Editorial: Engajamento no PVCC - Uma Forma de Exercitarmos Nossa Responsabilidade Social

Editorial-25-03Caros Colegas!

Temos a responsabilidade profissional, traduzida no exercício ético das atividades diárias, mas também o encargo como cidadão que precisa contribuir para uma sociedade mais justa, por isso, quero falar hoje, sobre a importância do Engajamento do Profissional no PVCC – Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

O PVCC é um programa desenvolvido pelo CFC – Conselho Federal de Contabilidade que tem por objetivo estimular a prática da participação e o espírito de responsabilidade social entre os profissionais da Contabilidade por meio da difusão do voluntariado organizado, incentivando-os a se comprometerem com questões sociais relevantes para o País; mobilizar a categoria na realização de um amplo trabalho social, desenvolvendo e acompanhando ações que contribuam para a construção de uma sociedade melhor.

O programa conta com 04 subprogramas: “Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais”; “Educação Financeira”; “Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso” e “Ações locais de Voluntariado”, convido vocês a acessarem o Site do PVCC: http://voluntariadocontabil.cfc.org.br/ para conhecer a abrangência de cada um deles.

Todos podemos ser voluntários nas mais diversas áreas, auxiliando quem precisa de acordo com o conhecimento que possuímos. O trabalho como voluntário permite o contato com outras pessoas. É um serviço gratificante para os dois lados, tanto para quem necessita quanto para quem presta.

Um dos projetos institucionais do PVCC, do qual vocês podem participar sem sair da sua rotina, do seu escritório é o de “Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso”. Vocês, simplesmente, vão incentivarem seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, que têm Imposto de Renda devido em suas declarações, a aderirem a programas de incentivos fiscais que regulam as Doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo do Idoso.

E vocês, melhor que ninguém, podem fazer isso, porque vocês sabem quem são os potenciais doadores, podem atuar junto a eles, influenciar suas decisões, falar da importância das doações aproveitando os incentivos fiscais criados pela legislação brasileira e dessa forma contribuir para o direcionamento de recursos para esses fundos.

E, nesse ano, temos um compromisso maior ainda porque o CFC está engajado na Campanha Nacional de Arrecadação destinada ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foi firmada parceria com a classe contábil especificamente para essa finalidade, e nós contamos com a participação de todos vocês.

Quero terminar convocando vocês a estarem se engajando no programa, a estarem colaborando com a campanha. Como eu disse anteriormente basta entrar no site e fazer o cadastro. Também, em caso de dúvidas, podem estar contatando a Coordenadora do PVCC no Estado, a Conselheira Efetiva do CRC/MS, Maria Alves Granjeiro Gonçalves.

Pratiquem, exerçam a solidariedade, engajem-se no PVCC – Programa de Voluntariado da Classe Contábil,é uma forma de exercitarmos nossa responsabilidade social, pois sabemos o quanto nossa contribuição pode ser importante para o serviço assistencial voluntário que as instituições e/ou entidades filantrópicas praticam ou para seu bom funcionamento ou para a correção e exatidão das ações do poder público.

Um grande abraço a todos!

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS