a Perícia”.
O Painel “Tributação e Terceiro Setor” aconteceu durante a parte da tarde, com a palestra do Dr. Claudio Soerger Zaro sobre “Efeito Tributário na Configuração do Sistema de Remuneração Gerencial”, o Esp. Juliano Antunes Ramos, que falou sobre “ICMS Substituição Tributária – Alterações introduzidas pelo Decreto nº 14.359/2015 com alterações pelo Decreto 14.383/2016”, o Dr. Esmael Almeida Machado, com o tema “Auditoria tributária, tecnologia e contabilidade” e o Dr. Emanoel Marcos Lima, que expôs o tema “Contabilidade e Auditoria das Entidades do Terceiro Setor”.
