CRCMS Realizará o “XIX Encontro Estadual de Contabilidade do MS” . Confira Aqui a Programação Completa!
Publicado em
Por Marli Nascimento
CRCMS Realizará o “XIX Encontro Estadual de Contabilidade do MS” . Confira Aqui a Programação Completa!

 

Inscrições gratuitas no endereço: http://www1.cfc.org.br/evento?7FJ

 

 

O CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul convida os Profissionais da Contabilidade, Acadêmicos de Ciências Contábeis de demais interessados para participarem do “XIX Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul” e mais 08 sub-eventos. Serão abordados os principais temas contábeis da atualidade, em mais de 32h de programação.

 

 

Nesta edição, o evento será realizado nos dias 01, 02 e 03/10/19, no Auditório do SEBRAE/MS, localizado à Avenida Mato Grosso, 1661, Centro, em Campo Grande.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência no endereço: http://www1.cfc.org.br/evento?7FJ  . Podem ser feitas por sub-eventos, ou seja, o profissional poderá participar de todos ou escolher o conteúdo, dia e horário de sua preferência.

 

 

Mais informações no CRCMS – Rua Euclides da Cunha, 994, Jardim dos Estados, em Campo Grande/MS, Fone: (67) 3326-0750, Ramal: 212, e-mail: eventos@crcms.org.br. Confira, abaixo, a programação completa:

 

 

 

01/10/2019 – 13h às 17h30 – XXII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

12h30 – Credenciamento

13h – Palestra “Controle de Gastos com Pessoal”
Palestrante: Dr.Ronaldo Chadid – Corregedor-Geral Conselheiro do Tribunal de Contas do MS – TCE/MS. Graduado em Direito; Especialista em Direito Civil e Empresarial; Especialista em Direito Administrativo; MBA em Gestão Pública; Mestre em Direito do Estado; Doutor em Função Social no Direito Constitucional; Doutorando em Direito Administrativo; Professor de Direito Administrativo; Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Direito Público (biênio 2016-2018). É Membro Correspondente da Academia Paulista de Letras Jurídicas; Diretor da Sociedade Paulista de Direito Financeiro; Diretor da Sociedad Hispanobrasileña de Derecho Comparado; Membro da Sociedade Brasileira de Direito Financeiro.

 

 

14h – Palestra “Tópicos Ensejadores de Escriturações Irregulares”
Palestrante: Drª Patrícia Sarmento dos Santos – Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do MS – TCE/MS é Bacharel em Ciências Contábeis. Profissionalmente, ocupou os cargos de analista de custo, técnica contábil e contadora da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e do TRT 4ª Região – Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul. Foi também auditora do Ministério Público do Paraná e na Autarquia Federal DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral. Antes de assumir o cargo de Conselheira Substituta do TCE/MS, ocupava no Pará atribuição de mesma envergadura.

 

 

14h45 – Painel “Auditoria: Tecnologia da Informação a Serviço do Auditor Público e Privado”
Painelistas: Drª Edicreia Andrade dos Santos e Flávia de Oliveira Ribeiro


Edicreia Andrade dos Santos – Professora da ESAN/UFMS é Doutora em Contabilidade; Mestre em Contabilidade; Especialista Lato Sensu em Gestão Financeira de Negócios; Graduação em Ciências Contábeis e em História. Prestadora de serviços na área de Educação à Distância (EAD) com a elaboração de materiais didáticos e gravação de aulas para cursos de graduação e Pós-graduação. Experiência nas áreas administrativa, financeira e controladoria e auditoria interna.

Flávia de Oliveira Ribeiro – Auditora Estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do MS – TCE/MS é Mestranda em Contabilidade; Especialista em Gestão Pública Municipal e Administração Tributária e Graduada em Ciências Contábeis.

 

 

15h45 – Palestra “Indicadores de Acompanhamento Fiscal”
Palestrante: Dr. Célio de Lima de Oliveira – Mestre em Economia é Graduado em Ciências Contábeis e Direito e Pós-graduado em Direito Privado, Auditoria, Pericia e Controladoria. Atualmente exerce o cargo de Conselheiro Substituto – Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Atuou também como Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria Geral da União e foi Auditor Fiscal de Tributos Estaduais na Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco.

