Editorial: 2015 - Um ano de Superação, Inovações e Conquistas

Presidente-RuberleiCaros Colegas,

Estamos chegando ao final do ano e desde já queremos desejar a todos vocês membros grande família contábil, Boas Festas e um Feliz Ano Novo. 2015 foi um ano de superação, de inovações e de conquistas para a Classe Contábil Sul-Mato-Grossense.

Superamos a barreira da implantação de alguns blocos do Sped – Sistema Público de Escrituração Digital, que simplificou e acelerou nosso trabalho, que obrigou nossos escritórios e empresas contábeis a se modernizarem, se reestruturarem para auxiliarem seus clientes a se adequarem a leis, normas e regulamentos internos e do Fisco, para ter maior eficiência no controle fiscal e tributário.

E, estamos nos preparando para as etapas pendentes que devem significar fortes ajustes, altos custos e dor de cabeça, entre elas, o uso do Bloco K, em substituição ao livro de Controle de Registro de Controle de Produção e do Estoque, que, a partir de 01/01/2016, será obrigatório.

Estamos nos adequando ao e-Social Empresa, que envolve todo o processo da relação entre a empresa, empregado e governo, a Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD Reinf) e a e-Financeira.

Foram muitas alterações, muitas novidades, mas o CRC/MS e o SESCON/MS sempre estiveram presentes tentando minimizar os impactos na vida do Profissional Contábil sul-mato-grossense, através da oferta de palestras, cursos e treinamentos. Temos certeza de que para aqueles que prestigiaram e participaram das realizações, tudo ficou mais fácil.

Em relação às inovações, podemos citar a implantação da Fiscalização Eletrônica que substituiu procedimentos antes efetuados nos Escritórios de Contabilidade. Um sistema inovador implantado pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade visando maior efetividade na fiscalização.

Por falar em CFC estivemos participando da última Reunião de Presidentes do Sistema CFC/CRCs no Conselho Federal, nos dias 08 e 09/12 e teremos muitas novidades para 2016. O Conselho Federal de Contabilidade está trabalhando na modernização dos sistemas de nossas atividades-fim, que são o Registro, a Fiscalização e a Educação Profissional Continuada que passarão a contar com um sistema integrado entre CFC e todos os CRCs – Conselhos Regionais de Contabilidade.

O objetivo é qualificar e dar celeridade aos processos, além de contemplar os avanços ocorridos nos últimos anos nessas áreas. Em abril de 2016, entrará no ar o Sistema de Fiscalização; em outubro, o de Registro Profissional, e em dezembro, o de Educação Profissional Continuada.

Com isso, a Fiscalização ganhará agilidade e eficiência com o novo sistema. O gerenciamento de todos os processos abertos será feito on-line. O julgamento dos processos também será eletrônico.

A principal mudança na área de registro será a unificação do sistema para as 27 unidades da Federação. Com as mudanças, todos os CRCs e o CFC contarão com o mesmo Sistema de Registro Profissional. Isso trará mais rapidez nas demandas dos profissionais e maior facilidade na comunicação entre os CRCs e o Conselho Federal.

Falando em Registro, está em vigor uma nova Resolução publicada pelo CFC, que dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores: é a Resolução CFC nº 1.494, que dentre outros pontos importantes, estabelece que a partir de agora não existe mais Conversão de Registro Provisório em Definitivo. O Setor de Registro do CRC/MS fará a alteração no Sistema Cadastral, mudando todos os Registros Provisórios para definitivos, sem a necessidade de apresentação do diploma e abertura de processo.

Como vocês vêem, 2016 chegará com muitas novidades e, nós, estaremos, aqui, prontos para efetivarmos todas essas alterações, trabalhando incansavelmente, em benefício do Profissional da Contabilidade e pela valorização da Profissão Contábil.

Um grande abraço a todos!

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS