Debate Oportuniza a Profissionais Sanarem Dúvidas sobre Escrituração dos Estoques e Novas Sistemáticas do ICMS Substituição Tributária

DEBATE-ICMS-ESTOQUES180 participantes lotaram o auditório do SENAC para participarem do Debate “Procedimentos de Escrituração dos Estoques, Novas Sistemáticas do ICMS Substituição Tributária”, realizado neste dia 17/03/2016, das 18h30 às 22h,  em Campo Grande.

O evento, fruto de uma parceria entre CRC/MS – Conselho Regional de Contabilidade do MS, SEFAZ/MS – Secretaria de Fazenda do MS, SENAC/MS – Departamento Regional em MS, SEBRAE/MS – Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de MS e SESCON/MS – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias Informações e Pesquisas no MS “…foi idealizado pelo CRC/MS e SESCON/MS a partir de reivindicações que nós recebemos……..Nesse sentido…entramos em contato com a Secretaria de Fazenda do Estado e planejamos esses dois eventos para que a gente tenha condições de sanar as dúvidas de operacionalização desses novos procedimentos a luz da nova legislação”, explicou o Presidente do CRC/MS, Contador Ruberlei Bulgarelli.

Os mediadores foram os Técnicos da SEFAZ/MS – Secretaria de Fazenda do MS, a abordagem sobre “Novas Sistemáticas de Substituição Tributária” foi feita por Rosinei Alves de Barros – Gestor de Fiscalização de Substituição Tributária e Gigliola Lilian Decarli Auto – Subgestora de Fiscalização de Comércio e Indústria. Os “Procedimentos de Escrituração dos Estoques à Luz da Nova Legislação” foi explanado por Vicente da Fonseca Bezerra Junior e Daniel Gaspar.

Além deles, outros Técnicos da SEFAZ/MS se fizeram presentes: Emílio César de Almeida Ohara – Coordenador de Fiscalização, Elias Zuanazzi – Gestor Grandes Empresas, Adilson Carlos Batista – Gestor do Simples Nacional, Sergio Eduardo de Oliveira – Auditor Fiscal, Fernando Luís Valejo – Auditor Fiscal e Rodrigo Campo Leonardi – Auditor.

O Presidente do CRC/MS, Contador Ruberlei Bulgarelli e o Diretor Administrativo do SESCON/MS, Contador Joao Sebastião da Silva agradeceram a presença dos participantes no evento, que arrecadou 183 kg de alimentos não perecíveis que foram doados à Creche e CEINF Associação Camille Flammarion de Campo Grande, entidade beneficente voltada para o atendimento de crianças e suas famílias com atividades de educação infantil, lazer, esporte, alimentação e outras ações sociais.

Neste ano de 2016, o CRC/MS optou por não cobrar taxas nos eventos e sim contribuições em alimentos, fraldas e/ou leite em pó. O Contador Ruberlei Bulgarelli explicou porque “…por conta do momento econômico que estamos vivendo as entidades de cunho social estão sentindo muito mais do que nós e nossos clientes. É uma forma de nós contribuirmos com nosso papel social; da gente contribuir com os Profissionais da Contabilidade possibilitando que participem dessas capacitações a um custo quase zero. Assim, todos nós estamos cumprindo com o nosso papel de cidadão, ajudando aqueles que ajudam outras pessoas, outros indivíduos”.

Ele aproveitou para convidar a todos para o Debate Emenda Constitucional 87 (DIFCON)”, que será acontecerá no dia 23/03/2016, das 18h30 às 22h, no Auditório do SEBRAE/MS, em Campo Grande/MS, também, mediado por Técnicos da SEFAZ/MS – Secretaria de Fazenda do Mato Grosso do Sul.

Imprensa – CRC/MS