CRCMS Realizou o “XX Encontro Estadual de Contabilidade do MS” e “XXVIII Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis”
Publicado em
Por Marli Nascimento
CRCMS Realizou o “XX Encontro Estadual de Contabilidade do MS” e “XXVIII Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis”

Com o lema “A Contabilidade como Instrumento de Auxílio a Gestão Empresarial”, o “XX Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul” e o “XXVIII EEECIC – Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis do Mato Grosso do Sul” foram realizados nos dias 22 e 23/11/21, das 19h às 21h, online, através da Plataforma Microsoft Teams.

Devido à Pandemia da COVID-19, em 2020 os eventos não puderam ser realizados de forma presencial, agora em 2021, ainda, no formato online, a entidade trouxe de volta os eventos, oportunizando aos Profissionais da Contabilidade          ampliar conhecimentos sobre a atividade, se aperfeiçoar e atualizar profissionalmente.

Numa parceria com a RFB/MS – Delegacia da Receita Federal do Brasil em Campo Grande, com o CFC – Conselho Federal de Contabilidade, SESCON/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias Informações e Pesquisas no MS e CCMCMS – Comissão CFC Mulher Contabilista em MS, ofereceram na programação palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos.

No dia 22/11, a Presidente do CRCMS, Contadora Maria Leny Adania de Sylos, fez a abertura oficial do evento e foram oferecidas as palestras “Cadastro de Imóvel Rural na Receita Federal” proferida pela Drª Michele Naira Salomão –Chefe da Equipe de Atendimento Regional 2 da 1ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil e “Inteligência de Negócios como Ferramenta Aplicada ao Mercado dos Serviços de Contabilidade” com o Professor, Contador, Mestre Adriano Gilioli.

No dia 23/11 foi a vez da Palestra “Interpretação Técnica Geral (ITG) 1000 – Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte” ministrada pela Professora, Contadora, Mestre Milene Holanda Nantes.

E, encerrando os eventos foram apresentados trabalhos de acadêmicos das Universidades: UNIGRAN, UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e UCDB –  Universidade Católica Dom Bosco:

  • “Análise dos Custos e Procedimentos de Auditoria Interna Após a Centralização dos Processos de Associações em Uma Cooperativa de Crédito: Um Estudo de Caso” de autoria da acadêmica da UNIGRAN, Hayet Azambuja da Silva com supervisão da Professora Lucirlene Maciel Cavalheiro Quintana.
  • “Apuração de Custos para Produção de Bolos Caseiros: Uma Abordagem entre Custeio por Absorção e o Custeio Variável” de autoria das acadêmicas da UNIGRAN, Andreza Talisy da Silva Brites e Josiane Carvalho Zimpel com supervisão da Professora Luzia Felix da Silva.
  • “Estatística Multivariada Aplicada: Construção do Modelo de Previsão de Insolvência Aranha & Gondrige” de autoria da acadêmica da UFMS, Eloir de Oliveira Gondrige com supervisão do Professor José Aparecido Moura Aranha.
  • “Pandemia da Covid 19: Um Estudo dos Impactos no Capital de Giro de Empresas Brasileiras da Aviação Comercial Listadas na B3”, de autoria dos acadêmicos da UFMS Erik Costa Bittencourt e José Carlos Alves Barbosa com supervisão do Professor José Aparecido Moura Aranha.
  • “Empreendedorismo e Negócios Sociais: Uma Pesquisa Realizada Junto a Acadêmicos em Uma Instituição de Ensino”, de autoria das acadêmicas da UCDB Luyane Bruno Durães Bezerra e Lorrainy Kelly Da Silva Bortoli com supervisão dos Professores Eloir Trindade Vasques Vieira e Fortunato Lopes Bennett.
  • “O Reflexo da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM Frente a Pandemia nas Aberturas dos Empreendimentos no Município de Campo Grande/MS” de autoria dos acadêmicos da UCDB, Mateus Augusto Colman Cheung e Vinycius dos Santos, com supervisão dos Professores Eloir Trindade Vasques Vieira e Fortunato Lopes Bennett.

 

Marli Nascimento
Imprensa – CRCMS