 

16h25 – Palestra “Confiabilidade das Demonstrações Contábeis e Auditorias Financeiras”
Palestrante: Felipe Cavassan Nogueira – Especialista em Gestão de Contas Públicas e em Finanças Aplicadas, com formação em Administração Pública é Acadêmico em Ciências Contábeis. Atualmente exerce o cargo de Auditor Estadual de Controle Externo no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul – TCE-MS, vinculado à área de fiscalização de demonstrações contábeis estaduais. Já exerceu o cargo de Auxiliar da Fiscalização Financeira no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE-SP. Possui experiência em fiscalizações de contratações públicas e prestações de contas de gestão e de governo.

 

17h – Intervalo – Coffee Break

 

01/10/2019 – 19h às 22h – XVI Fórum da Mulher Contabilista
19h – Solenidade de Abertura Oficial
19h50 – Talk Show “A Mulher Gestora”


Apresentadora: Drª Iara Sônia Marchioretto – Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste; Mestra em Gestão e Produção Agroindustrial é Contadora, Perita Contábil, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – CRCMS, Vogal da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul – JUCEMS, Docente de Cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de auditoria, custos e perícia, Analista de Regulação na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos – AGEPAN e autora do Livro “Regulação Econômica e Análise de Investimentos em Saneamento”.

Participantes: Palmira Leão de Souza e Ticiane Lima dos Santos


Palmira Leão – Professora da Faculdade Cathedral de Ensino Superior do Estado de Roraima é Mestra em Controladoria e Contabilidade. Atua na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis. É Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Roraima – CRC/RR.

Ticiane Lima dos Santos – É Doutora em Administração; Mestra em Administração, Graduada em Ciências Contábeis, Graduada em Pedagogia e Especialista em Metodologia do Ensino Superior em Ciências Contábeis e Auditoria. Docente de Cursos Técnicos Profissionalizantes, Graduação e Pós-graduação é autora de artigos e Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação e Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará – CRC/PA.

 

 

20h55 – Palestra “Demonstrações Contábeis NBC´s e ITG 1000”
Palestrante: Lochaine Evelin Rodrigues – Empresária, Graduada em Ciências Contábeis, Pós Graduada em MBA Executivo em Gestão Empresarial possui diversos cursos extracurriculares nas áreas de capacitação profissional em rotinas administrativas, plano de negócios, empreendedorismo, padronização de processos, planejamento financeiro, controle de qualidade e ações contra suborno e corrupção empresarial. Ingressou na carreira contábil desde 2001. É ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2015 – Categoria Prata – MEI. É Conselheira efetiva do CRCMS desde 2018.

 

Dia 02/10/19 – 08h às 11h30 – II Seminário “Abraçando o Controle Social: Combate a Corrupção”
07h30 – Credenciamento – Coffee Break
08h – Abertura Solene
Participação do Presidente do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, Contador Zulmir Ivânio Breda e da Presidente do CRCMS, Contadora Iara Sônia Marchioretto e autoridades da Ouvidoria Geral da União, Tribunal de Contas, Controladoria Geral, Ministério Público e do Sistema CFC/CRCs.

 

 

08h30 – Palestra “O Papel e a Rede das Ouvidorias como Instrumento de Proteção dos Usuários de Serviços Públicos”
Palestrante: Fábio do Valle Valgas da Silva – Graduado em Ciências Econômicas, possui especialização em Gestão pela Qualidade Total. Atualmente é Analista de Finanças e Controle Interno da Controladoria-Geral da União e Professor Nivel Superior do Centro Universitário Nilton Lins.

 

 

09h30 – Palestra “Atuação da Rede de Controle e o Voluntariado”
Palestrante: Tiago Modesto Carneiro Costa – Secretario do Tribunal de Contas da União – TCU, em Campo Grande.

