Editorial: Novo Sistema de Decore – Funcionamento e Cuidados

PRESIDENTE-EDITORIALCaros Colegas!

Queremos alertar vocês sobre o novo sistema eletrônico para a emissão da Decore – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos que entrou em vigor na 2ª feira, dia 16/05.

Para auxiliar os profissionais na emissão do documento, o Conselho Federal de Contabilidade elaborou um manual com orientações detalhadas sobre o novo sistema que está sendo amplamente divulgado.

A partir das informações iniciais, que esclarecem como deverá ser feito o login, por meio de senha provisória que será enviada automaticamente para o e-mail do profissional, o manual explica, de forma pormenorizada, todos os passos necessários para a emissão da Decore.

Mas, é importante que estejamos alertas para algumas novidades no novo sistema. Com ele será necessário:

1. Fazer upload dos documentos (anexar os documentos) comprobatórios dos rendimentos no ato da emissão da Decore;
  2. Possuir um Certificado Digital: A emissão só será possível por meio de assinatura digital (certificação digital);
  3. Estar com o cadastro atualizado no Sistema CFC/CRCs – Se o cadastro estiver desatualizado, não será possível a emissão da Decore e,

Após a atualização o sistema só será liberado 24 horas depois, por isso, se antes já era importante manter o cadastro atualizado, agora é fundamental.

As situações em que as Decores podem ser emitidas estão na Resolução CFC Nº 1364/2011 e suas alterações.

O manual está disponível no site do CRC/MS no link: https://www.crcms.org.br/portal/wp-content/uploads/2016/05/Sistema-de-Decore-Orientação.pdf

Queremos dizer também que a equipe da Fiscalização do CRC/MS está a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que por ventura vocês tenham.

Para finalizar queremos convidar aqueles que ainda não foram ao Hemosul para participar da “Campanha: Doação de Sangue dos Profissionais da Contabilidade 2016” doando sangue ou medula óssea, que ainda a tempo. Teve início no dia 25/04 e se estenderá até o dia 25/05 próximo.

Um grande abraço a todos!

Contador Ruberlei Bulgarelli
Presidente – CRC/MS