
Pronunciamento da Presidente do CRCMS
Educação Profissional Continuada é um Programa do CFC – Conselho Federal de Contabilidade que visa atualizar e aprimorar os conhecimentos técnicos dos Profissionais da Contabilidade. Abrange o conjunto de eventos e atividades que visam manter, atualizar e expandir os conhecimentos técnicos e profissionais indispensáveis à qualidade e ao pleno atendimento às normas que regem o exercício da atividade.
Há um grupo de Profissionais Contábeis que precisam comprovar, anualmente, um mínimo de 40 pontos anuais em Educação Profissional Continuada, com o intuito de atualizar e aprimorar o conhecimento (a relação dos profissionais pode ser consultada na Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12, R3). E, aqueles que não cumprem, podem sofrer sanções e ter seus registros baixados no CNAI e/ou do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis – CNPC.
Estes 40 pontos podem ser obtidos de várias formas: participando de cursos na área contábil e nas áreas específicas de auditoria e perícia; ministrando aulas nas disciplinas específicas; orientando trabalhos científicos; participando de bancas avaliadoras; publicando artigos científicos na área; participando de eventos, seminários, congressos e cursos de especialização, mestrado e/ou doutorado, que estejam de acordo com a NBC PG 12 R3.
A plataforma EAD do CRCMS está em compliance com o Programa de Educação Profissional Continuada e oferece aos profissionais, gratuitamente, conteúdo atualizado e específico para Contadores, Auditores e Peritos Contábeis. Mesmo sendo registrado na plataforma do CRCMS, o NOVO cadastro é obrigatório para acesso ao conteúdo e para obter o certificado, precisa “estudar” e ser aprovado!
Não há mais distância! Com a plataforma, mais de 7.300 profissionais, em dia com as suas obrigações, tem direito a capacitação gratuita em todo o território Sul-Mato-Grossense. Assim, o Profissional da Contabilidade escolhe o que estudar, quando e o local que melhor favoreça a sua aprendizagem, de acordo com o seu perfil. É uma conquista que permite agregar conhecimento e valorizar a Profissão Contábil, sem fronteiras para o saber!
E a aprendizagem profissional? O CRCMS pretende acabar com ela? Evidente, que não! Precisamos nos reunir e trocar experiências, saberes profissionais e aproveitar os momentos para fazer networking! Para isso, o CRCMS e seus parceiros, oferecem a seguinte agenda de treinamentos:
De 28/06/2019 até 29/06/2019 – Calculo e Fechamento da folha com integração do EFDREINF e DCTFWEB
No SESCONMS – Av. Mato Grosso, 2170, das 8h às 11h30 e 13h às 17h30, em Campo Grande/MS
Inscrições: http://www.fenacondigital.org.br/DIGITAL/INSCRICOES/?idativa=18
Realização: SESCON/MS
Dia 27/06/19 – Tereré Contábil: Planejamento Estratégico, metas e acompanhamento, em face ao novo código de ética
No SESCONMS – Av. Mato Grosso, 2170, às 17h, em Campo Grande/MS
Inscrições: eventos2@sesconms.org.br
Realização: SESCON/MS
Dia 04/07/19 – Tributação no Agronegócio – Pessoa Física e Jurídica
Informações e Inscrições: Centro-Oeste Educacional: (67) 3355-5318 e 98437-4708
Realização: Centro-Oeste Educacional
Dia 05/07/19 – Workshop – Tributos Federais Atividade Rural Pessoa Física
Das 8h às 11h30, no Auditório da Receita Federal– Av. Des. Leão Neto do Carmo nº 03, Jardim Veraneio, em Campo Grande/MS
Inscrições: http://sistemas.cfc.org.br/SGEWebSgi/View/User/fazerInscricao.aspx
Realização: CRCMS, SESCON/MS e RFB
Dia 09/07/19 – Intensivo Lucro Presumido – IRPJ -CSLL – PIS – COFINS – Com Exercícios
No SESCONMS – Av. Mato Grosso, 2170, das 8h às 11h30 e 13h às 17h30, em Campo Grande/MS
Inscrições: http://www.fenacondigital.org.br/DIGITAL/INSCRICOES/?idativa=18
Realização: SESCON/MS
Dia 11/07/19 – Intensivo eSocial / EFD REINF / DCTFWeb / Funrural
(A definir, pelo SESCON/MS), em Paranaiba/MS
Inscrições: http://www.fenacondigital.org.br/DIGITAL/INSCRICOES/?idativa=18
Realização: SESCON/MS
Dias 12 e 13/07/19 – Capacitação de Departamento Pessoal para iniciantes
No Polo Anhanguera – AV. Campo Grande, 896, Centro, das 8h às 11h30 e 13h às 17h, em Navirai/MS
Inscrições: http://www.fenacondigital.org.br/DIGITAL/INSCRICOES/?idativa=18
Realização: SESCON/MS
De 12 a 20/07/19 – Capacitação em Departamento Pessoal Avançado Já no eSocial
No SESCONMS – Av. Mato Grosso, 2170, das 8h às 11h30 e 13h às 17h30, em Campo Grande/MS
Inscrições: http://www.fenacondigital.org.br/DIGITAL/INSCRICOES/?idativa=18
Realização: SESCON/MS
Dia 19/07/19 – Curso de Formação de Peritos Judiciais
Das 13h às 22h, na Faculdade Novoeste – Rua Rui Barbosa, 1792, Centro, em Campo Grande/MS
Inscrições: http://bit.ly/curso_peritos
Realização: CRCMS e Faculdade Novoeste
Dia 19/07/19 – Intensivo eSocial / EFD REINF / DCTFWeb / Funrural
FINAN, 13:00 às 18:00 – Nova Andradina/MS
Inscrições: http://www.fenacondigital.org.br/DIGITAL/INSCRICOES/?idativa=18
Realização: SESCON/MS
Dia 24/07/19 – Intensivo eSocial / EFD REINF / DCTFWeb / Funrural
(A definir, pelo SESCON/MS), Das 13h às 18h, em Ponta Porã/MS
Inscrições: http://www.fenacondigital.org.br/DIGITAL/INSCRICOES/?idativa=18
Realização: SESCON/MS
De 11 a 13/09 – XII Encontro Nacional da Mulher Contabilista
Porto de Galinhas, no Enotel, Rodovia PE-09 s/n Porto de Galinhas, Ipojuca – Pernambuco. Realização do CFC e do CRCPE
Inscrições Abertas: http://enmc2019.com.br/inscricoes/.
Programação: http://enmc.cfc.org.br/programacao/
Dias 01, 02 e 03/10/19 – XIX Encontro Estadual de Contabilidade do Mato Grosso do Sul – Será realizado em Campo Grande/MS englobando os eventos:
- XVI Fórum da Mulher Profissional da Contabilidade
- 3º Fórum de Contabilidade do Terceiro Setor
- XII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
- XVIII Encontro Estadual de Contabilidade do Agronegócio
- II Seminário Abraçando o Controle Social
- XXVII Encontro Estadual de Estudantes de Ciências Contábeis do MS
O investimento será1 kg de alimento não perecível e, brevemente, as inscrições estará abertas e deverão ser feitas com antecedência no endereço: http://www2.cfc.org.br/sisweb/sgewebsgi/view/user/login.aspx
Dia 02/10/19 – II Seminário “Abraçando o Controle Social” – Acontecerá em Campo Grande. Realização: CFC, CGU, FBC, CONACI, ATRICON e ABRACICON
De 20 a 22/10/19 – XXXIII Conferência Interamericana de Contabilidade e Posse da Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim como Presidente da AIC – Associação Interamericana de Contabilidade. Será em Cartagena, na Colombia. Inscrições e mais informações: http://ciccartagena2019.com
De 21 a 23/10/19 – IX Congresso Internacional de Contabilidade e Custos – No Praiamar Hotel e Convention – Natal/RN, R. Francisco Gurgel, 33 – Ponta Negra, Natal – RN – Informações e inscrições: http://congressocq.net
Dias 30 e 31/10 e 01/11/19 – IX ECAL – Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal – Acontecerá na cidade de Santarém, no Estado do Pará. Informações: https://www.crcpa.org.br/ixecal/,
INSCRIÇÕES: http://sistemas.cfc.org.br/SGEWebSgi/View/user/login.aspx
De 15 a 18/11/20 – 21º CBC – Congresso Brasileiro de Contabilidade
Será realizado em Balneário Camboriú/SC. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no endereço: http://sistemas.cfc.org.br/SGEWebSgi/View/user/login.aspx
São ricas, as oportunidades de capacitação e atualização profissional que estarão sendo oferecidas em ambiente de internet, local, regional, nacional e internacional. E convidamos para fazer parte da nossa delegação sul-mato-grossense, nos eventos de âmbito nacional, todos os profissionais, para que possamos trazer conhecimento e sermos multiplicadores para assim, crescermos e sermos ainda mais valorizados.
Vamos fazer um esforço conjunto, participar mais, porque a Educação Profissional Continuada é um diferencial que potencializa e valoriza a nossa profissão perante a sociedade e contribui para melhor execução e aplicação dos nossos conhecimentos; a aprendizagem é um processo contínuo que permite desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes.
Contadora, Professora Drª Iara Sônia Marchioretto
Presidente do CRCMS – Conselho Regional de Contabilidade do Mato Grosso do Sul