 

Palestra “O Programa de Integridade do MS”
Palestrante: Carlos Girão

 

 

10h10 – Palestra “Integridade”
Palestrante: Camila Soléra dos Santos – Coordenadora do Núcleo de Ações de Prevenção à Corrupção do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União em Mato Grosso do Sul, com Graduação em Economia, possui extensão em Gestão de Projetos e Gestão de Custos, Pós Graduação em Controladoria e Finanças e Mestrado em Administração Pública. Trabalhou no Setor Privado em Grandes Multinacionais e Empresas de Private Equity. No Setor Público, desempenha funções na área de Prevenção a Corrupção e Ações de Ouvidoria. É palestrante dos cursos PROFOCO da CGU, e também realiza Triagem de Denúncias pela CGU, avaliação de Transparência dos Portais dos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul e é Relatora de Parecer dos recursos de 3° instância de acesso a informação da Ouvidoria Geral da União.

 

 

10h30 – Palestra “Responsabilidade Social, Transmissão de Informações ao COAF e Canais de Denúncia”
Palestrantes: Jonatas Dutra Sallaberry  e Drª Edicreia Andrade dos Santos

 

Palestrante: Jonatas Dutra Sallaberry – É Doutorando em Contabilidade, Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Auditoria Governamental, Bacharel em Ciências Contábeis. Perito Contábil do Ministério Público Federal, Professor universitário, Avaliador do BASIS e Elaborador do BNI (INEP-MEC) é autor e revisor de artigos de periódicos e eventos.

 

Palestrante: Drª Edicreia Andrade dos Santos – Professora da ESAN/UFMS é Doutora em Contabilidade, Mestre em Contabilidade, Especialista Lato Sensu em Gestão Financeira de Negócios, Graduada em Ciências Contábeis e em História. Prestadora de serviços na área de Educação à Distância (EAD) com a elaboração de materiais didáticos e gravação de aulas para cursos de graduação e Pós-graduação possui ampla experiência nas áreas administrativa, financeira e controladoria e auditoria interna;

 

 

11h30 – Intervalo para almoço

 

 

Dia 02/10/19 – 13h às 17h30 – XIX Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul e Fórum de Perícia Contábil
13h – Credenciamento
13h30 – Palestra “Planejamento da Perícia Contábil”
Palestrante: Silvio Aparecido Crepaldi – É Doutor em Direito com especialidade em Ciências Jurídicas; Mestre em Administração; Graduado em Direito e em Ciências Contábeis e Administração. Docente de cursos de graduação e de pós-graduação de diversas Universidades e Faculdades do Brasil; Docente do MBA do IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação; Instrutor da Catho e-Learning nos cursos de Auditoria Contábil e Contabilidade Financeira e Gerencial. É Avaliador de Cursos de Graduação de Administração, Ciências Contábeis e Direito e de instituições de ensino superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP – MEC).

 

 

14h40 – Palestra “Perícia Contábil”
Palestrante: Silvia Mara Leite Cavalcante – Formada em Ciências Contábeis, com Especialização em Perícia Contábil e Investigação Financeira e Empresarial, Capacitação em Administração Judicial é Mestranda em Ciências Contábeis e Sócia da Empresa AS&V Perícia, Auditoria e Consultoria Contábil LTDA.

 

 

15h40 – Palestra “Contabilidade e o Planejamento Tributário”
Palestrante: Rosa Maria Abreu Barros – Mestra em Administração – Gestão Econômica, Pós-Graduada em Contabilidade, Bacharel em Ciências Contábeis e Professora Universitária é Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais – 2018/2019.

 

 

17h – Intervalo – Coffee Break       

 

 

Dia 02/10/19 – 19h às 22h – XIX Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul e XVIII Encontro de Contabilidade do Agronegócio
18h30 – Credenciamento
19h – Exposição de Trabalhos Científicos em Formato Banner
19h30 – Solenidade de Entrega de Carteiras de Identidade Profissional
20h30 – Palestra “Normas de Contabilidade para o Agronegócio”
Palestrante: Milene Holanda Nantes – Graduada em Ciências Contábeis, Especialista em Gestão Tributária e Controladoria, Mestre em Desenvolvimento Local, atualmente é Professora no Curso de Ciências Contábeis da Universidade UNIDERP e Coordenadora Contábil do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR -MS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

 

 

