Editorial: Ética e Responsabilidade Social
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

presidente-editorialCaros Colegas!

 

Na semana que passou, tivemos o privilégio de participar do VIII Encontro Estadual das Empresas de Serviços do Mato Grosso do Sul, evento promovido pelo SESCON/MS com o apoio do CRC/MS. E, durante nossa fala, fizemos questão de parabenizar o Presidente, Francisco Gonçalves, pela propriedade e oportunidade do tema “Ética e Responsabilidade Social das Empresas de Serviços por que essa temática veio num momento propício.

 

Um momento onde o país está se rediscutindo, se repensando, ansiando por ética e responsabilidade de todos. Nós estamos passando por uma transformação e nós, Profissionais da Contabilidade, não podemos passar por essa transformação a margem de todas essas discussões dentro das nossas empresas de contabilidade.

 

Nós temos de aderir a essa onda de ética e responsabilidade em todos os sentidos, também no social, que já faz parte das nossas ações, mas precisamos fazer isso de forma muito mais aguerrida por conta do momento atual do nosso país.

 

Nós não podemos pactuar com atitudes ilícitas que muitas vezes a gente tem conhecimento e ficarmos calados, pactuando com elas. Nós temos sim que utilizar dos dispositivos de informação que dispomos para que não sejamos penalizados com a responsabilidade jurídica no dia de amanhã.

 

Se nós queremos um país mais ético, mais responsável precisamos contribuir para isso e a forma de contribuirmos com isso é não fechando nossos olhos. Nós temos o dever de contribuir prestando informações, só isso.

 

Porque se tem discutido muito a nossa responsabilidade perante o Código Civil, a solidariedade com relação aos nossos clientes e nós ouvimos muito de colegas que nós não podemos ser responsabilizados por aquilo que nosso cliente faz. Nós entendemos que não, mas a partir do momento que a gente pactua com o que ele faz aí sim nós estamos assumindo uma responsabilidade que até então não era nossa.

 

E, discutir esses temas num evento como esse é de suma importância para que entendamos esse processo e passemos a agir ativamente buscando, assim, assumir o que nós temos de responsabilidade para melhoria do nosso país e a melhoria da nossa profissão.

 

 

Um grande abraço a todos!

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS