Editorial: Importância da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e do Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Publicado em
Por Marli Nascimento

 

 

Começa nesta terça-feira, dia 19, e se encerra na quarta-feira, dia 20/06, o “XXI Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público” que estamos realizando, em parceria com o TCE/MS – Tribunal de Contas de MS e com a ESCOEX – Escola Superior de Controle Externo.

 

Também, o CFC – Conselho Federal de Contabilidade está oferecendo à Audiência Pública a minuta de revisão de oito Normas Brasileiras de Contabilidade, oferecendo aos Profissionais da Contabilidade e a sociedade em geral a oportunidade de colaborarem com o aperfeiçoamento dos documentos encaminhando sugestões e comentários.

 

Em vista disso, queremos falar sobre a importância da Contabilidade Aplicada ao Setor Público que, antigamente, era chamada de contabilidade pública e tinha como foco principal o orçamento público, mas com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP e o processo de convergência do Brasil às normas internacionais, esse foco foi mudando.

 

Hoje, o objetivo principal da CASP é o patrimônio público. Para que houvesse essa mudança, diversas adequações tiveram que ser realizadas. Mas, apesar das alterações ocorridas, ela não perdeu sua função que é a de fornecer informações contábeis íntegras, fidedignas e confiáveis, que embasam a tomada de decisões.

 

No Brasil, a convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade ao padrão das Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (IPSAS) está sendo conduzida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que criou em 2007, o Comitê Gestor de Convergência para o desenvolvimento das ações necessárias e ganhou força, partir de 2010, com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

 

Porque estamos falando disso? Para exaltar a importância do nosso evento “Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público” e para ressaltar a todos que atuam ou pretendam atuar na área pública que nesse contexto, aonde a ciência contábil no país passou e passa por significativas transformações rumo aos padrões internacionais, é extremamente importante compreender os diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público, de maneira a compreender a evidenciação das contas públicas.

 

Por isso parabenizamos a todos que estarão participando do “XXI Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Aplicada ao Setor Público” e aqueles que por um motivo ou outro não puderam se inscrever, que não percam o próximo.

 

 

Saudações!

 

Contadora Iara Sonia Marchioretto
Presidente – CRC/MS