Dia 03/10/19 – 8h às 11h30 – XIX Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul, III Fórum de Auditoria Contábil e IV Fórum de Contabilidade do Terceiro Setor
07h30 – Credenciamento e Coffee Break
08h – Painel “O Auditor no Cumprimento das NBC´s e Risco de Auditoria (Cumprimento dos itens das NBC´s 700/705/710)
Painelistas: Prof.ª Edicreia Andrade dos Santos e Aldeíde Teixeira de Oliveira

Edicreia Andrade -Professora adjunta da ESAN/UFMS. Doutora em Contabilidade, Mestre em Contabilidade, Especialista Lato Sensu em Gestão Financeira de Negócios, Graduação em Ciências Contábeis e em História. Prestadora de serviços na área de Educação à Distância (EAD) com a elaboração de materiais didáticos e gravação de aulas para cursos de graduação e Pós-graduação possui ampla experiência nas áreas administrativa, financeira e controladoria e auditoria interna.

Contadora Aldeíde Teixeira de Oliveira – É Graduada em Ciências Contábeis.

 

 

09h20 – Palestra “A Contabilidade para a Tomada de Decisão”
Palestrante: Danielle Correia Maciel Rigotti – Graduada em Ciências Contábeis e Pós-Graduada em Contabilidade Financeira e Auditoria, iniciou na área contábil em 2000, em escritório de contabilidade, atuando desde estagiária de contabilidade e assistente de auditoria externa em Clínicas Médicas até contadora responsável. Foi analista financeiro e contábil em empresa de saneamento em Campo Grande/MS.

 

 

10h20 – Palestra “Contabilidade para Entidades Sem Fins Lucrativos”
Palestrante: Marcelo Roberto Monello – É Contador, Engenheiro e Especialista em Administração.

 

 

12h – Intervalo

 

 

Dia 03/10/19 – 13h às 17h30 – XIX Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul e XXVII Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis
13h – Credenciamento
13h30 – Palestra “SPED – Cruzamento de Informações”
Palestrante: Edgar Madruga – Coordenador do MBA em Auditoria Digital e Direito Tributário da BSSP Centro Educacional, Professor e Auditor Tributário, Pós-Graduado em Informática Pericial. Sócio fundador da BSSP Centro Educacional. Especialista em SPED, Empreendedorismo Tributário e Inovação Fiscal com 20 anos de experiência prática na temática. Coordenador do MBA em Auditoria Digital e Direito Tributário da BSSP Centro Educacional, tendo coordenado mais 120 turmas presenciais na temática contábil e tributária em todo o Brasil.

 

 

15h30 – Palestra “Contador, você é ético? Uma Luz Sobre o Novo Código de Ética”
Palestrante: Sandra Maria Batista – Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC – Conselho Federal de Contabilidade é Perita Contábil e Tributária; Especialista em Direito Tributário e em Estado e Sociedade Civil: Política e Gestão de ONGs; Professora de Curso de Pós Graduação nas disciplinas Contabilidade Tributária e Perícia em Prestação de Contas e Tributária; Presidente da FEBRAPAM Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros e Mediadores; Diretora Científica do INPECONDF Instituto dos Peritos e Consultores do Distrito Federal e Diretora Social do SINDICONTADF Sindicato dos Contabilistas do Distrito Federal. Foi a primeira mulher, e a mais jovem, eleita para a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal – CRCDF na gestão 2015/2016.

 

 

16h30 – Palestra “Contabilidade Moderna – Desafios e Riscos”
Palestrante: Dante Barini Filho – Especialista em SPED é Empresário da indústria de brinquedos e Gerente do Departamento Alliance da Alterdata Software. Realizou palestras de norte a sul do Brasil auxiliando empresários e profissionais contábeis no entendimento e aplicação das novas exigências legais. Palestrante sobre Fisco Digital para o CFC – Conselho Federal de Contabilidade.

 

 

A realização é do Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – CRCMS com apoio do Conselho Federal de Contabilidade – CFC; SESCON/MS; Alterdata Software; Comissão Jovens Lideranças Contábeis de Mato Grosso do Sul; Controladoria Geral da União – CGU; Tribunal de Contas da União – TCU; Ouvidoria Geral da União – OGU; Controladoria Geral do Estado de     MS – CGE; Tribunal de Contas do Estado de MS – TCE/MS e Observatório Social do Brasil.

 

 

 

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS